Pular para o conteúdo principal

Ateísmo deveria tirar proveito das religiões, afirma filósofo ateu

por Vaguinaldo Marinheiro, da Folha

O filósofo e escritor suíço Alain de Botton afirmou na sexta-feira (15) que o mundo precisa de um "ateísmo 2.0", que deixe de lado a luta histérica para provar que Deus não existe e tire proveito do que as religiões têm a oferecer.

"É claro que Deus não existe. Mas isso não é o fim da história. Há muito o que podemos absorver das religiões para nos ajudar em questões de educação e cultura, por exemplo", afirmou, durante palestra na TED Global, conferência sobre entretenimento e inovações que acontece em Edimburgo, na Escócia.

A ideia não é totalmente nova. Já estava esboçada em um artigo publicado pelo autor em 2008 chamado "Uma Religião Para Ateístas".

Mesmo assim, ele dividiu a plateia, composta em sua maioria por pessoas que dizem não ter religião.

Botton é autor de vários best-sellers, como "Arquitetura da Felicidade" ou "Como Proust Pode Mudar Sua Vida", que misturam filosofia com autoajuda.

Na palestra, afirmou que as pessoas vivem hoje um dilema: ou acreditam nas doutrinas religiosas e são consideradas ingênuas ou não acreditam em nada e rejeitam tudo o que tem a ver com as religiões.

"A vida secular deixou muitos buracos abertos. Nas questões morais, por exemplo", disse.

Depois, criticou o sistema educacional do Ocidente.

"Se uma pessoa for a uma boa universidade, como Harvard, Oxford ou Cambridge, e pedir aconselhamento sobre moral, ou se disser que quer aprender como viver, vão encaminhá-la para uma instituição psiquiátrica."

As universidades, disse, acreditam que todos somos adultos racionais, que precisamos apenas de informação e dados, não de ajuda. Já as grandes igrejas sabem que as pessoas precisam de ajuda e sempre ofereceram aconselhamento.

O autor afirma que o ateísmo radical faz as pessoas se privarem do prazer de admirar obras de um Andrea Mantegna (pintor da renascença italiana), por exemplo, ou textos dos Evangelhos.

Questionado ao final da palestra se pretende ser um líder ou um profeta desse "ateísmo 2.0", o escritor disse que não, porque é preciso sempre desconfiar daqueles que se dizem líderes.

Sua apresentação na TED foi gravada e estará em breve no site ted.com.

junho de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Este ai é outro maluco já esta delirando,
Luan Cunha disse…
Tecnicamente, ateísmo e agnosticismo só existem porque existe o teísmo, e vice-versa. É como luz e sombra. Ele não está totalmente errado...
Manoel Machado disse…
É... mas "dogmatizar" o ateísmo é meio ridículo...
AlyneS2 disse…
É impossível provar que Deus não existe pra eles. Se eles que acreditam e não possuem provas concretas então imaginem nós ateus. Ateísmo não é religião. E nem deveríamos procurar algo parecido. Somos pessoas como qualquer outra, apenas não acreditamos em Deus. Não deveríamos perder tempo com eles.
Religião não define caráter.
Anônimo disse…
Esse aí é o Augusto Cury deles...hehehe
Ricardo disse…
Eu acho que o que ele quis dizer é que uma pessoa, mesmo sendo ateia, não precisa se negar a ler textos considerados sagrados pelas religiões. O que ele propõe é uma leitura secular da Bíblia, entre outros textos. Muitos ateus esclarecidos já fazem isso há muito tempo. O problema é a turminha dos neo-ateus alegrinhos deslumbrados, que se acha super-inteligente e superior porque "descobriu" que na Bíblia há incesto, assassinato, ódio racial etc. Ele pode até ser meio picareta, mas quanto a esse ponto o que diz faz muito sentido.
Alain de Botton é uma mente muito lúcida, e está enxergando com anos de antecedência o que está por acontecer. Eu concordo integralmente com isso que ele disse e é basicamente a mesma posição que venho defendendo sempre, desde o início de minha participação na Internet como ateu "fora do armário". Na verdade existe uma boa razão para tal coincidência: eu adotei as ideias dele, que li em alguns artigos antigos dele.

Infelizmente, para muitos aqui, uma voz discordante será sempre tachada por adjetivos como 'Augusto Cury' ou 'picareta'.

De Botton é um autor jovem (nascido em 1969) e focado na aplicação cotidiana da filosofia, através de obras ilustradas. Daí, porém, a dizer que ele escreve auto-ajuda vai uma graaaaande distância porque ele não faz mais do que divulgar conceitos de outros filósfos. Acontece que ele não é um filósofo (sugeriria ao dono do blog que corrigisse isso no título), mas um escritor de ficção e de não ficção que tem a filosofia como um tema recorrente.

A principal crítica que se faz a Alain de Botton é que ele só diz o óbvio, em uma linguagem mais popular. Ele é, portanto, um diluidor da "grande filsofia". Isso não faz dele um autor de auto-ajuda, ou pelo menos não chega a fazer dele um Augusto Cury.

Nessas colocações, porém, ele está certo: devemos desistir de tentar "desevangelizar" os crentes porque há pessoas que precisam de crenças.

O que tenho observado é que as religiões mais tolerantes são as mais atacadas (anglicanismo, catolicismo) enquanto as religiões mais agressivas são poupadas (fundamentalismo evangélico, islã, hinduísmo nacionalista). Estamos, portanto, eliminando religiões que poderiam ser úteis para as pessoas que precisam de religiões, e praticamente jogando-as nos braços de religiões com as quais o diálogo conosco descrentes será mais difícil.
Anônimo disse…
Caro José Geraldo,

Concordo com você. As pessoas esquecem de viver de bem consigo mesma e com as quem as cercam.
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Tudo bravata. Tenho baccalaureat concluido em 2001, na mesma época que ele causava furor entre os realmente considerados filósofos; que aliás o consideravam o paulo coelho da França, a vergonha da decadência da filosofia. Ironizava-se até o título do seu campeão de vendas, um compêndio de auto-aceitação impropriamente introduzido com a advertência de Cioran sobre a profilaxia filosófica, que ele interpretou como terapêutica. Livreco, aliás, cujo rápido marketing junto à classe nova-consumidora de literatura e gosto óbvio, e resultante sucesso nas estantes; deve-se à consistência rala de um chá fraquíssimo de moral proverbial mais do que elementar; pura "receita de consolação" e "roda de oração",como chamavam os professores; a sua mistura de sátiras de montaigne com culinária medieval, epicuro com gastronomia. Uma xaropada digna de qualquer teatro de fantoches infantil, com pretensões de resolver com tiradas pseudofilosóficas, os complexos de inferioridade dos pequenos emergentes da rive gauche, com sede de inclusão literária. Porque a elite francesa, a real consumidora do crème de la crème da produção seleta da literatura filosófica; dele jamais sequer nem tomou conhecimento. E olha que a alusão recente e laudatória está atrasadíssima, pois isso foi em 2001. Portanto, há dez anos.
AlyneS2 disse…
Cristão
"Para que os ateus mais "coerentes" pensem. Voces não acreditam que o diabo exista certo?"

R: Certinho!!! S2

"Daí qualquer mal que uma pessoa cometa de acordo com voces , a culpa e atribuida sómente e exclusivamente a ela, certo?"

R: Depende do que ela fez, pelo menos pra mim. Sabe eu estou lendo um livro de bullying esse poderia ser um exemplo de que as coisas terríveis feitas por esses alunos que cometeram assassinatos, homicídios, suicídios etc...no ambiente escolar, eles fizeram isso por terem sofrido como rotina no dia-a-dia pelo seus colegas. Mas isso não tira a raiva, a tristeza, o ódio...e qualquer sentimento que temos pelo aluno que cometeu tal atrocidade.

"Deste modo, voces não fazem nada para ajuda-la, mas antes a condenam."

R: Quando eu posso, eu ajudo! S2

"Mas a realidade e que o diabo existe..."

R: ZZZZZZZZZZZZZZ...

"e quando alguém comete um erro, olhamos para o mal que está por detráz e desta forma tentamos ajudar e não simplismente condenar."

R:KKKKKKKKK... coisa tão linda de se dizer, pena que na prática, pelo menos para você isso é ridículo. Você simplesmente condena um homo, apenas por ser homo, sem saber o que tal pessoa faz. São preconceituosos, admite.
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Cristão,essa é uma visão unicamente sua,não serve para os demais!.Pecado é uma casualidade da fé religiosa(no caso a fé cristã)e não um crime!.Assim sendo,os gays não podem ser classificados como seres do ¨mal¨.Não existe nenhuma tentativa de impor absolutamente nada goela a baixo de ninguém!.O que existe é a luta por direitos iguais.Afinal,homossexuais são gente iguais a você e a todo mundo.
Ricardo disse…
"Os marginais são melhores do que eles.(gays)"

Por mais incrível que pareça, o Cristão conseguiu se superar.
Sem mais comentários.
Anônimo disse…
"Se uma pessoa for a uma boa universidade, como Harvard, Oxford ou Cambridge, e pedir aconselhamento sobre moral, ou se disser que quer aprender como viver, vão encaminhá-la para uma instituição psiquiátrica." (Alain de Botton - texto acima no tópico)

> Isso é verdade.

> Vejam só outro exemplo, que minha filha, que está no ensino médio conjecturou:

Se uma pessoa for a um médico e disser: "Dr., eu me sinto um lobo, e, uivo muito à noite. Ou, me sinto um cachorro e mordo literalmente, qualquer um que cruze meu caminho"; então o diagnóstico será: TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ou alguma doença similar.

Agora, se a mesma pessoa for ao médico e disser: "Dr., eu sou mulher, mas me sinto um homem(e vice-versa), e me comporto exatamente diferente das mesmas pessoas de meu sexo", ou "eu quero me matar por ter nascido com esse sexo etc..." então o diagnóstico será: ISSO É NORMAL, é apenas uma identificação que você tem, e que, está sendo adequada agora. Depois você até pode mudar de ideia, mas isso é NORMAL.

FALA SÉRIO!
Anônimo disse…
É normal.NORMAL!!.É apenas uma questão básica e fundamentada de auto-identificação sexual(identidade de gênero).Mas o que isso tem a ver com orientação sexual(em questão) já que são aspectos típicos de fenômenos distintos da sexualidade humana e animal?Perguntaria ao anônimo anterior.

Quanto ao Cristão,sem dúvidas ou equívocos,suas observações são absolutamente homofóbicas e segregacionistas e mesmo descabidas.Suas comparações são absurdas.É realmente repugnante e execrável o pensamento preconceituoso de fundamentação homofóbica.
Cristão,ser gay é normal e natural.É ato biológico(fato).
Anônimo,ser transexual ou intersexual psicológico é normal e natural.

Cristão,por qual razão gays seriam piores que bandidos e criminosos?Ser gay é uma manifestação ou homologação de um rito de padronização de uma fenomenalidade de uma sexualidade pertinente a uma pessoa em particular.E isso te diz(diria) respeito em quê?Penso que não.Contudo,suas falas carregadas de preconceitos gratuitos anti-homossexuais me fazem pensar em algum desconforto e desajustamento,descodificação(inadequação)quanto ao exercício sadio de sua sexualidade e entendimento de suas manifestações mais complexas.Mas a despeito de pessoas como você,os homossexuais seguem em frente continuando a lutar por seus direitos.Isso é humano,legal,constitucional,meritocrático,digno,decente,justo e democrático.Melhor para uma sociedade ter gays normais e honestos e trabalhadores do que ter bandidos.Pior que ser gay é querer um mundo de ex-piores.Pessoas ex-qualquer coisa(que nem sabemos mesmo se abandoram a criminalidade) sem se ter certeza de fato estão melhores ou se ficaram ainda piores que antes.Independentemente de Papas ou Islão ou mesmo a uma adequação a textos e versículos bíblicos ou ainda teologias e doutrinas catolicistas,evangélicas,evangelistas ou pentecostais todos, inclusive gays, merecem tratamento isonômico da lei e do estado laico democrático de direito.
Anônimo disse…
As colocações do Cristão parecem frutos de uma mente bastante conturbada.
Anônimo disse…
É que não tenho interesse em ser desonesto, em tirar proveito das pessoas, em explorá-las, mas se não fosse por isso, eu certamente já teria dado uma de pastor, tocado meu ministeriozinho por alguns meses, feito minha fortuna e depois saído fora ir viver de pernas pro ar, curtindo a vida, com a grana tirada dos otários. Seria interessante. É tentador, confesso. Quem sabe eu não acabe pensando melhor nisso nos próximos dias... Já que a imbecilidade tá aí mesmo e os trouxas só enchem o saco, se acham os espertões pra cima dos ateus, até que dá vontade mesmo de fazer um esquema desses e pelo menos enriquecer à custa deles.

Deixo aqui meu incentivo a quem se habilitar. Só tomem cuidado pra não rodar por crime de charlatanismo etc.
Anônimo disse…
"Anônimo disse...
As colocações do Cristão parecem frutos de uma mente bastante conturbada.
18/07/11 13:58"

Cristãos SÃO pessoas de mente bastante conturbada.
Anônimo disse…
"Cristão disse...
Os marginais são melhores do que eles.(gays)"

Quero ver o dia em que eles (os marginais) estuprarem sua esposa ou uma filha sua, ou filho, ou algo ruim assim acontecer com você e/ou família por culpa deles, aí quero ver você dizer que criminoso é melhor do que pessoa de bem com sexualidade alternativa.
Anônimo disse…
Atenção criminosos! Cristão dos comentários anteriores ama vocês, podem cometer o crime que quiserem pra cima dele que ele ainda vai elogiá-los! (Y) #fikadica
Anônimo disse…
Precisam corrigir os dicionários e colocar lá que 'cristão' também é sinônimo de 'maléfico'.
Anônimo disse…
Um concurso de circunstâncias que concorrem para o ensejo de uma sexualidade seja ela qual fôr nunca seria compatível com crimes hediondos.Comparar gays com marginais chega a ser uma canalhice!.
Anônimo disse…
Quer dizer que você pode traficar, roubar, matar, é só o fera lá ouvi a palavra do evangelho e tudo ok? E o cara que é gay, mas paga seus impostos, suas contas, contribue para a sociedade ou é abandonado apenas por ser gay que se dane?
E se o marginal lá do traficante for gay?
Anônimo disse…
Qualquer um pode ser gay inclusive pastores evangélicos!!
Anônimo disse…
Anônimo 13:58. Será que isto também é conturbado? " "O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos. Isaías 3:9" Está na Bíblia. E eu sei que não sou ouvido, mas insisto, ó pecador se arrependa.
Anônimo disse…
Os criminosos se convertem e gays, não. Os gays se acham bons demais para isso. "Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Mateus 9:12"
Anônimo disse…
Gay não é doente...Homofóbico sim...
Ricardo disse…
Anônimo 19:38

Gays não se "convertem" porque não são criminosos. Será que é difícil entender algo tão simples?
John Constantine disse…
"Os marginais são melhores do que eles.(gays)"

---> É, Cristao-Fernando... vc mostrou com essa sua declaracao, que é um moralmente falido.. vc esta conseguindo se superar cada vez mais, que nao tenho nenhuma duvida de que vc é uma pessoa doente, perturbada, precisando de tratamento psiquiatrico, alem de educacao moral e civica para aprender a ser gente civilizada, e um tratamento de choque para desfazer a lavagem cerebral que deixou vc com muitos odios e precoceitos..
Anônimo disse…
Nunca tive dúvida de quanto esse cristão é ¨biscoitado¨.
Anônimo disse…
O fim vem!

Jesus Cristo voltará!
Anônimo disse…
O fim vem!

Jesus Cristo voltará!
Ricardo disse…
Pois que venha logo e acabe com tudo, estou cansado de esperar! Desde que eu me entendo por gente eu escuto dizer que o fim está próximo. Já passei dos trinta e essa merda de mundo ainda continua aqui, firme e forte, rodopiando no espaço.
Serginho disse…
Mas isso não tem nada de novo. A classe dominante atéia já usa a religião como um Dique de Contenção Social.
Anônimo disse…
Não precisamos tirar proveito das religiões e seu fundamentalismo, pois se for o caso de perderem fiéis, elas fazem isso sem nossa ajuda, isso então é algo que já é esperado no cristianismo e no islãmismo (as duas principais crenças que mais faltam respeito com o ser humano, principalmente mulheres e homoafetivos), ou seja, nem se cogita mover um dedo para que percam algum prestígio, afinal a religião é que nem Windows: nem precisa de virus para travar, faz isso por ela mesma.
Anônimo disse…
Tem um programa na tv escola dele bem legal.
Anônimo disse…
Ele não propõem nada disto...
Anônimo disse…
Concordo, a idéia dele é boa, e, concordo também sobre estarmos eliminando as religiões menos nocivas.

No fim, o que o ateísmo está fazendo é o mesmo que desinfetantes fazem, eliminam microorganismos benignos e acabam com a competição para os mais nocivos.

Precisamos de alguma espécie de "religião ateísta", talvez algo como o bidismo para que o ateísmo se torne algo universalmente aceito e se propague mais rápido.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher