Pular para o conteúdo principal

Gal chama seus conterrâneos baianos de preguiçosos


“Como na Bahia as pessoas são preguiçosas!”, escreveu no Twitter a Gal Costa (foto). “O técnico do ar-condicionado não pôde terminar o trabalho porque está com dor de cabeça. Essa é a Bahia!!!”

As afirmações da cantora provocaram fortes reações no microblog por parte de pessoas que a acusaram de “racista”, “preconceituosa”, etc.

Gal se defendeu com o argumento de que, afinal, sabe o que diz, ela é baiana e morou 23 anos no Rio de Janeiro e pode comparar. “Não é racismo, meu filho”, respondeu a um dos críticos. “Tem gente mais preguiçosa em cidades que tem mar.”

As declarações da cantora foram publicadas no Correio, o mais importante jornal da Bahia, e o episódio virou uma bola de neve.

Por precaução, Gal, irritada, anunciou a sua saída do microblog: "Gente, chega! Acabou o assunto da preguiça. Não se pode falar nada aqui, que tudo vira polêmica. Sou baiana e falo porque posso. Vou sair. Tomei a decisão de ficar distante do Twitter porque não aguento a intolerância das pessoas e a grosseria. Tchau.”

Até então, a mais recente polêmica no Twitter envolvendo acusações de racismo foi deflagrada por uma estudante de direito, a paulista Mayara Petruso. Chateada com a eleição da Dilma Rousseff à Presidência por causa – acreditava ela – dos votos dos Estados do Nordeste, escreveu no dia 31 de outubro: “Nordestino não é gente, faça uma favor a SP, mate um nordestino afogado”.

Com informação do Twitter.

Professor universitário baiano afirma que o baiano é burro
maio de 2008

Caso Mayara Petruso.    Celebridades.

Comentários

Anônimo disse…
“No stress”

Com base nos contatos com o povo, nas diversas vezes que freqüentei o litoral do sul da Bahia, posso afirmar, sem cometer um grande equívoco, que os nativos possuem um relógio interno onde o tempo avança noutra dimensão, diferente da que estamos acostumados, ou seja; muito, muito lentamente.

Acho que o sol escaldante contribui para aquela irritante preguiça que, talvez, possa ser a atitude sábia para encarar a vida.

Somos massacrados pelo nosso cotidiano recheado de compromissos, prazos, correria e responsabilidade com solicitação de blindagem politicamente correta e, oprimidos e deprimidos, somos consumidos pelas drogas com as quais a medicina nos mata com a lentidão reprovada nos baianos.

Qual é o sentido de nos submetermos, impassivelmente, a intensidade das cobranças do nosso cotidiano?

“Deixe a vida me levar”
Anônimo disse…
Ruim de serviço

Fabrício, jovem eletricista mineiro, foi contratado durante a construção da nova faculdade instalada na região de Cabrália, na Bahia. Em dois meses, trabalhando sozinho, terminou uma ala enquanto a outra, contando com cinco eletricistas baianos, não atingiu nem na metade do previsto e já sofria com diversos problemas elétricos.
Unknown disse…
Todo o nordeste conhece a fama do baiano. Não podem achar ruim de um fato comprovado.

Baiano é morto dentro das calças.
Anônimo disse…
Não é verdade. Baiano é um povo trabalhador e honestíssimo. Defender-se da exploração e subremuneração fazendo greve branca, ou corpo mole, é uma característica UNIVERSAL, das pessoas desestimuladas pela opressão que sofrem, retribuindo com indolência. Paulista enrola demais o trabalho, conversando horas e horas no MSN, fingindo que está trabalhando e pendurado nas redes sociais com aquela cara séria, e quando chega alguém muda a janela do computador e fica bem sisudo, como se nada tivesse acontecido...Brasiliense se pendura no telefone mesmo, liga pra uma repartição pública em Brasília e vê se resolve alguma coisa...Cearense é aquela fofocada, uma molecagem sem fim, o tempo inteiro "trabalhando" e dando trabalho pros outros, pra se livrarem das intermináveis chacotas e apelidos jocosos...Pernambucanos saem e dizem que vão fazer serviço externo e não voltam, peça informação a um paraibano que ele te leva para o lado oposto...Carioca é a manhã inteira, ou a tarde , dependendo do horário que mata o expediente NA PRAIA...Agora, como dizia minha avó...PAPAGAIO COME O MILHO.......PERIQUITO LEVA A FAMA.
Anônimo disse…
Não sei se a preguiça é algo inerente aos irmãos baianos,não sei. Sei que são amáveis, porque foi isso que senti nas vezes que fui à Bahia. Mas uma coisa me chamou atenção e ocorreu reiteradamente:eu dizia "Bom dia", "Boa tarde" e não ouvi uma vez sequer uma resposta completa...era sempre "Bom...", quase cansado, morrendo na praia.Preguiça ou sabedoria?Sei lá,talvez pensassem:"Esta loira tá a fim de saber se o dia tá bom ou não,então eu não serei repetitivo,vou ao que interessa...digo bom e tá respondido". Ou era pura preguiça mesmo.Sei lá.
Gal, e qualquer um, pode e deve ter a liberdade de falar de situação que ocorre no seu cotidiano.E para os que não conhecem a lei,racismo não tem nada a ver com isso, é outra coisa bem diferente.Crime de racismo diz respeito à condutas que obstam acesso a benefício,locais publicos, etc., devido a raça,cor, religião, etc.No máximo Gal cometeu uma injúria real.
Saudações,Paulo.
Ju
Anônimo disse…
Concordo. Vivo na Bahia há 11 anos e nunca vi tanta gente preguiçosa e malandra. Fazem de tudo para não trabalhar e só reclamam. Isso aqui é uma piada, repleta de vagabundos.
Anônimo disse…
Gal Costa ganhou mais um fã !
Anônimo disse…
O Sul da Bahia, com suas belas praias, é inundado de mineiros e o ritmo dos resorts é naturalmente mais lento em todo o mundo.
Anônimo disse…
A capital da malandragem sempre foi o Rio de Janeiro.
Anônimo disse…
A fama do baiano preguiçoso foi construída no Rio de Janeiro, principalmente pela Rede Globo, que sempre buscou diminuir o carnaval baiano.
Anônimo disse…
Gal Costa é baiana, trabalhadora e inteligente, exceto pelo seu comentário preconceituoso.
Anônimo disse…
uau,quanto nacionalismo.pensei que fosemos um so povo;brasileiro.mas tava enganada

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...

Médico acusado de abuso passa seu primeiro aniversário na prisão

Roger Abdelmassih (reprodução acima), médico acusado de violentar pelo menos 56 pacientes, completou hoje (3) 66 anos de idade na cela 101 do pavilhão 2 da Penitenciária de Tremembé (SP). Foi o seu primeiro aniversário no cárcere. Filho de libaneses, ele nasceu em 1943 em São João da Boa Vista, cidade paulista hoje com 84 mil habitantes que fica a 223 km da capital. Até ser preso preventivamente no dia 17 de agosto, o especialista em reprodução humana assistida tinha prestígio entre os ricos e famosos, como Roberto Carlos, Hebe Camargo, Pelé e Gugu, que compareciam a eventos promovidos por ele. Neste sábado, a companhia de Abdelmassih não é tão rica nem famosa e, agora como o próprio médico, não passaria em um teste de popularidade. Ele convive em sua cela com um acusado de tráfico de drogas, um ex-delegado, um ex-agente da Polícia Federal e um ex-investigador da Polícia Civil. Em 15 metros quadrados, os quatros dispõem de três beliches, um vaso sanitário, uma pia, um ch...