Pular para o conteúdo principal

Professora usa Folha Universal para ‘formar senso crítico’

Suplemento do jornal
só sobre a igreja
A professora de redação Mara Regina Aparecida Trindade dos Santos, da Escola Estadual Gonçalves Dias, da zona norte de São Paulo, usa o semanário “Folha Universal”, da Igreja Universal, como material de leitura dos seus alunos da quinta série.

“[O semanário] serve para formar senso críticos dos alunos”, disse a professora.

De acordo com orientação do MEC, os professores têm liberdade para escolher publicações como material de apoio. Mas, nesse caso, a Folha Universal é a única publicação que os alunos leem em classe.

A coordenadora pedagógica Márcia Coltre Cordeiro afirmou que "o foco é na leitura dos textos, e não no seu conteúdo", como se fosse possível separar uma coisa da outra.

A Folha Universal tem um suplemento, a Folha IURD, só com informações sobre a igreja. Na edição da semana passada, por exemplo, o suplemento informou que o blog do bispo Edir Macedo tem impressionado os acadêmicos por ter 100 mil acessos por dia. O título das reportagem é "Entre doutores".

Além da coluna “Mensagem do Bispo”, o suplemento possui uma página com relatos de fiéis sobre curas milagrosas graças a orações de pastores da Universal. Uma fiel afirma que se livrou de um câncer no reto.

"Eu não quero converter ninguém”, disse a professora Mara.

Com informação de Mônica Bergamo, da Folha, e da Folha Universal.





Folha Universal afirma que Xuxa se vendeu ao diabo.
agosto de 2008


Comentários

Anônimo disse…
aula de redação de catequismo é novidade...
Anônimo disse…
Esse jornal serve apenas pra ser usado como papel higienico.....


Ser CRENTE já é ser Burro , da IURD ainda é pior...
Anônimo disse…
Senso critico ?

Hahahaha..... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!

Corta essa, essa professora quer é converter os alunos !
Anônimo disse…
Claro que essa professora é membro da IURD.
ela quer levar o senso de seus alunos a um estado crítico, isso sim.
Paulo Lopes disse…
Coloco o link genérico porque só assinante do jornal tem acesso ao da informação. Para quem for assinante, aqui vai o endereço: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2506201108.htm
Anônimo disse…
Essa professora deveria ser presa.
Anônimo disse…
Será que ela depois cobra alguma grana dos alunos mais bobos?
Anônimo disse…
Pobres alunos.
Gisele disse…
Olá senhor Paulo Lopes.
Estou escrevendo pra dizer que o senhor é um safado...
Vi este texto seu (http://www.paulopes.com.br/2011/06/para-igreja-unica-salvacao-da-mulher-e.html), onde vc cita o livro "Eunucos pelo Reino de Deus". Fiquei louca pelo livro, procurei em vários sites e não acho em lugar nenhum T.T

Adorei seu blog. Vou virar visitante assídua.
Anônimo disse…
Usar um jornal semanal da IURD não pode,mas utilizar um "KIT GAY" que faz apologia a homossexualidade pode !?


Seria essa matéria CRISTOFÓBICA ?


Pergunto, pois,se fosse crítica ao kit gay,como o é ao jornal, seria HOMOFÓBICA.
Anônimo disse…
O chamado kit gay(kit de combate à homofobia)não fazia e nem faz apologia homossexualidade e sim tinha ou tem por propósito combater a discriminação,bullying,preconceito de origem homofóbica ou motivado pela homofobia contra alunos homossexuais que sofrem percalço e perseguição (perseguição por motivos de sexualidade) no ambiente escolar.Sua comparação é descabida consequentemente.O jornal da IURD é quase totalmente voltado para notícias da igreja em grande parte interpreta os fatos sob a óptica da igreja ou faz um jornalismo geral sob um prisma religioso.Isso não contribui para formação de senso crítico dos alunos e sim para passar ideologias da igreja.Isso é óbvio e não cabe dizer que é preconceito religioso(cristofobia ou religiofobia)a crítica aludida.
Anônimo disse…
--- Recomenda-se ao comentarista que submeta o seu texto a um corretor ortográfico antes de postá-lo. ---

Alguem ai tem um jornal pra eu aprender a escrever corretamente ?

Alias, Esta faltando carater e capacidade profissional pra esta individua ai.... Religiao faz mal, sempre falei isto.. .ta ai a prova....

Uma pessoa usando de ma fe, pra conquistar a carteira, digo, a alma das criancas pra igreja dela.
Marcelo Idiarte disse…
"Eu não quero converter ninguém"... Imagina se quisesse! Imagina se quisesse!!!
Anônimo disse…
Não existe proselitismo gay mas religioso sim.
Anônimo disse…
esta pedagoga esta doente.
Helvécio disse…
"Eu não quero converter ninguém”, disse a professora Mara.

A-ham, senta lá Cláudia.
Anônimo disse…
"Eu não quero converter ninguém”

Na melhor das hipóteses; hipócrita de si mesma.
Joel Carvalho disse…
Um Anônimo já disse tudo, mas repito: KIT GAY PODE, MAS UM JORNAL QUE JÁ LI E TEM MUITO CONTEÚDO PURAMENTE INFORMATIVO, NÃO PODE?

Eu já li esse jornal e, apesar de ter conteúdo religioso, tem também muita informação, inclusive científica. Além de política, economia etc.

É BRINCADEIRA ESSA CRISTOFOBIA!
Anônimo disse…
O kit anti-homofobia nas escolas públicas ao menos era um material aprovado pela UNESCO E PELO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA e o jornal da Universal?
Joel Carvalho disse…
Anônimo de 29/06/11 01:19 disse...
"O kit anti-homofobia nas escolas públicas ao menos era um material aprovado pela UNESCO E PELO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA..."

Fala sério, rapaz!

Todos estes setores que você citou, são inteiramente manipulados pelo movimento gay!

Como é que você acha que o homossexualismo foi retirado do rol de doenças da CID, mesmo que na prática continue uma peçonha?

Se você olhar esse jornal da IURD, verá que há muito mais que notícias religiosas, que podem ser descartadas pelo leitor e, ainda assim há de se aproveitar muita notícia sobre economia, política etc, que não tem orientação religiosa!
Anônimo disse…
Morre professora DEABO!
Anônimo disse…
Fala sério você rapaz...Vocês pensam que essa conversa mole de que o lobby gay comprou todo mundo para não serem os homossexuais considerados doentes convence alguém?Convence muito mais a união de batistas e mórmons para COMPRAR parlamentares californianos para votar contra matérias de interesse dos gays.Como aconteceu recentemente!!
airednil disse…
eita q tentam de todas as formas desviar o foco.
é evidente q há "má fé" ao induzirem crianças a leitura de jornal religioso.
Anônimo disse…
Aí vai algumas perguntas: Por que as pessoas perdem a capacidade de raciocinar? Por que achar que ler um jornal que traz informações que levam as pessoas a pensarem não é adequado para ser utilizado em sala de aula? Qual seria então o tipo de leitura ideal? Ah, já sei.. aquela que traz informações manipuladas, que muitas vezes traz reportagens que induzem a prostituição e a violência e, acima de tudo, que ensinam as pessoas a serem "preconceituosas". Se o povo brasileiro abrissem seus olhos, não seriam "fantoches" nas mãos daqueles que "imaginam" que são donos do "poder"...
Anônimo disse…
Me tira uma dúvida: por que ficaram tão preocupados com a utilização desse jornal em sala de aula? Pergunto isso porque entendo que a preocupação dos veículos de comunicação deveria ser outra. Têm crianças se drogando e se prostituindo nas portas das escolas. Sabiam que algumas crianças vão a escola e não têm nem o que comer dentro de casa? Ou que são abusadas sexualmente por seus pais? Na minha opinião, as reportagens deveriam ser voltadas para esse tipo de problema social.. Está na hora de colocarem os seus interesses politícos em segundo plano.. ( por que encomodou tanto a tiragem de quatro milhões de exemplares desse jornal?? )
Anônimo disse…
É isso aí, concordo com o oidadão acima e tem mais: conheço tanto a Folha de São Paulo como a Folha Universal e posso afirmar que a Folha Universal é um jornal sério com variedades de informações, porém a Folha de São Paulo gosta de manipular as pessoas com fofocas e mentiras, por isso, está na hora do povo parar para refletir e saber que nem tudo o que ouvimos ou lemos é verdade. A Folha de São Paulo gosta de torcer os fatos e colocá-los do jeito que ela quer. Já fez isso muitas vezes. Em se tratando de uma notícia que saiu primeiro na Folha Universal não é pra se pensar?
Anônimo disse…
A Folha de São Paulo não está preocupada com a formação das crianças, com o perfil do professor ou religião alguma. A única preocupação que esse jornal tem é a de acabar com o crescimento da Folha Universal!
Anônimo disse…
Qual foi o objetivo dessa sua publicação: Defender a Educação Brasileira ou incitar o povo contra a religião evangélica, particularmente contra a Igreja Universal? Sei, sei... Folha de São Paulo, Folha de São Paulo, "Quem não te conhece que te compre!" Não! Não! 1000 vezes não!! Quem não te conhece que passe a ler, frequentemente, a Folha Universal e NUNCA te compre!!! E quem Já te conhece que se liberte desse mal que você tanto causa ao raciocínio humano!!!
Anônimo disse…
"... Todo sucesso à Folha Universal!"
Anônimo disse…
Tudo que diz respeito a deus é claro que todo mundo é contra,pois só se lembro dele quando estão no fundo do poço.E a folha universal resgata vidas destruidas,é uma palavra de ajuda de consolo onde esse mundo cada um só olha para si,então não critiquem o trabalho maravilhoso desse jornal abençoado.você já leu?leia depois critique,mas não esqueça!Deus é justiça,e que o Senhor Jesus abra suas mentes e mostre o quanto são injustos com a palavra dele
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcus Vinicius disse…
Quanto religioso acéfalo postando aqui.
Proselitismo puro tanto o jornal quanto seus comentários em prol.

Que vivam felizes, pois quando a religião morrer, estes serão os primeiros a se matar.
Rodrigo plei disse…
.

"Eu não quero converter ninguém”, disse a professora Mara"

Ã-ham.

Senta lá, Cláudia. ¬¬

.
Anônimo disse…
Lamentável ela manchar a imagem de nós educadores com esse papo furado de senso crítico com base em preceitos tirados de um jornal evangélico. Ela está é ridicularizando nossa classe com essa atitude fundamentalista, pois ela só está se valendo desse periódico para ensinar. Aliás, seu uso como meio de senso crítico para alunos e alunas é na verdade discutível e não aceitável, se fosse mesmo deveria usar textos de Proudon ou mesmo de Kropotikn.
Anônimo disse…
E, por acaso que senso você tem ao fazer um comentário longo e infeliz desse,seu babaca?!
Pode até ser que você seja professor como ela, mas certamente é muito mais ridículo e, justamente porque é um hipócrita que se julga dono da verdade. Jamais queria ser seu aluno!!
Anônimo disse…
Vocês todos que estão a favor da Folha de São Paulo e contra a Folha Universal não passam de um bando de perturbados e invejosos. Como se não bastasse a força da Folha Universal, agora há a IURD TV; quem é que vai acabar com o trabalho desta poderosa denominação? Por acaso vocês? ha, ha!! Um bando de leitores medíocres que nem sabem o que falam, pensam que sabem muito, mas jogam num time fraco de um jornaleco corrupto que na verdade, é bem a cara de vocês, por isso, feito pra vocês... Morram de inveja!!!
Parabéns à Folha Universal e à IURD TV. É isso aí, ninguém segura vocês!!
Anônimo disse…
"...quando a religião morrer, estes serão os primeiros a se matar." Olha só o tipo de comentário que esse infeliz fez. Não se preocupe conosco,que você chama de religiosos, se preocupe com você mesmo porque já está morto espiritualmente. E saiba que nós não vivemos de religião, mas sim pela fé e a fé no Deus poderoso que nos traz vida e força para lutar contra os ataques diabólicos. Religioso, por religioso está cheio por aí,e não quer dizer nada. Vai saber se você não é um também...
Anônimo disse…
Torne-se um leitor sábio, maduro e de personalidade: Leia a FOLHA UNIVERSAL.
Anônimo disse…
Olá, bom dia a todos. Gostaria de convidá-los a ler a Folha Universal, independentemente da religião de cada um. O jornal é bem diversificado com informações sobre esportes, cultura, educação,lazer, etc. Eu leio toda semana e gosto muito. A distribuição é gratuita e é fácil adquiri-lo, e não tem nada a ver o que estão falando aí. Confiram!
Anônimo disse…
É... realmente, fé e religião não tem absolutamente nada a ver uma com a outra e, só aqueles que estão cegos espiritualmente é que costumam confundi-las. A fé independe de religião, mesmo porque há muitos religiosos que vivem fracassados porque não sabem usar a fé.
Anônimo disse…
A Folha Universal cresce cada vez mais porque tem o compromisso com a verdade e a preocupação de ajudar seus leitores a melhorar de vida, por meio de testemunhos de quem fez a coisa certa, na hora certa e se deu bem. Leiam, pessoal, este jornal é muito bom.
Anônimo disse…
O que a Folha de São Paulo tem que a Folha Universal não tem?
I N V E J A!!!
Unknown disse…
Sinceramente,pq os fervorosos críticos destinaram-se a usar a Folha de São Paulo p comparar ao uso desse maravilhoso caderno da UNIVERSAL??São tão alienados qnto os que voces chamam.Ñ discordo que aquele tenha sinceras formas de manipulação de opinião,mas considerar isto com fundamento p a defesa da IURD,eximindo-a do msmo defeito,é defecar escrotamente pela boca.Raro hje,nesse país,encontrar um jornal imparcial,msmo pq,longe dessa imparcialidade,o ser humano ñ é deus,ele tende a suas concepções políticas e crenças,o que influencia no seu trabalho.Se a folha de São Paulo pode criar matérias de cunho preconceituoso,a MARAVILHOSA folha universal tem tanto poder qnto,uma vez q essa já tem cunho temático conhecido,sua dogmática política.A professora esta livre para escolher a base de leitura,desde que fundamentada de ética e da boa moral,que não se confundem com religião.
Anônimo disse…
Ela coloca o jornal na sala de aula fazendo que os alunos faça leitura te texto interessantes que o jornal oferece, e não faz cabeça de aluno nenhum, os textos fornecem informações sobre o mundo muitos deles claro que nem todos.Assim o aprendizado é melhor,é mais interessante.
_Qual o problema? _De que estão com medo? _Que Deus apareça nas escolas?
_Não sei se os ilustres comentaristas, tem algum tipo de contato com este portador de texto: trata-se de textos informativos, de conteúdo rico em temas atuais; incluindo-se aqui, os que as demais mídias procuram ignorar talvez por conveniência e, assuntos pertinentes ao ambiente da IURD! e daí? _Vão se preocupar com isso também? _Deve ser porque tudo, neste país, corre às mil maravilhas e a preocupação com o estado laico, está acima de qualquer coisa!
Anônimo disse…
" a postura tomada dos pais e fundamentada, essa tentativa fracassada de desvia o foco da matéria que coloca de forma clara exatamente o que se ver uma tentativa mascarada de doutrinação, e lógico criando habito de leitura que leva apenas a ignorância e atrapalha a formação etica e moral dos jovens. Os membros das seitas pentecostais, incluindo a iurd, tentam de qualquer forma mira a juventude e desvi-la para um caminho de ilusão, fantasia e mentiras. As Seitas sempre existiram, assim como todo mal que ela trouxe, volta a mentalidade do periodo das trevas"
_A maconha e o craque, não são ilusões fomentadas por igrejas(que pejorativamente, chama pela alcunha de seitas),sendo ao contrário, movimentos bastante reais e destrutivos em nossos dias: e que diga-se de passagem, "tem contribuído bastante para a formação ética e moral de nossos jovens", não é mesmo? _Só um perfeito alienado para escrever uma tolice como esta!
_Para falar ou escrever acerca de qualquer tema, deve-se ter clareza do mesmo; do contrário, corre-se o sério risco de passar por imbecil e inescrupuloso.
_O entendimento(diferente de conhecimento)das coisas pode ser superficial e, isto gera uma total inaptidão para a discussão, até mesmo, para um simples levante de questões que não se domina.
Anônimo disse…
Primeiro além de tudo Deus não existe. Varias instituições no mundo utilizam de metodos cientificos, comprovados, o usuario tem papel fundamental na busca de tratamento, mas esse deve se seguido por metodos perfeitamente comprovados. Varias religiões no mundo conseguiram luta contra as drogas não é algo proprio de uma unica religião. Mas tais práticas dependem pessoalmente do individuo. Deveria se informa mais das açoes não apenas no brasil como no mundo
A crença não forma base etica e muito menos moral para os jovens mais instala em sua mentes mais preconceitos, a definição de etica é muito ampla. Está bem claro que seus argumentos são bem repetitivos, utilizam de falsos numeros e compativel com uma pessoa alienada como você, mas como eu já espero de pessoas como você que se acha esperta e apenas repete, repete, repete a mesma coisa nas sessões de histeria que frequenta.
_Lamento pelas tolices e pelo texto mal-escrito que conseguiu alinhavar, com dificuldade!
_Uma pessoa tão cheia de si, é bem capaz de ter sido criado a partir do nada!
_Repetir, repetir, repetir...,ok! __Tenho outras palavras para você: _Pobre, cego, miserável e nu!
_Boa noite!
Anônimo disse…
As seita pentecostais se alimentam da miséria, da ignorância formentando metiras nas cabeças de muitos como você, Salamandra(Por sinal um anfibio muito venenoso).Não tenho nenhum interesse em conhecimento de membros de seitas e muito menos a amizade de tal. Sou uma pessoa que da muito valor a minha inteligencia. Se fizessemos um mapa da importância científica e tecnológica dos grupos sociais no mundo, está claramente exposto a deficiencia metal que tais membros de seitas apresentam. Sua importância é insignificante. No mapa social varios grupos lutam contra a miseria no mundo, não apenas levando palavras vazias ou livro de cabeceira, ou impondo qualquer apelo religioso ou qualquer troca para o tal. A diferença e que existe infelizmente pessoas como você que serve como escravo de mentiras e missionarios da morte que apelam mascaradamente por vinculo religioso. Por sorte existe pessoas pelo mundo que agem sem segundas intenções como tais seitas, que buscam apenas promover por forma midiatica e ilusoria e donos de uma verdade que não é verdade. Existe algo que vocês temem, e sentem muito odio e raiva e a capacidade de que uma pessoa que cheguem até vocês e desmitam todas suas praticas como cultuações que não servem para nada, e orações que são tão infundadas que chega ao ponto de criar falsas ciências que as promovam, no final você e serva não de deus (este não existe) nem do diabo (da mesma forma que deus, também não existe) mas serva da mentira.
Anônimo disse…
correção: seitas que buscam apenas promover por forma midiatica e ilusoria e "se acham" donos de uma verdade que não é verdade, mas pura mentira.
_É isso aí! Gosto de pessoas que mesmo sem ter as qualidades cognitivas que afirmam ter, estão plenamente convencidas que as tem!!! _Esse é um grande passo para o surgimento, a longo prazo, de todos os neurônios faltantes!!!!
Anônimo disse…
A Folha de São Paulo sempre com excelentes reportagens.
Anônimo disse…
Surge todo ano, milhares de profissionais má qualificado no Brasil. Entre eles pessoas como você que desvia de metodos cientificos e apela para credices e supertições. Apartir do momento que você defende a presença de crença em todos aspecto social, já é razão suficiente para desmerece seus comentários. Tola quanto tempo vai demora para perceber que está sendo usada para espalha mentiras.
_Ei, eu só escrevi que te faltavam neurônios! Isso não quer dizer que faltem todos, de forma nenhuma; do contrário, como tuas orelhas ficariam presas à cabeça? kkkkkkk
_Tenho que achar graça, desculpe!
vixeki disse…
Não é? =/...
Anônimo disse…

"O motivo que faz a fé religiosa sobreviver há tanto tempo é o mesmo que a faz tão nojenta e perniciosa: o estupro intelectual de cada nova geração. Através desse ato criminoso disfarçado de tradição, os doentes mentais de hoje contaminam seus próprios filhos, instilando em suas vidas os vírus da culpa, do medo e do pecado, transmitindo a eles a sua própria enfermidade psicológica, ao mesmo tempo em que lhes ensinam que a Religião é a cura.

Enquanto existir trouxa nesse mundo a religião vencerá...


A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação. Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios.

Dee Jay
Anônimo disse…
Estimular o senso crítico é aluno ler a Folha Universal e concluir: esse jornalzinho é um grande porcaria.
Anônimo disse…
sendo assim o conteudo religioso dispensavel (eu duvido) e o objetivo é só desenvolver leitura e senso critico porque usar o jornal da IURD e não um livro diferente a cada semana?
Anônimo disse…
... Esse jornalzinho a que você se refere é tão porcaria que fez a tiragem recorde de 4.000.000 milhões de exemplares!! Pois é,querido, milhares e milhares de pessoas estão lendo-o e se libertando de pensamentos equivocados. Pára de ser cabecinha e faça o mesmo.
Anônimo disse…
Nossa quanta inteligencia esse crente tem milhões, milhões, povo, todo mundo, o aumentativo eu tática comum de enganação e mentira. Hora os testemunhos de jeova distribui milhões de plafetos, outros crentes milhões de biblias, a ai vai. Milhões de pessoas fazem parte disso, daqui-lo. E lála.

Pessoas inteligentes não são marias vão com as outras. Pessoas inteligentes não ler conteudo religioso, e muito menos midiatico. Afinal de conto crente e burro, e está mais que comprovado. Tolo e besta.
Anônimo disse…
Senso critico. Essa senhora é um exemplo classico de má formação universitária.

Os contéudo de origem religiosa, principalmente cristão, não tem base e nem sustentação para esses fins.

Ao invés disso, Ensina as crianças mentiras, informações falsas e montadas, a quem interessa essas informações vinculados neste jornal. Não existe senso crítico, num conjunto de informações que da fonte, são manipuladas sobre interesse religioso.

Essa professora que expor os alunos a uma formação distorcida que não com diz com a realidade. Milagres não comprovados e nem espiritos existem.

Para um crente cristão, vale qualquer meio para evangelizar.

Está claro que o contéudo não foi informado para os pais.

É bom lembra que o cristianismo também está envolvido em intolerancia, homofobia, racismo, machismo, preconceitos, criacionismo e ao mesmo tempo tenta impor inverdades contra a ciência, um forma de descredita essa ultima, que de fato ensina a verdade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz