Pular para o conteúdo principal

Cai liminar que concedia a ateus direito de resposta a Datena

O desembargador Piva Rodrigues, da 9ª Câmara de Direito Privado do TJ (Tribunal de Justiça) do Estado São Paulo, cassou ontem  (21) a liminar que concedia à Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) direito de resposta às ofensas do apresentador José Luiz Datena, no programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.

Pela liminar do juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, um representante da associação teria no programa de hoje o mesmo tempo usado por Datena para denegrir os ateus.

Bonvicino tomou a decisão em caráter de urgência por considerar a possibilidade de o programa sair do ar. Datena ainda não tinha se transferido para a TV Record.

Com a decisão de Rodrigues, a ação por danos morais que a Atea moveu contra o apresentador continua seu curso normal. Em seu site, a associação diz que espera contar com doações para custear a produção de um vídeo profissional para ser veiculado na Band caso a Justiça julgue procedente a ação.

Ao comentar em julho de 2010 o bandido de matou uma criança de dois anos e tentou atirar em outras pessoas, Datena disse que esse crime era “típico de um sujeito que não acredita em Deus”.

De acordo com o Consultor Jurídico, Datena é réu em pelo menos 41 casos somente na Justiça de São Paulo. “Como as condenações giram em torno de R$ 25 mil, o que ele ganha causando dano moral a pessoas é bem inferior ao que perde pagando indenizações”, diz o site, que obteve essa informação com um dos advogados do apresentador.

Com informação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Juiz concede a ateus direito de resposta às ofensas de Datena.
junho de 2011

Ateísmo.    Isto é Datena.

Comentários

Anônimo disse…
Desembargador tendencioso e injusto.Mais um!!
Anônimo disse…
Deve ser pastor também!
Sou Evangélico sim. disse…
Dessa eu gostei! um bando criaturas querendo ser mais sábios que o seu criador? onde já se víu isso?
SATANÁS disse…
reafirmo minha opinião sobre evangélicos: BURROS!RETARDADOS!! mais um fanático falando asneira por aqui!! até quando essas criaturas ridículas existirão?^xô, povinho tapado!! o lugar de vocês é na igreja, transformando seus miolos em pudim.
Sou Evangélico sim. disse…
Hei! vc aí que se denomina SATANÀS, para que tanta ira no falar? ,já que vc é ATEU, deveria ter equilíbrio, afinal de contas vc é mais inteligente do que os evangélicos,KKKKK,essa sua ira só mostra que vc precisa de DEUS na vida,somente DEUS pode te dá AMOR no coração, EU fico imaginando como deve ser a sua vida sem DEUS,KKK, ...muita ira,sem amor, sem fé,sem motivo para viver, por isso que alguns sai matando o seu próximo, só pode ser por inveja da vida que eles levam, mas VC pode mudar isso, é só acreditar em DEUS!!!.
Sou Evangélico sim. disse…
Só para que vc que se diz SATANÀS saiba que os argumentos ateístas não têm o poder de ameaçar a crença religiosa. Isso se dá pelo fato de que nenhum argumento toca o âmago da fé. Os argumentos que tomam a religião como objeto – a análise de como quem está de fora – é ineficiente, uma vez que há uma lacuna na argumentação lógica que protege as verdades religiosas dos argumentos céticos: as evidências podem provar a veracidade ou a falsidade de determinados elementos, mas quanto ao transcendental, nenhuma evidência o prova, e tampouco o refuta; o transcendental fica imune à análise científica e mesmo à análise filosófica. De fato, ele se estabelece como uma hipótese sempre válida, mas logicamente jamais comprovada.
Quando David Hume alega que os milagres não são passivos de aceitação porque nossa própria mente impede sua assimilação, um religioso debocha de seu argumento: está tão errado que seu próprio caso é a prova em contrário. Quanto à Nietzsche, sua própria conceituação de valores é repugnante a um cristão, o que o torna simplesmente leviano. Sartre destitui a existência de Deus em troca de uma moral laica, mas necessita da liberdade como argumento e valor preestabelecido, conferindo ineficiência à sua teoria. Russell desfere críticas ao Cristo dos evangelhos, mas suas críticas fundamentam ainda mais os valores cristãos.
Há um versículo de um salmo bíblico que expressa com exatidão a avaliação ateísta dos argumentos religiosos: “Por causa do seu orgulho o ímpio não investiga; todas as suas cogitações são: não há Deus” (Salmo 10.4). De fato, a máscara do ateísmo consiste exatamente em considerar a inexistência de Deus um fato: o evolucionismo condena uma possibilidade cientifica – o design inteligente – por recusar-se a aceitar a existência de um Projetista Eterno agindo na formação da natureza; Freud evidencia um protótipo filogenético na compreensão da religiosidade humana, mas descarta gratuitamente a existência do Pai Celestial; Jung, da mesma forma, decreta à divindade uma existência ontologicamente abstrata, apesar de admitir a autonomia do inconsciente, donde se poderia igualmente atestar ali uma porta de comunicação entre o ser humano e um factual mundo espiritual. Arqueólogos dolosamente negam às narrações bíblicas historicidade, baseados apenas na escassez de evidências, o que propriamente contrário à ciência; e finalmente, a filologia arremessa contra as escrituras sagradas um método já descartado para outras análises por se mostrar inapropriado.

Desse modo, toda conjuntura do pensamento ateu, envolvendo toda filosofia e ciência que lhe dá suporte, não passa de um aparato nútil contra a fé, e isso parece ser bastante evidente por quem aceita a fé, aliás, as próprias escrituras testificam essa ineficiência, quando assinala que a sabedoria deste mundo é vã: “Porque a sabedoria este mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos” (1 Coríntios 3. 19-20).
SATANÁS disse…
mais um monte de asneiras!! vá procurar o que fazer, seu idiota! quem é você para dizer que minha vida é assim ou assado? posso te assegurar que ela é muita mais viva, colorida e cheia de paixão , ao invés da sua que é limitada, alienante, cinza e cheia de medos e inseguranças. crentes= seres infantilizados pela giblíbia. cuide de sua vidinha infeliz e me deixe em paz aqui no meu reino fumegante. aliás, alguns irmãos seus de igreja mandam lembranças.
SATANÁS disse…
correção: gibíblia!!!
Paulo Lopes disse…
Peço a quem transcrever neste espaço texto que não seja de sua autoria que identifique a fonte. Entendeu "Sou Evangélico"?
Ricardo disse…
Paulo,

O "Sou Evangélico" em nenhum momento transcreveu textos de outros, apenas citou nomes de alguns pensadores e as supostas ideias que ele pensa serem atribuídas a eles. Veja bem, não concordo com nada do que ele disse, mas o seu puxão de orelha me pareceu um tanto parcial neste caso.
Anônimo disse…
na cara de pau esses crentes dizem nós ateus que agredimos e matamos o proximo,são eles que ficam depredando quem não acredita no amigo imaginario deles pelo qual eles agredem e matam pessoas em nome dele
Paulo Lopes disse…
Ricardo, a íntegra e fragmentos post do "Sou Evangélico" estão na internet desde 2008, inclusive em um blog ateísta, que refuta o artigo por ponto por ponto. O autor verdadeiro seria um americano. Você precisa falar com o seu amigo sobre o 8º mandamento.
Paulo Lopes disse…
Na verdade, Ricardo, o texto é de André de Souza Freitas, do seu livro As Mascaras Do Ateismo, registrado na Fundação Biblioteca Nacional no dia 3 de março de 2003.
Anônimo disse…
Ora,ora... Paulo...O eu sou evangélico reproduzindo textos de outras pessoas como esse do André de Souza Freitas.Que coisa feia.Plágio!!Desonestidade não vai para o céu!!.
Ricardo disse…
Paulo,

Eu pensei que você o estivesse criticando pelos autores citados no post. Agora, se ele copiou TODO o post é outra história, de que eu não estava a par. Aí é plágio mesmo. Ah, e ele não é meu amigo, nunca vi mais gordo.
Abs
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Textos escritos só com letras maiúsculas são deletados.
Sou Evangélico sim. disse…
Ao Sr. Paulo, peço desculpa por não ter mencionado a fonte do que postei ás 16:22, estava intereçado em responder, e nem me dei conta disso, mas o intereçante é que o texto é uma verdade incontestável, um abraço.
Paulo Lopes disse…
"Sou Evangélico", tá desculpado. E procure seguir a recomendação deste blog para usar um corretor ortográfico antes de postar, ok? Todo mundo erra, uns mais, outros menos, mas ler "intereçante" chega a doer nos olhos.
Sou Evangélico sim. disse…
Ok! corrigindo : interessante.
Anônimo disse…
"Sou Evangélico"esse texto diz que a ciencia não pode provar veracidade ou falsidade em algo sobrenatural(deus no caso), esta certo se pensarmos a ciencia não pode provar que fadas existem ou não existem mas tendo fé da sua existencia elas se tornam uma verdade absoluta?
Gôdje disse…
Muito interessante o blog, Paulo. Caí aqui pesquisando sobre o direito de resposta concedido aos ateus. Pena que acabou em palhaçada. Mas parabéns pelo blog!
Fabiano disse…
normal... não é surpresa... só queria saber baseado em que ele tomou essa decisão.
Daniel Bednarski disse…
Por que esse desembargador cassou? Alguém sabe as justificativas? Se a mesma afirmação do Datena tivesse sido feita não a ateus, mas a negros, o impacto teria sido totalmente diferente, e seria socialmente inaceitável alguém cassar a decisão nesse caso. Palhaçada...
Anônimo disse…
O único preconceito que ninguém ousa questionar ou praticar(cheiro de hipocrisia forte) é o preconceito contra o negro!!Você está certíssimo Daniel Bednarski.Se Datena tivesse ofendido aos negros JAMAIS escaparia de uma punição mesmo sendo milionário justamente porque a ofensa contra negros é socialmente inaceitável mas as outras são.Paradoxal?Sim,sem dúvida!.Se Datena tivesse preconceituado os negros o país inteiro estaria criticando-o duramente e antipatizando sua atitude.Agora pergunto eu:Então qual seria a diferença entre discriminar negros dizendo que eles não ¨têm Deus no coração¨ou afirmar o mesmo contra ateus, insinuando que os tais são os responsáveis diretos pelas mazelas sociais,crimes e tudo mais de ruim que ocorre no Brasil e no mundo?
Yasny disse…
Ainda bem que nem tudo está perdido nesse Brasil!
José Milhomem disse…
Paulo, parabéns pelo blog.
Não, "Sou Evangélico", leia mais artigos científicos. Pode ser revista de banca mesmo. Você esta desatualizado. Olhe para trás e veja que já existiram tantos deuses e todos caíram em descrédito. Isto também acontecerá com o mito de jesus, quer você queira ou não. Há um artigo na Super Interessante/2004 intitulado: "Quem matou jesus" que contém informações legais sobre o ódio aos judeus, quem inventou o racismo etc. Você não vai gostar, mas leia assim mesmo.A religião é uma beleza:200 anos de cruzadas, a santa inquisição, circuncisão das criancinhas, ódio aos judeus(até hoje não foram perdoados) e entre os povos, lamentar,ajoelhar-se e arrepender,castigos aos infiéis, fogo do inferno aos desobedientes. Sem falar em Hitler, que super religioso. É tudo de bom!
Qualquer um disse…
Aqui em Belo Horizonte, um criminoso, sequestrou, matou e colocou fogo em uma criança. Depois que saiu da cadeia, virou pastor de igreja evangelica e está lá, pregando. Vc evangelico e submisso a sua religão, se fosse seu filho, iria beijar o pé desse pastor? Pagaria seu sagrado dizimo todo mês? Deixaria seu outro filho ficam em companhia dele.
Se sim. Você merece pertencer a essa religião que aliena as pessoas sem estudos e traumatizadas, pois evangelico, se não for de família evangelica é pq é ex alguma coisa.
Joselice Freitas disse…
Como alguém pode dar crédito a pessoas que não se identificam? Vi vários anônimos exigirem respeito, mas o exemplo que passam é de puro ódio, preconceito e discriminação contra os evangélicos.
Segundo a Wikipédia: "Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia[1] ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão." Ou seja, Fé é uma convicção pessoal, e até mesmo os ateus também tem fé, pois eles acreditam piamente que não exista Deus.
Então fica a dica: não critiquem se vocês também não respeitam e destilam ódio gratuito!
Emerson disse…
Prezados amigos ateus, sou o Emerson, do Logos (www.youtube.com/logosapologetica) e venho aqui também expressar a minha indignação com o ato estúpido do Datena. Mesmo que eu entenda que ateus não precisem fazer "associações" (ATEA) ou "comunidades" pois ateus simplesmente NEGAM que Deus exista, eu respeito o seu direito de serem ateus e repudio totalmente também qualquer discriminação, preconceito e ofensa contra ateus ou qualquer pessoa. Meu objetivo é o diálogo e agradeço se verem meu último vídeo no Logos onde exponho todo meu objetivo com relação ao diálogo com os ateístas. Obrigado.
Unknown disse…
Vejo pelo seu texto q é uma pessoa bem informada, pelo menos parece conhecer opiniões d vários pensadores idôneos. E acredito tbm q seja uma pessoa adulta, já com poder de avaliar tdo que se apresenta à sua volta, incluindo nisso uma citação sua q achei muito significativa: "design inteligente...de um Projetista Eterno agindo na formação da natureza", baseado nessas palavras q pra mim denotam vir de uma pessoa inteligênte e coerente, sinceramente e com todo respeito que lhe devo, quero lhe dizer que não consigo atinar como uma pessoa assim, dá crédito à um livro (bíblia) escrito por pessoas tão "lunáticas" como as q o assinam. Vc acha realmente que míseros mortais como todos nós tiveram ou teem a capacidade de saber quem é o responsável por tudo isso que vemos de maravilhoso nesse mundo??? E ainda se arvorarem em sabedores do que pensa, é ou quer o responsável por tdo que existe?? Gostaria muito de trocar impressões com vc para tentar entender um pouco mais da mente humana. Desculpe postar em seu post. mario.ac51@gmail.com

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes