Pular para o conteúdo principal

'Os ateus cansaram de apanhar em silêncio'



por Vera Guimarães Martins
para Folha

Morreu pagã, sem receber o batismo das ruas, a campanha publicitária contra o preconceito que a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) previa para este mês.

Com frases como "se Deus existe, tudo é permitido"; "a fé não dá respostas, só impede perguntas" e "somos todos ateus com os deuses dos outros", foi recusada em São Paulo, Salvador e Porto Alegre, as três cidades do país em que estava programada.

Aqui, como na Austrália, foi vetada pelas empresas de ônibus, que estampariam os outdoors ambulantes. Nenhuma quis meter a mão num vespeiro que envolve fé e religião.

Menos mal que a censura não tenha vindo do governo, como na Itália. Pena ter perdido a oportunidade de despertar a polêmica vivida na Inglaterra e Espanha. Sem entrar no mérito do conteúdo, a campanha poderia jogar os holofotes no postulado que prega a superioridade moral daqueles que creem em algum deus.

Estimados em 2% ou 3% da população, os ateus foram, ao longo dos tempos, uma minoria silenciosa e quase invisível. Invisibilidade conveniente, tendo em conta a inquisição sociorreligiosa que fez -e faz- da condição um insulto.

Mas a minoria descrente cansou de apanhar em silêncio.



Há dois meses, quando Frei Betto escreveu na Folha que os torturadores da ditadura eram ateus militantes, choveram protestos à ombudsman, no "Painel do Leitor", em blogs. Curioso é que os sem deus entraram no artigo como Pilatos no Credo, uma menção lateral num texto cujo intuito era atestar a religiosidade da candidata Dilma Rousseff.

O frade dominicano tentou explicar depois, em entrevistas, seu conceito de "ateu militante", mas a emenda não colou -retórica à parte, por crença ou obrigação religiosa, seu discurso só ajuda a reforçar a ladainha de que o mal é monopólio de quem não crê.

Ironicamente, é o mesmo ponto de vista do apresentador José Luís Datena, que em seu programa de TV tascou na conta do ateísmo a existência de crimes hediondos, bandidos, estupradores e assassinos. E elaborou: "Ateus são pessoas sem limites, por isso matam, cometem essas atrocidades. Pois elas acham que são seu próprio Deus".

Que duas figuras tão ideologicamente distintas comunguem o mesmo preconceito simplório revela o quanto ele está arraigado. E convém ressaltar que elas são só duas vozes do coro, mas o mantra é de uso geral e consagrado.

A campanha publicitária dos ateus e agnósticos era a chance de desafinar, levando às ruas mensagens que a maioria religiosa provavelmente encararia com desconforto ou até como ofensa pessoal. Seria no mínimo divertido assistir. Com muita sorte, poderia até ser educativo.




Porto Alegre e Salvador barram a campanha do ônibus ateu

Fanático do ateísmo aproxima-se do dogmatismo religioso, diz Folha


Comentários

juliano disse…
o ateismo vai contra práticas religiosas usadas para extorquir dinheiro (assalto através do dizimo), construções de empresas/máfias multinacionais (igrejas, templos aqui e lá fora)e é contra políticos usarem o fator "cristianismo" e usarem o poder de serem alguma coisa dentro de uma grande seita cristã para conseguirem se eleger
então pq o ateismo teria algum incentivo se é considerado inimigo da elite podre?
Anônimo disse…
Datena é um idiota, um oportunista idiota, Frei Beto pisou na bola...
Lucio Ferro disse…
O frei beto é tão idiota quanto o datena...
Anônimo disse…
onde coló cumeu, meu caõzinho coló, acabou a ração.
Anônimo disse…
Os ateus cansaram de apanhar em silêncio. Agora, vão apanhar falando...
Anônimo disse…
Ser ateu é simplesmente agir com lógica e inteligência. Não acreditar em promessas religiosas vazias sem um mínimo de base científica. Foi em nome da religião que milhares foram mortos. Não foi um ateu que jogou um avião numa torre cheia de gente! Também não foi um ateu que "visitou" Realengo! Com um passado tão macabro e tosco seria justo criticar os ateus?
Ricardo disse…
Anônimo 18:19

O regime político que mais matou pessoas no séculos XX (o comunismo) era ateu. Os homens sempre tiveram o costume de matarem uns aos outros, com Deus ou sem Deus. Eu fico admirado com a ingenuidade dos ateus alegrinhos de hoje, que acham que um mundo onde todos fossem ateus seria, automaticamente, um mundo melhor. Eles possuem a mesma mentalidade dos militantes de esquerda dos anos 70.
Anônimo disse…
Ricardo 14:38

Enquanto o Anônimo 18:19 usou um comentário de tendência moral (ainda assim, o que ele fala não é inverídico), você, utilizou-se de um comentário de excessiva carga proselitista política e popular. Na falta de uma crítica racional, culpa-se "a esquerda", "a direita", o regime x, o regime y... e tudo volta-se ao ataque pessoal. Não seria você um egocêntrico ideológico?

É. Falta mesmo aos brasileiros uma boa dose de escola, raciocínio e discernimento antes de soltarem disparates.
Anônimo disse…
Os Ateus podem ate ficar choramingando a sua descrença, mas não pode pedir a um país com religião aficial católica, que aceite os seus dizeres, e além do mais, se nao acreditam, para que ficar fazendo propaganda disso, eles acham que vão ajudar alguém assim? Eles poderiam procurar o que fazer...
Anônimo disse…
Brasil é um estado laico, é impossível que um estado laico tenha religião oficial, isso já demonstra o erro dos crentes. Aceitar os "dizeres" dos ateus é não impor religiosidades, é ser justo e a favor da liberdade de expressão e livre arbítrio, mas adivinha se religião vai querer algo assim? Claro que eles preferem discriminar/criminalizar/matar quem não aceita os dizeres absurdos deles. Nem eles aceitam seus próprios dizeres absurdos. Mas é religião, se vc tem é pq vc não tem lógica, fé é o oposto de lógica, se vc se baseia pela razão vc não tem religião pq religião não faz sentido.
RADIO DO ATEU disse…
se informa melhor antes de falar besteiras

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica