Pular para o conteúdo principal

Pressão católica tira de exposição vídeo de Cristo sob formigas

Versão resumida do vídeo

Em Washington, o National Portrait Gallery deixou de exibir um vídeo por pressão da Liga Católica dos Estados Unidos e de congressistas. Trata-se do vídeo A Fire in My Belly (fogo na minha barriga), filmado em 1987 por David Wojnarowicz, que fazia parte de uma exposição sobre sexualidade.

Dos 30 minutos das imagens, o que incomodou mais os católicos foram os 11 segundos que mostram formigas caminhando sobre uma estátua de Jesus. Para William Donohue, presidente da Liga Católica, o vídeo é ofensivo aos cristãos e faz apologia do ódio à religião.

Wojnarowicz fez o vídeo em homenagem ao seu companheiro que morreu por ter contraído o vírus da Aids. Algumas das imagens são fortes porque, com elas, o artista quis retratar o sofrimento das vítimas do HIV.

Ao final dos anos 80, ainda não existia o coquetel de medicamentos que possibilita hoje que os portadores do vírus tenham boa qualidade de vida.

Cinco anos depois, o artista também morreu em decorrência da síndrome.

Artistas criticaram os responsáveis pelo National Portrait Gallery por permitir que uma entidade religiosa ultraconservadora determine o que pode ou não ser exibido em uma exposição de arte. Em protesto, a galeria Transformer, também em Washington, está exibindo o vídeo em sua vitrine.

Victoria Reis, diretora da galeria, disse que, para ela, o vídeo não contém nenhuma blasfêmia, mas, mesmo que houvesse, seria o ponto de vista do artista e teria de ser respeitado.

“Remover o vídeo só porque alguém não gostou é censura”, disse.


Com informação das agências e da BBC Brasil.

Comentários

Anônimo disse…
ou seja nem maior nem menor, tudo esta como estava,fora isso o resto é pura sombra da realidade que se perde no obscuro do infinito que retrata quem somos, apenas um ser, quem são eles, quem somos nós? imagem!!! que se opoe a realidade, e daqui a 200 anos será que estaremos dentro deste conceito pragmático?. só nos resta reafirmar nossas metas que as vezes nos deixam confusos, todos somos confusos parece que o mundo não foi feito para normais, sou um micro ou um macro? se sou teleguiado quem me guia? quem comanda esta manipulação? perguntas, perguntas, perguntas...quem poderá responder?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Lula defende Estado laico e critica pastores que usam o púlpito como palanque

Na contramão de tendência europeia, mais da metade dos portugueses continua crente