Pular para o conteúdo principal

Assassino confesso de Eloá é condenado a 98 anos de prisão

com atualização em 16 de fevereiro de 2012

da Folha de S.Paulo

Lindenberg foi tido 
como frio, egoísta e vaidoso
Frio, egoísta e vaidoso. Assim a juíza Milena Dias classificou o motoboy Lindemberg Alves Fernandes, 25, momentos antes de anunciar a pena: 98 anos e dez meses de prisão.

Assassino confesso da ex-namorada Eloá Pimentel, 15, ele foi condenado por todos os crimes dos quais foi acusado: homicídio, tentativas de homicídio, cárcere privado e disparo de arma de fogo.

O caso ocorreu em 2008 no apartamento da vítima, em Santo André, no Grande ABC.

A pena só não superou cem anos porque houve atenuantes: Lindemberg era réu primário e confessou o crime. Ele ficará, no máximo, 30 anos na prisão, conforme a lei brasileira. Três já foram cumpridos.

O resultado foi divulgado ontem após quatro dias de um julgamento marcado por críticas à polícia e à imprensa e por intensos bate-bocas.

A advogada Ana Lúcia Assad disse que vai pedir a anulação do julgamento. Para ela, como todos os crimes aconteceram dentro de só um contexto, a pena de homicídio poderia ser mantida, mas as outras deveriam ter sido atenua-das com base no fato de ter havido "crime continuado".

Além de ver seu cliente condenado a quase cem anos, a advogada pode ter problemas por causa de sua atuação. No segundo dia de julgamento, ela mandou, em certo momento, a juíza voltar a estudar. A magistrada quer um processo por injúria e difamação.

No último dia de júri, a promotora Daniela Hashimoto tentou demonstrar que o réu premeditou o crime: comprou arma, manteve pessoas em cárcere privado e atirou para matar Eloá, Nayara Rodrigues da Silva e um PM com quem fazia a negociação.

Tudo isso porque considerava Eloá um "objeto" e não aceitava o final do namoro, de acordo com a promotora.

Já a defesa sustentou a tese de que a morte foi acidental. Ele teria atirado porque se assustou com a invasão policial. Ela também enfatizou que parte da imprensa e dos policiais eram corresponsáveis pelo desfecho trágico do crime. "Juridicamente, eu não posso colocá-los sentados ao lado dele. Mas, moralmente, posso", afirmou.

Foi o ponto alto da argumentação da advogada, que usou o debate para se defender de críticas que disse ter recebido da acusação e da mídia. Ela afirmou ter sido retratada como "burra" e "louca".

A promotora usou recursos dramáticos, gesticulando com a arma do crime, descarregada, em suas mãos.

Ao descrever o instante do crime, puxou o gatilho, simulando os tiros dados pelo réu durante a invasão policial.

A cena provocou reação na plateia, incluindo Ana Cristina Pimentel, mãe de Eloá, que chorou.


Eloá na janela do apartamento onde foi mantida refém

Cronologia

13 de outubro de 2008, segunda
13h30: Lindermberg invade apartamento onde estavam Eloá, Nayara, Iago e Victor
17h: Lindemberg agride Eloá após ela ter recebido mensagem de uma rapaz pelo celular. Iago e Victor também são agredidos.
20h: polícia cerca o apartamento. Lindemberg dá dois tiros.
21h15: Um dos garotos é libertado pelo seqüestrador.
23h: Segundo garoto é libertado.

14, terça
Durante o dia, reféns e seqüestrador aparecem na janela
17h: Polícia corta a eletricidade; rapaz suspende diálogo
22h10: Polícia religa eletricidade a pedido de Lindemberg, que retoma negociação
22h50: Rapaz liberta Nayara
23h: Negociações são interrompidas.

15, quarta
Negociações são retomadas
12h15: Eloá aparece na janela é diz: "Minha vida agora está nas mãos da polícia".
11h35: Nayara presta depoimento à polícia
14h: Lindemberg diz que vai se entregar
15h: Lindemberg dá entrevista à Rede TV!, a Sônia Abrão

16, quinta
8h50: por exigência do seqüestrador, Nayara volta para o apartamento.
Tarde: as negociações são suspensas.
Noite: Luciano Vieira da Silva, pai de Nayara, é expulso do QG da PM. Ele disse não ter autorizado a volta da filha.

17, sexta
15h30: Pela janela, amarrado a um lençol, é entregue a Lindemberg documento da promotoria garantindo sua integridade física. O rapaz temia ser morto
18h08: Polícia invade o apartamento. Lindemberg dá tiro em Eloá e Nayara.
18h17: As duas são levadas para o hospital. Eloá já estava inconsciente
19h30: Começa a operação para extrair uma bala da nunca. Antes, o Palácio dos Bandeirantes chegou a anunciar a morte dela. Nayara também é levada para mesa de operação. Ela não corre risco de morte.

18, sábado
17h: Médicos anunciam que a coma de Eloá é irreversível
23h30: Anunciada a morte cerebral de Eloá.
2h: Detentos reclamam da presença de Lindemberg na CDP de Pinheiros; o rapaz é colocado numa cela isolada.

Com informação das TVs, portais e arquivo deste blog.

Mãe de Eloá perdoa Lindemberg, mas quer justiça.
21 de outubro de 2008

Caso Eloá Pimentel.

Comentários

Anônimo disse…
foi lamentavel a atuaçao da policia neste evento mostrou uma total falta de preparo que infelismente acabou com a morte de uma jovem inocente com toda a vida pela frente , tomara que ao menos tenha servido para que no futuro nao ocorra mais erros como este , lamentavel.........
Analista Man disse…
As emoções, tais como o amor levam o sujeito a ter ciúmes da namorada, aí o sujeito não consegue raciocinar direito e acaba agindo pela emoção. Depois que o sujeito vê o resultado de suas ações, ele vai começa a raciocinar.
Fernando disse…
O amor é nunca desrespeitar. Sempre respeitar é a base de um relacionamento sadio.
Analista Man disse…
Sansão por causa do amor à Dalida, revelou o segredo da força, desobedecendo a Deus. Salomão por amor a muitas mulheres estrangeiras, não seguiu completamente o Senhor, como o seu pai Davi.
Estudante Bíblico Constitucional disse…
De que adianta o réu receber 98 anos de prisão já que no máximo ele cumprirá 30?
Anônimo disse…
Ele teve 4 dias para pensar. Mas a índole do mau prevaleceu. recebeu a justa punição.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...