Pular para o conteúdo principal

Livro sobre falsificações da Bíblia não apresenta novidade

por Demetrius a propósito de
Onze livros do Novo Testamento são de impostores, diz estudioso

Sou estudioso e tradutor da Bíblia. A exegese é a ciência que estuda a Bíblia em profundidade. Nela se estuda a palavra como literatura que ela é. O dr. Ehrman é com certeza um dos maiores especialistas em critica textual do Novo Testamento. O que acho interessante nesse seu recente livro é que ela não apresenta nenhuma novidade exegética.

Todas teorias por ele apresentada já são discutidas há mais de 50 anos. Já sabemos que os nomes apresentados dos evangelhos são atribuição fictícia, que as cartas ao Efésios, Colossenses, Timoteo, Tito não são de Paulo. Que existem bilhetes não paulinos misturados às cartas verdadeiramente de Paulo. Que as cartas de João e de Pedro não são desses apóstolos. Que no Antigo Testamento os lentejando não foi escrito por Moisés. Que o homem é resultado da evolução dos primatas e que Papai Noel e o coelhinho da Páscoa não existem.

Essas descobertas são possíveis hoje com o auxilio das demais ciências que não existiam nos tempos bíblicos. Repito, dr. Ehrman não apresenta nada de novo. Caso queiram conferir, procurem nas introduções e notas de rodapé da Bíblia do Peregrino (Paulus, 2002).

Essas teorias já são antigas no universo das ciências exaustivas e hermenêuticas. Creio que elas são apenas novidade para agnósticos como o dr. Ehrman e para ateus que desconhecem os critérios da análise diacrônica e sincrônica da Bíblia. Os métodos histórico-críticos da exegese são de fundamental importância para o conhecimento da Bíblia.

Por fim, grande parte dos ateus e agnósticos é amante da ciência. Eles deveriam utilizá-la com mais frequência para realizar uma ótima crítica da Bíblia. Mas, infelizmente, muito ainda se contentam apenas com a leitura da Superinteressante e com livrinhos de banca da rodoviária como instrumentos e fontes científicas.

Dr. Ehrman era um fanático religioso e agora se tornou um fanático agnóstico. Fanatismo de qualquer espécie não presta.





Bíblia é tão machista quanto o Corão: ambos mandam a mulher se calar.
por Lukretia em maio de 2011

Consequências da Bíblia para o mal.     Mais sobre a Bíblia.

Comentários

Rapidfire disse…
Gostaria de saber o que o autor do comentário viu de fundamentalista na postura de Ehrman. Certamente sobre o que ele discorre não é novo, mas ele apresenta a um público leigo fundamentos e a história da crítica textual bíblica. Isso também não é novidade pra ele devido a sua vida de pesquisa (e quem já leu "Misquoting Jesus" sabe do que estou falando.
Pedro Lobo disse…
Demetrius, que se diz um estudioso dos textos bíblicos, se contradiz em seu próprio texto. Primeiro ele afirma que Ehrman só escreveu o que é conhecido há décadas. Depois, diz que o autor é agnóstico fanático porque, veja só, ele aderiu ao que já era sobejamente sabido, inclusive pelo próprio Demetrius. Onde está o fanatismo? Explique-se melhor, rapaz!
Lucio Ferro disse…
Exegese e hermenêutica não são ciencias, são apenas nomes pomposos que os religiosos usam para justificar os absurdos e contradições que recheiam esse livro abominável.
Eli Vieira disse…
Alguém me explica que diabos é "fanatismo agnóstico"? Porque se alguém pensa que um agnóstico é fanático, certamente acredita que tem evidências que possam convencer o agnóstico de que Deus existe. Então, cadê estas evidências?
Anônimo disse…
Acho que o que irrita realmente os "estudiosos" como o Demetrius é que o povo leia o livro do Dr. Ehrman e veja a trambicagem que é a gibíblia. Que eu saiba, este é o primeiro livro dirigido ao público sobre as imposturas dos escritores da gibíblia. Todos deveriam ler.
Também gostaria de saber que diabos é esse fanatismo agnóstico a que se refere o Demetrius. Como é que alguém pode ser fanático e agnóstico ao mesmo tempo? Seria melhor o Demetrius estudar o dicionário além da gibíblia.
Susy
Anônimo disse…
Muito bem, Lucio Ferro! De acordo.

"Assim como casas são feitas de pedras, a Ciência é feita de fatos. Mas uma pilha de pedras não é uma casa e uma coleção de fatos não é, necessariamente, Ciência".
(Jules Henri Poincare)

Nem tudo que se "estuda" por aí é Ciência.
Pedro Lobo disse…
Demetrius, eu também gostaria de saber como é ser um "agnóstico fanático". Para mim é novidade.
Anônimo disse…
SÓ DIGO UMA COISA ?

Meu ATEISMO se tornou convicto , qdo decidi reler a GIBIBLIA tempos atras....

Eta livrinho sem vergonha...hein ?

E o taaaaaaaaaanto que é mentiroso ??

Mula que fala , Mar que abre ? mortos recussitados , mas que não dizem uma palavra de como é morrer e voltar ??? e por ai vai...
Avelino Bego disse…
Eu queria saber onde está o fanatismo do Bart D. Ehrman?

Só porque ele mostra o que o próprio Demetrius diz não ser novidade?

Ou será que o Demetrius considera fanatismo divulgar algo que já conhecido, algo do tipo, "sabemos que tem falsificações, mas não fica espalhando, pô!"

Sinceramente, eu não entendi nada!
D(ex)crente disse…
Sobre religião:

“Não acredito em Deus, mas respeito as religiões como grandes construções artísticas" (Camille Paglia, SP/2011)

e

“Estou sempre olhando o céu, tenho uma visão neolítica da presença espiritual das pedras, rios e nuvens.” (idem)

Sobre a relação moderna das religiões com as sociedades:

"Pergunto: sua religião é sustentável?" (eu, aqui/agora)
Anônimo disse…
Paulo Roberto, valeu pela imparcialidade.
Fernando disse…
Como disse no post "Onze livros do novo testamento são de impostores, diz estudioso." O mais importante para nós crentes e o conteúdo da Biblia. Quando eu era novo convertido não sabia quem havia escrito o Pentateuco (Os cinco primeiros livros da Bíblia), e ném por isso deixei de dar a devida importância a eles. O mesmo aconteceu com o livro de Atos dos Apostolos e a Epistola aos Hebreus. Desafio aos agnósticos ou ateus "com sinceridade, verdade e interpretação honesta" me mostrar uma mentira nos livros de Hebreus e Atos dos Apostolos.
Fernando disse…
As vezes fico indgnado. Mais me controlo, porque está escrito:"Irai-vos mais não pequeis". O fato de não se saber quem escreveu, não quer dizer que seja falso. Pois se assim for, obra de arte anônima não valeria nada. A Epistola aos Hebreus é anônima mais veja um trecho dela:"E consideremo-nos uns aos outros , para nos estimular ao amor e as boas obras","Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.","Não vos esqueceis da hospitalidade, porque alguns, não o sabendo, hospedaram anjos." Como disse acima, não importa quem escreveu, e sim o conteudo.
Anônimo disse…
PODE NÃO SER NOVIDADE EXEGÉTICA PRA ESTUDIOSOS, MAS PRO POVÃO É ABSOLUTA IGNORÂNCIA E INCONSCIÊNCIA.

Daí a fonte perene da alienação, que é a religiosa, consistir, subsistir, nessa constante auto-crítica levada a cabo por teólogos, estudiosos, acadêmicos; auto-crítica que não ultrapassa a publicação de livros que não serão lidos pelos fiéis, mas por acadêmicos de teologia, por estudiosos da biblia, hermeneutas...Ao povo, continua-se mentindo, alienando, para melhor exercer sobre eles o controle e administrar o espetáculo. Li os livros do Dr. Bart Ehrman, o primeiro O QUE JESUS DISSE O QUE JESUS NÃO DISSE, e o segundo, O QUE JESUS FOI, o QUE JESUS NÃO FOI...Para mim, como para a maioria dos iludidos, enganados sobreviventes da alienação religiosa, é uma PEDRADA. Porque não somos pagos por instituições, por faculdades de teologia, para lermos com olhos críticos essas tolices e depois impingi-las ao povo...Não recebemos salários de Universidades Pontifícias, nem Luteranas, Metodistas ou Mackenzies da vida, para recebermos mestrado e doutorado em carochinhas; nem estudamos mitologias sob pomposos nomes de exegese, homilética e outras pseudociências...para depois recontá-las ao povo como histórias reais, quando são meros mitos construídos com intenções de dominação política e econômica. Parabéns ao Dr. Bart Ehrman por ter vivido uma carreira acadêmica sob tal engodo e depois ter se tornado um crítico, um denunciador desse sistema de mentiras. Pelo menos é um autor respeitado no contexo literário internacional, muito mais que qualquer teólogo desconhecido que só publica artigos em periódicos de circulação regional. A obra de Bart Ehrman é uma pedra no sapato dos teólogos, reconheço, mas ALGUÉM já dissera (disse? ou não disse?) QUANDO OS DISCÍPULOS SE CALAREM, AS PRÓPRIAS PEDRAS FALARÃO.
Anônimo disse…
Ninguém é pedra no nosso sapato. A palavra é pregada e Deus concede a fé e o arrependimento. independente do que possa paracer, tudo já está determinado.
Thadeu Penna disse…
O que é novo deve ser apresentado em revistas especializadas e julgado por especialistas. O livro tem o claro propósito de divulgar estes resultados em uma linguagem acessível aos não estudiosos. Não há nenhum demérito em não apresentar novidades, ao contrário, apenas hipóteses testadas e fatos são apresentados.
Nathan disse…
pergunta que não quer calar!!
- Como ateus e agnósticos conseguem ser fanáticos (portanto, religiosos)??

1º... buscando a Verdade Absoluta, ou seja, são Absolutistas e querem o TOTALITARISMO do conhecimento e do significado. O que eu poderia chamar de Fascismo Semiótico: regimento político, econômico, social e psicológico dos tempos atuais...

2º... buscando "evidências" palpáveis, visíveis, mas se esquecendo de algo que mesmo cientistas admitem: que o próprio Universo veio do invisível, do INEXISTENTE, de uma "outra dimensão", "desconhecida"... ¬¬

3º... adorando imagens (idolatria) de deuses modernos: Hawkins, Einstein, Sagan, Ehrman, etc... considerando estes os "seres mais inteligentes do planeta"... ¬¬

4º... discriminando o indivíduo que "pensa diferente" deles, como o gnóstico, o deísta, cristão, "crente", etc. É o que eu chamo de "idéia-racismo"... ou, para usar um neologismo do mais alto nível crítico e criativo de mister George Orwell: "idéiacrime", rs!

5... apegando-se a objetos de prova, isto é, objetos de culto... Ateus e agnosticos vivem em função de objetos de prova, assim como religiosos vivem em função de objetos de idolatria (esculturas, amuletos, peças de roupas, etc), assim como o burguês idolatra o lucro, o capital, o "progresso", o dinheiro, o bem-material, etc, etc....
Acreditam apenas no que vêem e reverenciam isso... Reverenciam a ILUSÃO.

portanto, 5 razões, e 5 sintomas do indivíduo tomado de ressentimento, insatisfação, insegurança e de um brio desafiado, provocado pela maior máxima, o maior desafio imposto sobre todo e qualquer ser humano: "amar o próximo como a ti mesmo". Um desafio milenar e que não se restringe à Bíblia, percorrendo várias outras religiões no mundo inteiro... desafio ao qual dificilmente consegue dar conta...
Anônimo disse…
Nathan,vou ser curto e grosso.Quem TEM O HÁBITO DE discriminar(historicamente) são os religiosos(perseguidores atrozes de tudo que a eles se opõe) e não os ateus,agnósticos etc.Seu comentário não faz sentido NENHUM pois quer inverter sutilmente o ônus da culpa da discriminação que pesa nas(sobre as costas) costas dos religiosos ou IDEIACRIME como preferir para irreligiosos .
Nathan disse…
ok, sr Anônimo... concordo com vc (e veja bem, eu tenho a capacidade de concordar com alguém que "pensa diferente" de mim, rs!), quando diz que religiosos são os historicamente culpados pela discriminação. Religiosos são assim, interpretam o mundo conforme o aparelho (conceito, ideologia, ponto de vista, etc) que usam para tal, se apegam a isso, adotando como "verdade absoluta", rejeitando qualquer outro indivíduo que usar um aparelho diferente...

portanto, eu não inverto o ônus da culpa... admito que também sou culpado, pois sou "crente", sou pecador, sou burguês também (estou aqui, confortável, consultando as "mídias sócio-virtuais", enquanto muitos não têm sequer condições pra isso)...

MAS... as pessoas mudam, meu caro! Quem não muda, não evolui... As coisas se invertem, se REVERTEM.
O homem cristão passou mais de 2000 anos aprendendo a ser um VERDADEIRO cristão. Agora, ele sabe que ser cristão NÃO É SER RELIGIOSO, mas sim: amar o próximo como a si mesmo, não fazer com o outro o que não quer para si, e fazer pelo outro sem esperar nada em troca.
O Amor é o princípio de toda a espiritualidade do ser humano. Porém, hoje em dia, surgem militâncias em prol de uma vida sem espiritualidade, em prol de machismos e feminismos, e sem temor ou respeito àquilo que lhes foge à explicação...

portanto, para mim, isso já está evidente ha muito tempo: militantes do Ateísmo (ou de todos os "ismos", isto é, classes/classificações, ideologias/religiões...) caem na armadilha da própria racionalidade, e se tornam aquilo que repudiam... assim como crentes se tornam pecadores...
afinal, como diria Jean Baudrillard, "c'est la réversibilité" - "é a REVERSIBILIDADE"
Fernando disse…
Anônimo 19:12 Existem Cristãos e Cristãos. Cristãos, e Cristãos tipo Apostólico Romano. O segundo grupo foi responsável pelas maiores atrocidades em nome de Deus. A história não me deixa mentir. Isto está provado no fato de o papa viver pedindo perdão aos descendentes das suas vítimas. O pedido de perdão seria válido se ouvesse uma mudança de atitudes da parte desta "igreja". Mas não é o que vemos, ela permanece a mesma, continua enganando o povo em nome de Deus. Como exemplo temos que ela não satisfeita com as imagens de Jesus,Maria e todos santos, tiveram a audácia de esculpirem uma imagem do Deus todo poderoso em forma de um ancião, ignorando as advertências de romanos 1. No livro do Apocalipse 18:1 em diante. Temos uma descrição de como será o seu fim. De uma olhada.
Anônimo disse…
Fernando,você quer isentar os protestantes porém,os protestantes,assim como os católicos apostólicos romanos,também praticaram atrocidades!
Fernando disse…
Se o que você coloca é verdade, Te garanto que estes ditos "protestantes" não eram Cristãos, como dizem com "C" maiúsculo. Disse Jesus:("Conheço a tua tribulação e a tua pobreza(mas tu és rico), e a blasfêmia dos que SE DIZEM ser judeus, e não o são, PORÉM SÃO DA SINAGOGA DE SATANÁS" Apocalipse 2:9.) Pelo fruto se conhece a árvore. Não pode a árvore boa dar mau fruto.
Fernando disse…
Correção: Sobre o fim da grande meretriz(Igreja Apostólica Romana). Está em Apocalipse cap. 17 e 18.
Anônimo disse…
Eram cristão de verdade sim!!!Não eram muçulmanos nem budistas ou cabalísticos!!!
Anônimo disse…
Protestantes e católicos cristãos farinhas do mesmo SACO ou bananas do mesmo CACHO
Fernando disse…
Anônimo 21:54. É esse seu argumento? Homem tem que ser com "H" maiúsculo. Não é a máxima? Então Cristão de verdade não é qualquer um.
Anônimo disse…
Fernando, desconfio que você é Fernanda.Vai escrever tanta abobrinha lá na Coreia do Norte!!
Anônimo disse…
Não adianta a religião protestante é filial da católica.Fernando,toda sua conversa não tem base.
Gustavo disse…
Todo esse assunto é muito fácil de se finalizar.

Deus é perfeição.
o Homem não. o Homem erra, peca, se não ele seria Deus.
A bíblia e a religião foram criadas pelo Homem. Suas regras, sua denominações, suas cartas, tudo foi feito pelo homem.

Portanto: Tudo que é criado pelo homem pode ser um erro, afinal ele pode errar, ou seja, nem a bíblia nem a religião estão impunes do erro.

Se elas podem errar tbm, pq seguir fanaticamente algo que sabemos que pode (e a historia prova que está) errada?!?!

Parem de ouvir os homens(incluo nisso pastores, padres e outros representantes) que dizem ter a verdade máxima, afinal ninguem conhece o futuro!
lAURA disse…
Eu li o livro "O que Jesus disse, o que Jesus não disse de Bart Ehrman citado acima e é um tapa na cara mesmo !!! Uma das maiores mentiras é a do quase apedrejamento da mulher adúltera, que foi inventada !!!! LIVRO BOM DEMAISSSSSSSSSSSSS
Guto Marques disse…
Gente deixa de bobeira os argumentos desse estudioso, não afirma que a Bíblia seja falsa,mas que o nome dado aos livros da Bíblia, não corresponda a seu autor .

Primeiro , quem planejou a existência da Bíblia e quem ordenou que ela fosse criada e quem ordenou que cada servo e filho a copilasse, Deus ou os homens de fé, é claro que foi Deus.

O fato do Pentateuco ser denominado livro de Moises,não o torna o autor desses livros e sim apenas um homem ordenado por Deus a escrever suas leis,só pelo fato de falarem a realidade de que Moises nasceu muito depois de Genesis , não o tira da posição de um escritor biblico, note que Genesis é um livro narrado e não um livro dissertado pelas próprias experiências de Moises.

Sendo Moises ou não totalmente escritor presencial de todo Pentateuco, não torna o pentateuco invalido , assim também para os livros biblicos que possuem o nome respectivos de seus autores como Mateus, Marcos , lucas , como os livros atribuidos a Paulo até o apostolo João com Apocalipse.

O que torna a Bíblia santa , sagrada e infalível como palavra de Deus , não são os nomes dos verdadeiros escritores narrativos e dissertativos de seus textos como os servos de Deus hebreus, judeus e cristãos que a escreveram, mas quem ordenou que a escrevesse para pregar a diferença e semelhança do caráter do criador e pai celestial de suas criaturas e filhos espirituais, a diferença do bem e do mal, a salvação pela antiga e nova aliança etc,claro que quem ordenou a criação da Bíblia foi Deus.

A maior prova da Infabilidade da Bíblia se nota na profecia de Jesus Cristo no velho testamento feita através do sacrificio de cordeiros e praticada no novo testamento através de seu nascimento,ministério,crucificação , morte e ressurreição.

Todo esse cumprimento de profecias sobre Jesus Cristo no velho é feita no novo testamento,pois nos garante a vida eterna através apenas na fé em Jesus Cristo .

Nós Cristãos não devemos acreditar em mentiras de teólogos que dizem ser cristãos e dizem que a Bíblia é a palavra de Deus,mas que na pratica teológica e social pregam que ela fala a mentira.

Pois leem e pregam textos biblicos isolados e fazem doutrinas deles.

Confunde autoria divina da Bíblia com escritores da Bíblia.

Só quem cria algo é criador ou autor de um livro, o criador possui domínio e poder sobre o livro, em se tratando da Bíblia que foi criada por Deus e não por homens,o domínio e poder total, nunca parcial sobre a Bíblia é de Deus e nunca do homem.

Escritor pode ser ou não o autor de uma obra , no caso da Bíblia , os seus escritores foram ordenados por Deus para escrever a Bíblia, ou seja escritores da Bíblia são apenas copistas da mensagem que a doutrina divina queria que fosse enviado ao homem.

Mesmo considerando a cultura diferente de cada homem da Bíblia, ordenado por Deus a escreve-la, eles estavam cativos a sua total autoridade,sem autorização divina para tirar ou colocar qualquer outra doutrina.
Guto Marques disse…
Peço desculpa publicamente em colocar a palavra bobeira em minha dissertação sobre o tema polêmico,minha intenção não foi para ofender ninguém mas fiquei chateado com a mentira que colocam contra a infabilidade da Bíblia pois ela é a palavra de Deus, pois Deus nunca erra.

Pois muitos querem distorce a verdade de Deus e não consigo aceitar que milhões de pessoas sejam cegadas por pessoas e espíritos mentirosos , que querem leva-las ao inferno.

Pois a minha missão é pregar o evangelho de Cristo, que conduz a salvação e não o evangelho da mentira , que conduz a perdição.

Peço á Deus , todos os dias, que os irmãos verdadeiros na fé continuam no caminho da salvação e que muitos dos ímpios aceitem verdadeiramente a Jesus Cristo ,como senhor e salvador.
Anônimo disse…
Guto Marques...

O teu zelo como de outros pela religião não te deixa ver a verdade.

Por isso todo o teu argumento é com base na religião e no acreditar que deus existe.

O teu argumento não é baseado na lógica e na razão como na verdade como a conhecemos hoje.
Anônimo disse…
E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ
JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NINGUÉM VAI ENTRAR NO CÉU SE NÃO RECONHECER O PODER SALVIFICO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.GENTE JESUS ESTÁ VOLTANDO O MUNDO NOS OFERCE VÁRIOS CAMINHO PORÉM DEUS SÓ OFERECE DOIS CÉU E INFERNO.PASMEM ELES EXISTEM EM NOME DE JESUS SE DEEM A OPORTUNIDADE DE CONHECER O AMOR DE DEUS PORQUE DEUS É AMOR
Anônimo disse…
Omelhor comentario até aqui
Anônimo disse…
Deus errou em fazer o homem, por isso se arrependeu e mandou o dilúvio.
Marcos Luã disse…
Interessante que sempre vem esse mesmo pedido "com sinceridade, verdade e interpretação honesta", só que mesmo que eu faça desta forma e veja diferente, os crentes "sempre a luz da bíblia" vão dizer que eu entendi errado, inclusive porque tem que ter a inspiração divina pra ler, ou seja só tem uma leitura, as outras não são com sinceridade, verdade e não foram honestamente interpretadas.
Acho que você deveria considerar as implicações dessa condição. Sinceridade, verdade e honestidade são por demais subjetivas para servir de parâmetro para uma interpretação (mais uma vez subjetiva). O que você deveria propor é um método razoável para ser consenso, aí sim a gente poderia segui-lo. Assim a gente pode chegar num nível mínimo de objetividade para uma interpretação, digamos, "segura".
Marcos Luã disse…
Na verdade, o conteúdo importa muito, mas você escolhe aquele conteúdo que lhe parece melhor. A Bíblia não é escrita da forma como as citações que você usa faz parecer. Você sempre seleciona parte legais, que falam de amor, de compreensão. Porque você não cita:
"Escravos, obedecei em tudo aos vossos senhores terrenos, não só sob o seu olhar, como se os servísseis para agradar aos homens, mas com simplicidade de coração, por temor de Deus".
- Colossenses 3:22
"As mulheres devem ficar caladas nas assembléias de todas as igrejas dos santos, pois devem estar submissas, como diz a lei."
- I Coríntios 14:34
ETC.
Porque não convém, eu presumo.
Além disso, você vai me dizer que eu não estou interpretando com sinceridade, verdade e honestidade. Mas estou sim, queira você ou não. Essas passagens não podem ser mais claras, não são parábolas, são ordens, "assim está escrito".
Marcos Luã disse…
Tudo está determinado. E o livre-arbítrio????
Pô, pelo menos se decidam. É tudo determinado ou tem livre-arbítrio?????
Marcos Luã disse…
Quer dizer que a culpa agora é dos Cristãos Apostólicos Romanos. Tá bom.
E as atrocidades cometidas pelos "puritanos" (diga-se não católicos romanos) no território onde hoje são os Estados Unidos contra as populações originais??? A diferença é que os puritanos não pedem perdão, porque eles não querem popularidade mundial, o papa quer, já que a igreja dele é imensa.
"A História não me deixa mentir".
Anônimo disse…
Somente uma coisa para o autor do texto concordo que fanatismo de qualquer espécie é doentio. Acredito que em um país como o Brasil onde 92% da população participa de alguma religião, quase todos os ateus possuem alguém que ame que acredita em algum conto de fadas e suponho que esse ateus não queira que essas pessoas sejam perseguidas por uma ditadura anti religião como na URSS. E sobre a questão de usar a ciência para estudar profundamente a bíblia eu discordo, pois ela é somente um conjuntos de mentiras e contos de fadas doentios e violentos, não é necessário ler toda a bíblia para saber que ela é uma farsa muito menos gastar um tempo de vida precioso para ter 1000% de certeza que ela é mentira 100% já é o suficiente. Em vez de estudar ciência para desmentir mitos criados pelas religiões as pessoas devem gastar esse tempo para aprender física, química ou qualquer outra área da ciência. E depois de aprender e se possível se especializar adicionar algo novo para o conhecimento coletivo da humanidade. Pois se cada geração tiver que provar e achar as evidencias por si mesmo que o deus de abraão ,zeus, odin e todos a divindades não existem o conhecimento nunca iria para frente.
Anônimo disse…
Pouco importa quem escreve um argumento, é falácia apelar a autoridade do autor.
Importa o argumento sustentar-se por si.
Porém não é o caso da bíblia. Seus argumentos são falhos, contraditórios, odiosas e hediondos.
E enfim com o reconhecimento dos religiosos da incapacidade de uma autoria divina, então estes mesmos textos odiosos bíblicos não tem motivo de serem aceitos.
Horus disse…
Também concordo. Ao menos está levando a informação ao alcance do público leigo. E realmente, dizer que alguém é "fanático agnóstico" é um despautério. Como pode alguém ser fanático pela dúvida da existência de Deus(es)?
Anônimo disse…
sim tudo bem se quer pregar sua religiao que pregue,agora tenham educaçao e sejam menos irritantes quando pregarem em onibus lotado,em locais com uma grande concentraçao de gente(parada de onibus).....,ninguem,NINGUEM é obrigado a ouvir suas palavras repetidas da biblia,quem quiser saber do que estar escrito na biblia que leia em silençio ou apenas que der os seus papeizinhos com passagens biblicas,ja basta ter que aturar os que ouvem musicas no celular sem o fone de ouvido.

conheço um que todo dia no onibus entra gritando,cuspindo no povo,com uma aparencia de nervoso,e o pior que ele ainda passa pelas pessoas e fica olhando querendo pergunta algo,que por sinal perguntou a mim se eu tinha
religiao dai disse para que? nao presciso de biblia,igreja...para acreditar em deus,ai foi que ele ficou nervoso começou a gritar mais ainda.

eu nao iria perder meu tempo descutindo com um fanatico como ele,dai peguei o meu fone de ouvido coloquei uma musica e pronto.
toda vez que ele me ver fica olhando com uma expressao de raiva kkkkkkk

deus é o diabo sao nomes dados para diferenciar o bem e o mal,mais é apenas um estado de espirito.

um forte abraço para o paulo lopes e a todos!

muita paz para todos!
César Moura disse…
"Deus é perfeiçao"....Também concordo plenamente! E' muito facil algo que nao existe ser perfeito: por definiçao, o inexistente nao é visivel, nao morre (nem vive), nao erra (tampouco acerta), etc. Ele é, pois, inimputavel de todos os males. Minha pergunta é somente: essa perfeiçao toda serve para que?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor