Pular para o conteúdo principal

Grã-Bretanha é do 3º mundo e marcada pelo ateísmo, diz cardeal

Às vésperas da visita do papa Bento 16 ao Reino Unido, o cardeal Walter Kasper (foto), que tem ocupado postos importantes no Vaticano, disse que a Grã-Bretanha está contaminada por “ateísmo novo e agressivo”.

Cardeal Kasper desistiu
da comitiva do papa
“Quando você pousa no aeroporo de Heathrow [em Londres], às vezes pensa  estar chegando a um país de terceiro mundo”, disse o cardeal, em uma declaração preconceituosa contra os países pobres.

Depois de ter falado à revista alemã Focus, o cardeal desistiu da comitiva do papa à Grã-Bretanha alegando problema de saúde, mas o real motivo, segundo a BBC, seria não se expor a constrangimentos, livrando-se de ser alvo das manifestações contra a visita de Bento 16.

Na entrevista, Kasper, que é alemão como o papa, revelou também ressentimento em relação aos ingleses ao citar o episódio ocorrido em 2006 da funcionária que foi proibida pela British Airway de usar um crucifixo durante o expediente de trabalho.

A BBC lembrou que a funcionária recorreu à Justiça do Trabalho e perdeu. Mesmo assim a companhia aérea britânica passou a aceitar o uso por seus funcionários de símbolos religiosos.

O cardeal admitiu, também, ser a Inglaterra um país de “grande tradição cristã”, mas o tom que predominou em sua entrevista foi de intolerância e preconceito.

Kasper chefiava até julho, no Vaticano, um departamento que pressupõe a disposição para o diálogo, o de relacionamento com outras religiões cristãs.

O Vaticano e jornais católicos, como o britânico The Tablet, tentaram minimizar a repercussão das palavras do cardeal. Um assessor do papa chegou a dizer que Kasper estava mal humorado no dia da entrevista porque sofre de gota.

Com informação das agências e da BBC Brasil.

Dawkins vai pedir a prisão do papa por crimes contra a humanidade.
abril de 2010

Papa Bento 16 no Reino Unido.        Ateísmo.

Comentários

rayssa gon disse…
mal humorado porque sofre de gota??

como membro da ICAR eu não me surpreenderia se sofresse de sifilis.

uiiiiiiii

gente, eu to tão acida hj. todo o respeito pra quem sofre de gota e sifili, hein, galere. beijo
Antonio Benaion disse…
Pra variar, temos mais um caso de velhote de saia que desperdiça uma fabulosa oportunidade de permanecer CALADO. Parafraseando Romário: esses caras calados são uns poetas.

P.S.: Se querem conter a crescente perda de adeptos, seja para o ateísmo ou as igrejas evangélicas, já tá mais do que na hora de modernizar o Vaticano. Afinal, a Idade Média já acabou faz tempo. =)
Anônimo disse…
O Vaticano só não é 3° mundo pq vive às custas da Itália (e de outros países). O vaticano é estado parasita criado por Mussolini.
Unknown disse…
Patrick Besak (f.besak@gmail.com) disse:
Na verdade, tanto ateus, quanto TEUS, são altamente religiosos: da religião chamada estado, que é uma farsa idealizada, onde se proclama a mesmíssima ilusão dogmática da religião: todos são iguais, todos têm idênticos direitos, com fundamentos aparentemente distintos mas bem semelhantes: ou filhos de Deus, ou cidadãos...O papa sabe disso, bom ATEU que é, porque ninguém que acredita em Deus faz carreira religiosa, vira santo, mártir ou visionário...Pra uma pessoa galgar postos na hierarquia altamente política e corrupta, como a da Igreja, do Estado ou qualquer outra, tem que ter o que o meu pai chama ateísmo pragmático...aquela vontade de vencer e vender a alma...(não ao diabo, mas ao mercado, o verdadeiro "deus" universal). O "deus" de israel, o "cristo" da(s) Igreja(s) é o velho Mamom, a riqueza concreta, da qual na abstração se produz O MEDIADOR UNIVERSAL ENTRE OS HOMENS E A DIVINDADE (o Estado, o deus mortal, segundo Hobbes); como outrora na teocracia da “ cristandade” g-zuiz fazia esse papel, com a evolução histórica do sistema de produção e circulação de mercadorias, a função passou AO DINHEIRO, o novo e verdadeiro "deus". Então, pouca diferença faz entre o "extremismo" de ATEUS OU TEUS, porque “Mateus é publicano, cobrador de impostos, lembra”? O extremismo mesmo é do” Money”, no qual todos acreditam e servem, o universalíssimo ente máximo, de Tomás de Aquino, o sumum bonum da modernidade, o capital, ou o nosso velho conhecido metal, que em português, coincidentemente, se chama REAL. Então, como dizia Hegel, o racional, É O REAL.
Ricardo disse…
Patrick,

Por uma incrível coincidência, hoje mesmo eu estava pensando nesse assunto e cheguei à seguinte conclusão: as religiões não são a maior ficção em que a boa parte da humanidade acredita. A maior ficção de todas é o DINHEIRO. Com excessão de alguns bichos-grilo que vivem isolados em comunidades se alimentando de energia solar, a esmagadora maioria da humanidade acredita no dinheiro, independentemente de serem ateus ou teístas. E toda a engrenagem do mundo depende desta crença.
Anônimo disse…
Ao menos o dinheiro tem a rápida vantagem de existir. Já quanto ao resto em que os religiosos acreditam...
Anônimo disse…
Aparecendo socialistas,comunistas e anarquistas aqui agora também? Vocês estão parecendo aqueles hippies fanáticos que querem da um significado para o dinheiro que ele escravizam o homem blá,blá,blá o discurso de sempre resumindo demonizam o capitalismo. Só tem um defeito na teoria de vocês socialismo,comunismo e anarquia só tem seu funcionamento comprovado em sociedades pequenas tipo tribos indígenas de 20,30 a 50 pessoas talvez um pouco mais por isso a 12000 anos trás não existia aquela coisa chamada civilização e muito menos Estado. No mundo moderno ou em sociedades de grande escala já tentaram aplicar socialismo e comunismo e nenhum das duas ideologias funcionaram. Já o anarquismo não tenho conhecimento de nenhuma civilização de grande porte que tenha utilizado essa ideologia mais se ouve alguma também não deu certo e não exite mais. A diferença é que o capitalismo funciona não é perfeito mas funciona. O seu diferencial é que ele é o único sistema que consegue coexistir com duas características humanas o altruísmo e o egoismo, esse ultimo é a principal causa do principal problema do capitalismo a desigualdade. Ou seja para concerta o capitalismo e o "mal" do dinheiro temos que primeiro evoluir como especie aprender com os nossos erros do passado e do presente e nos tornarmos pessoas melhores, assim ninguém vai explorar o vizinho para obter lucro. E no futuro se resolvermos o defeitos morais da humanidade pode até ser possível a utilização de sistemas socialista,comunistas ou anarquistas mais até lá o capitalismo oferece a melhor alternativa que já foi pensada pela nossa especie.

Vitor Hugo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes