Pular para o conteúdo principal

Cem mil meninas de 10 a 14 anos trabalham como domésticas

trabalho-infantilJandira da Silva Gonçalves, 43, começou a trabalhar como empregada doméstica aos 9 anos e pouco. Ou seja, em 1975. Ela nem alcançava a pia da cozinha da patroa.

“A moça [a patroa] veio me buscar. Foi a primeira vez em que me afastei da minha casa. Eu só via a minha mãe de 15 em 15 dias. Chorei muito”, conta Jandira.

Daquele ano para cá, tem diminuído o número de meninas na faixa de 10 a 14 anos que trabalham como doméstica. Mas ainda assim cerca de 100 mil garotas pegam em um batendo duro, de gente grande, em vez de estudar e brincar.

Essa estimativa foi feita pela economista Hildete Pereira de Araújo para a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, com base em dados de 2007 do IBGE.

Este ano, a secretaria anunciará dados mais atualizados, com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2008, informa o portal Bem Paraná.

Em 2007, as meninas representavam 1,6% do total dos 6,3 milhões das empregadas domésticas do Brasil. Em 1985, o percentual chegava a  9,3%.

A Constituição de 1998 proíbe que crianças menores de 14 anos sejam colocadas para trabalhar. Mas a fiscalização é inexistente.

Além disso, a própria mãe, muitas vezes, empurra as filhas ou os filhos para o trabalho, para ajudar no orçamento doméstico, ao mesmo tempo que passar haver, em casa, menos bocas para alimentar.

Em alguns casos, as meninas são dadas para “criar”, com o risco de se tornarem escravas. Foi o que ocorreu com menina Lucélia Rodrigues da Silva, que, além de trabalhar até de madrugada, foi torturada implacavelmente pela empresária de Sílvia Calabresi Lima, 43, que acabou sendo condenada.

As meninas trabalhadoras, por não estudar, serão domésticas pelo resto da vida, ganhando baixo salário. É a vida até hoje de Jandira.

Comentários

Tereza disse…
Há dois anos assistimos a atuação de Maísa no programa de Silvo Santos. A sua superexposição é usada para atrair audiência. Por duas vezes a criança chorou no ar, uma por ter recebido uma bronca do Silvio, a outra por medo de um menino mascarado que iria contracenar com ela. Especula-se se o choro foi armação para aumentar a audiência ou se, de fato, a criança chorou como forma de reação as situações vivenciadas.
O que devemos discutir é a veracidade ou não do choro da criança? Ou o fato de Maísa ser uma trabalhadora infantil? Por que o trabalho infantil na televisão não é denunciado e combatido? Por que somente as famílias pobres são denunciadas e expostas na mídia?
Todos sabem da existência de crianças, no meio rural, inseridas como mão-de-obra da agroindústria, escrava em minas de carvão, no comércio informal nas sinaleiras, em residências como empregadas domésticas e nas avenidas sendo prostituídas. Todos fingem que não vêem. Na cadeia produtiva o consumidor brasileiro alimenta esse quadro de exploração, todos fingem que não vêm.
O Choro de Maísa, talvez seja um pedido de socorro. Esse acontecimento traz á baila algumas contradições sócias que valem ser discutidas. Uma delas é o julgamento moral dos pais das crianças pobres por permitirem que elas trabalhem. Deixamos de questionar o trabalho infantil de crianças oriundas de classe sócias médias e altas que trabalham na mídia, por exemplo, como apresentadoras, atrizes, modelos, cantores etc. Todos fingem que não vêem. O que de fato estamos julgando? O que continuamos a fingir que não vemos?

abs

Tereza
Anônimo disse…
Infelizmente hoje em dia os pais que não conseguem sustentar seus filhos fazem com que começem a ter uma grande responsabilidade, onde essas crianças deixam de aproveitar sua infancia, um dia elas terão que trabalhar mas quando chegar a hora certa, meninas de 14 anos devem se dedicar aos estudos. Portanto cabe aos pais terem consciência de que filho não é brinquedo, e se não têm condições para sustentá-los a melhor maneira é prevenir-se.
Unknown disse…
É mesmo muito triste, eu mesma poderia ter seguido esse rumo, pois sendo filha de uma empregada doméstica naturalmente fui induzida neste rumo com muita naturalidade, minha querida mãe em sua ingenuidade de retirante nordestina e carola católica, não conseguia ver um outro destino para mim senão o dela que é digno mais não lhe ofereceu nada.

Só depois de sofrer bastante com patrões cruéis é que pude perceber que ñ era aquilo que eu queria para minha vida.

Sou de uma época que os pais tinham que dormir em filas para conseguir uma vaga numa escola estadual fuleira.

Ñ vejo como sendo culpa de querida e ingenua mãezinha, mas de um país corrupto e falho que negligenciou uma geração inteira. :X

Muito bem observado o comentário da visitante Tereza.

Obrigada Paulo, seu blog é demais.
mezabarba disse…
Eu conheço uma história parecida, mas no caso a guria já tinha pouco mais de 14 anos (a conheci quando ela tinha 16), mas indo ao que interessa: ela trabalhou por anos para uma família rica de Belo Horizonte, sendo que a sua "patroa" a pegou em um distrito rural da cidade de Rio Doce, em alguma família pobre de lá, e a colocou pra trabalhar na casa, e como todas as empregadas que dormem no trabalho, ele começa quando ela acorda e só termina quando vai dormir, sem tempo pra estudar, ou fazer qualquer outra coisa.
Eu fico imaginando como esta história deve se repetir por esse Brasil, inclusive com menores de 14 anos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...