Pular para o conteúdo principal

França vai proibir orações nas ruas de Paris e Marselha

Muçulmanos oram em rua de Marselha
Cinco dias após ter entrado em vigor na Franca a Lei da Burca, que multa as mulheres que cobrirem o rosto em público, o ministro do Interior, Claude Guéant, anunciou a proibição das orações de qualquer credo nas ruas de Paris e Marselha, a exemplo do que já vigora em Nice.

Antes de anunciar a decisão, o ministro comunicou-a a líderes religiosos do país.

Guéant informou que a medida faz parte de um conjunto de outras que serão anunciadas para reafirmar o caráter laico da sociedade francesa.

Entre as novas medidas ainda em estudos, está a elaboração de um código de laicidade e liberdade religiosa que será aplicado em repartições públicas, incluindo as escolas.

Por esse código, as repartições não poderão ostentar nenhum símbolo religioso nem discriminar funcionários por causa de seu credo. Os menus religiosos de bares e restaurantes também poderão ser proibidos.

Líderes muçulmanos estão criticando o “pacote da laicidade” com o argumento de que o objetivo dele é  atingir sobretudo as práticas religiosas do islã. Os muçulmanos oram cinco vezes por dia, estejam onde estiverem, prostrando-se em direção a Meca.

Guéant afirmou, contudo, que a liberdade de culto permanece garantida. Ele prometeu criar uma “comissão da liberdade religiosa”, cujos integrantes seriam eleitos pela população. Caberia a essa comissão, por exemplo, fiscalizar o abate de animais de acordo com cada um dos ritos.

As medidas de reforço à secularidade devem estimular ainda mais o debate sobre a influência das religiões no Estado francês, com repercussão em toda a Europa. 

Com informação e foto do jornal espanhol Publico, entre outros sites. 

por Eugênio Bucci em abril de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Eu acho muito errado as autoridades tenderem ao ateísmo proibindo qualquer explecão religiosa.O que vai contra a liberdade de espleção e credo.
Somente aqueles que não seguem a nada têm total liberdade de não seguirem nada e permutarem sua fé de que não existe nada superior. Os únicos que saem ilesos são os ateus que continuam com sua total liberdade de ensinarem de que não existe nada superior. O que é muito complicado, pois teorias como o criacionismo cientifico são proibidas de serem ensinadas nas escolas por pessoas preconceituosas por possuírem a falsa ideologia de ‘’religiosas’’ mas se esquecem da palavra cientifico. Em contra partida evolucionismo é ensinado sem nenhum tipo de oposição por possuir uma falsa ideologia de ser ‘’politicamente correto’’ ou ‘’cientifico’’.
Isso não é laicismo pitica nenhuma. É antirreligiosidade já. É ateocracia, igual aos países do chamado socialismo real (o verdadeiro comunismo nunca existiu na prática). Ironicamente uma ateocracia de extrema-direita.

Eu sou ateu com orgulho, mas repudio qualquer iniciativa que vise tolher a liberdade religiosa das pessoas. Se é pra elas se tornarem irreligiosas e livres-pensadoras um dia, que seja por força própria, por influência da Ciência e da Filosofia, nunca por força de leis proibicionistas, restritivas e repressoras da religiosidade.
Anônimo disse…
Meu querido e amado irmão devemos entender que sem a liberdade de religião principalmente a Cristã que prega o Amor não existe padrões de certo e errado e dessa maneira tudo é permitido, legalizado e licito o que faz com que a própria sociedade se destrua por não possuir padrões morais.

Mateus 22-36 a 40
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

E agora o que devemos fazer? Entender qual é o padrão de Deus para o amor e como devemos amar a Deus e ao próximo e praticar. Só que isso só podemos fazer pelo conhecimento das escrituras.
Anônimo disse…
Mais imbecis que confundem ateismo com laicismo.
E mais, liberdades religiosas não devem sobrepor preceitos democráticos. Tá mais que certo proibir certas práticas.
Anônimo disse…
Será que o mundo sem religião seria canibal? Seria o caos? A criminalidade aumentaria? Foi justamente para responder a perguntas como essas de forma racional, que o professor de sociologia Phil Zuckerman, ficou morando uns tempos na Dinamarca e na Suécia, dois dos países mais irreligiosos do mundo. http://www.paulopes.com.br/2009/01/pases-menos-religiosos-so-mais-justos.html
http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_entrevistas&Itemid=29&task=entrevista&id=18992
http://tvig.ig.com.br/176930/o-que-faz-os-dinamarqueses-tao-felizes-.htm
Wilson Kessler disse…
Abaixo o fanatismo religioso! As pessoas não podem mais suportar esta afronta de fanáticos religiosos de bunda prá cima rezando em qualquer lugar,várias horas do dia.No Brasil são as quadrilhas evangélicas que travestidas de igreja compram espaço nas emissoras de TV para pregar as mentiras do cassino da fé.O direito que um imbecil quer ter de fazer show público da sua crença é o mesmo que eu tenho de circular pelas ruas sem ouvir orações,muito menos loucos de cú prá cima orando.
Anônimo disse…
vamos trazer esse ministro para o Brasil
Anônimo disse…
http://www.paulopes.com.br/2009/01/pases-menos-religiosos-so-mais-justos.html

Que tipo de principios são seguidos nestes paises?
Justiça e liberdade. Não são principios cristãos só que seguidos por pessoas não cristãs.
Devese levar em consideração que nem todas as religioes estão certas e que nem todos os cristãos são cristãos pois não seguem a cristo.
Essas sociedades podem não ser cristãs hoje, mas firmaram seus fundamentos no cristianismo e graças a isso são o que são hoje.

Ou você quer me dizer que o segundo grande mandamento está errado.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Este tipo de principio foi intendido e seguido por esse tipo de sociedade não de forma plena como os verdadeiros cristãos, mas de uma forma singular de interpretar é praticar.
Essas sociedades podem ser justas socialmente, mas não possuem uma razão para o viver que é Cristo por isso possuem as maiores taxas de infanticidio do mundo.A prefeição não gera contentamento ao coração do homem.

Viva a falta de liberdade viva a esse ministro.
ipip ura.
hahahaha
Anônimo disse…
Ei não vamos só nos defender não.

1° não existe um estado laico sempre tenderá para algum lado.como esse saite que tras temas em sua maioria contrarios a religião principalmente cristã com textos altamente ofensivos.E atacando a ''religião'' demontra não ser Estado laico privilegiando as pessoas que não creem.E atacando ainda por cima a liberdade de expleção.
E em segundo vamos falar de todas as sociedades atéias ou só das boazinhas em amigo.
Se esqueceu da Alemanha Nazista onde pastores e padres foram expulsos, presos ou até mesmo mortos.E que para a existencia de Hitler é nescessário a crença no evolucionismo. Hitler pensava consigo vou ajudar a natureza matando todos os doentes, judeus e todos que não tiverem o sangue Alemão que são os mais evoluidos.Ou podemos falar tambem de URSS com Stalen etc.
Anônimo disse…
O que todo mundo sabe é que tanto cristãos católicos quanto protestantes ajudaram a Hitler na sua eugenia.
Anônimo disse…
"Justiça e liberdade. Não são principios cristãos só que seguidos por pessoas não cristãs."

Percebe-se que tipo de justiça e liberdade cristã você fala por esse versículos:

Quanto aos meus inimigos, esses que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e degolai-os em minha presença. (Mt 25,27)

Não pensem que eu vim trazer paz ao mundo. Não vim trazer a paz, mas a espada. (Mt 10,34)

As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E se querem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos, porque é vergonhoso para uma mulher o falar na igreja. (1 Coríntios 14:34-35)

Agora percebo a liberdade...
Anônimo disse…
Ótima opinião.Usa o próprio texto bíblico para mostrar que o objetivo da religião é mesmo oprimir,perseguir,dominar,satanizar pessoas e os opostos a ela e mesmo ¨guerrear¨contra todos.
Unknown disse…
“Aprender a não fazer ao outro o que não quer que lhe façam indica formação para autonomia, valorizando a alteridade-cerne da educação. Na escola, o respeito aos outros não pode ser amparado em divindade, mesmo para quem creia". Roseli Fischmann – http://www.paulopes.com.br/2011/03/na-escola-o-respeito-aos-outros-nao.html - A autora se referiu a escola, mas esse pensamento serve para qualquer ocasião em que nos encontramos na sociedade. Porque pensar que o respeito ao próximo só é possível através de religião, pois se é justamente as religiões quem mais discriminam as pessoas.
Anônimo disse…
PELA LIBERDADE DE EDUCAÇÃO, para que não haja mais quem diga "liberdade de expleção" e de credo.
Ou PELA LIBERDADE DA SAÚDE, se for o caso de dislexia comprovada da fala, como o Cebolinha.
LIBERDADE RELIGIOSA NÃO É O ESTADO APOIAR A RELIGIÃO como os religiosos erroneamente pretendem, nem impor o ateísmo, como pela má-fé e ignorância acusam o chamado Estado laico de fazê-lo. Aliás o ESTADO JÁ É LAICO EM SEUS PRESSUPOSTOS. E fundamentalmente laico. LIBERDADE RELIGIOSA É JUSTAMENTE O ESTADO NÃO TER RELIGIÃO NENHUMA PRA DEFENDER A LIBERDADE DE TODAS. E impor limites aos seus anseios expansionistas, que ultrapassam as fronteiras da consciência, do foro íntimo e QUEREM DOMINAR OS ESPAÇOS PÚBLICOS. Aqui no Brasil é comum encherem as praças com Estátuas de Cristos e Nossas Senhoras, rezas do terço, circulos de orações, pregações histéricas, poluição sonora, invasões do espaço comum e a privacidade e a liberdade desrespeitadas.
Anônimo disse…
Estão colocando a religião no seu devido lugar: na casa das pessoas, nos templos e nos livros de mitologia.
Anônimo disse…
O direito que um imbecil quer ter de fazer show público da sua crença é o mesmo que eu tenho de circular pelas ruas sem ouvir orações,muito menos loucos de cú prá cima orando. [2]
Yaokee777 disse…
Até que enfim alguem esta fazendo algo para melhorar o mundo, ja era hora.
Anônimo disse…
Pois é.

Será que a França vai avançar mais um pouco e proibir também as paradas de orgulho gay, onde se faz proselitismo e se prega o culto aos deuses Ânus, Pirocus e outros?

Os adoradores do homossexualismo também deveriam restringir sua crença e adoração a suas casas e templos (boates, saunas) e não perturbar a ordem pública, nem utilizar os meios de comunicação e o Estado para impor seus "valores" e crenças, certo?

Estado laico!
Anônimo disse…
Para os fundamentalistas de plantão, tanto os daqui, quanto os de lá, a crise é religiosa. Compreensível, em se tratando de gente que por doar todo seu dinheiro às Igrejas, comumente nunca sai do seu próprio país, só conhece o mundo através das imagens midiáticas, não lê, não viaja. A xenofobia, o horror ao diferente, a aversão ao estranho - marca do fascismo midiático e político, com que impõem os Estados totalitários contemporâneos, seu uniformismo da identidade e a ditadura da homogeneidade, características das sociedades globalizadas atuais - ; não se estribam contudo como creem ingenuamente os simplórios crentes, nem em causas éticas, tampouco religiosas, mas eminentemente econômicas. A crise é financeira, a Europa está falida; só quem vê apenas o que mostra a mídia, não sabe disso! Vista pela ótica dos fundamentalistas, a necessidade mais do que urgente, de se expulsar dali os infiéis terroristas, seria a de que Alá não é um deus que se aplaque com orações, nem ofertas financeiras, mas bombas e atentados; enquanto o deus cristão seria mais propenso ao perdão , sobretudo das dívidas e dos devedores...não sobraria espaço pra nenhum dos crentes obviamente, e portanto, porque o problema e a solução é o dinheiro. Que Alá proteja pois seus fiéis, e Deus salve a Rainha, e a Europa!
Anônimo disse…
Com essa proibição babaca, a França prova, mais uma vez, que os ideais de democracia, liberdade, igualdade e fraternidade lá são apenas velhas lembranças de um tempo que não existe mais.

Agora é ditadura laicista mesmo, como os comunas e materialistas sempre sonharam.

Mas os trouxas de cá batem palmas.
Anônimo disse…
Com essa proibição babaca, a França prova, mais uma vez, que os ideais de democracia, liberdade, igualdade e fraternidade lá são apenas velhas lembranças de um tempo que não existe mais.

Agora é ditadura laicista mesmo, como os comunas e materialistas sempre sonharam.

Mas os trouxas de cá batem palmas.

Parabens.
Anônimo disse…
A humanidade acaba com a religião ou a religião acaba com a humanidade.

A expressão da religiosidade individual deve ser absolutamente privada, jamais em público.

Se religião fosse um produto de alguma utiliade ninguém precisaria fazer propaganda. O excesso de propaganda é muito suspeito.
Anônimo disse…
Religião fede a sangue.
Anônimo disse…
Está correto, pois os católicos poderiam lotar praças com missas e os umbandistas com despachos.Seria uma merda total.
Anônimo disse…
alguem tenm que parar os muçulmanos antes que eles dominem o mundo.
Rafhaelbass disse…
Saudades da França
Anônimo disse…
Não existe criacionismo científico, criacionismo é dogma religioso, não é falseável. Qualquer coisa científica, necessariamente, deve ser falseável.
Anônimo disse…
Dentro da sua lógica, o Japão, um país de 98% de não cristãos, deveria ser um país barbárico. Pois lá as taxas de vilência são 10 vezes menores que aqui.
Ivan disse…
A religião no Japão é influenciada pelo Xintoísmo (51,3%), o Budismo (38,3%), e outras (10,2%).
Muitos japoneses consideram-se tanto xintoístas quanto budistas, o que explica o fato de as duas religiões terem, somadas, aproximadamente 194 milhões de membros (dados de 1996), ou seja, mais do que a população total do Japão, de cerca de 127 milhões de pessoas. Nos sentimentos religiosos da maioria dos japonesas, o Xintoísmo e o Budismo coexistem pacificamente. Para a maioria da população, filiação religiosa não significa freqüência e adoração regulares. A maioria das pessoas visitam os santuários xintoístas (jinja) e templos budistas (oterá) como parte dos eventos anuais e rituais de passagem dos indivíduos.

O Cristianismo chegou em 1549 no Japão, com São Francisco Xavier.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_no_Jap%C3%A3o
Mateus Brum disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes