Pular para o conteúdo principal

Cem mil meninas de 10 a 14 anos trabalham como domésticas

trabalho-infantilJandira da Silva Gonçalves, 43, começou a trabalhar como empregada doméstica aos 9 anos e pouco. Ou seja, em 1975. Ela nem alcançava a pia da cozinha da patroa.

“A moça [a patroa] veio me buscar. Foi a primeira vez em que me afastei da minha casa. Eu só via a minha mãe de 15 em 15 dias. Chorei muito”, conta Jandira.

Daquele ano para cá, tem diminuído o número de meninas na faixa de 10 a 14 anos que trabalham como doméstica. Mas ainda assim cerca de 100 mil garotas pegam em um batendo duro, de gente grande, em vez de estudar e brincar.

Essa estimativa foi feita pela economista Hildete Pereira de Araújo para a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, com base em dados de 2007 do IBGE.

Este ano, a secretaria anunciará dados mais atualizados, com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2008, informa o portal Bem Paraná.

Em 2007, as meninas representavam 1,6% do total dos 6,3 milhões das empregadas domésticas do Brasil. Em 1985, o percentual chegava a  9,3%.

A Constituição de 1998 proíbe que crianças menores de 14 anos sejam colocadas para trabalhar. Mas a fiscalização é inexistente.

Além disso, a própria mãe, muitas vezes, empurra as filhas ou os filhos para o trabalho, para ajudar no orçamento doméstico, ao mesmo tempo que passar haver, em casa, menos bocas para alimentar.

Em alguns casos, as meninas são dadas para “criar”, com o risco de se tornarem escravas. Foi o que ocorreu com menina Lucélia Rodrigues da Silva, que, além de trabalhar até de madrugada, foi torturada implacavelmente pela empresária de Sílvia Calabresi Lima, 43, que acabou sendo condenada.

As meninas trabalhadoras, por não estudar, serão domésticas pelo resto da vida, ganhando baixo salário. É a vida até hoje de Jandira.

Comentários

Tereza disse…
Há dois anos assistimos a atuação de Maísa no programa de Silvo Santos. A sua superexposição é usada para atrair audiência. Por duas vezes a criança chorou no ar, uma por ter recebido uma bronca do Silvio, a outra por medo de um menino mascarado que iria contracenar com ela. Especula-se se o choro foi armação para aumentar a audiência ou se, de fato, a criança chorou como forma de reação as situações vivenciadas.
O que devemos discutir é a veracidade ou não do choro da criança? Ou o fato de Maísa ser uma trabalhadora infantil? Por que o trabalho infantil na televisão não é denunciado e combatido? Por que somente as famílias pobres são denunciadas e expostas na mídia?
Todos sabem da existência de crianças, no meio rural, inseridas como mão-de-obra da agroindústria, escrava em minas de carvão, no comércio informal nas sinaleiras, em residências como empregadas domésticas e nas avenidas sendo prostituídas. Todos fingem que não vêem. Na cadeia produtiva o consumidor brasileiro alimenta esse quadro de exploração, todos fingem que não vêm.
O Choro de Maísa, talvez seja um pedido de socorro. Esse acontecimento traz á baila algumas contradições sócias que valem ser discutidas. Uma delas é o julgamento moral dos pais das crianças pobres por permitirem que elas trabalhem. Deixamos de questionar o trabalho infantil de crianças oriundas de classe sócias médias e altas que trabalham na mídia, por exemplo, como apresentadoras, atrizes, modelos, cantores etc. Todos fingem que não vêem. O que de fato estamos julgando? O que continuamos a fingir que não vemos?

abs

Tereza
Anônimo disse…
Infelizmente hoje em dia os pais que não conseguem sustentar seus filhos fazem com que começem a ter uma grande responsabilidade, onde essas crianças deixam de aproveitar sua infancia, um dia elas terão que trabalhar mas quando chegar a hora certa, meninas de 14 anos devem se dedicar aos estudos. Portanto cabe aos pais terem consciência de que filho não é brinquedo, e se não têm condições para sustentá-los a melhor maneira é prevenir-se.
Unknown disse…
É mesmo muito triste, eu mesma poderia ter seguido esse rumo, pois sendo filha de uma empregada doméstica naturalmente fui induzida neste rumo com muita naturalidade, minha querida mãe em sua ingenuidade de retirante nordestina e carola católica, não conseguia ver um outro destino para mim senão o dela que é digno mais não lhe ofereceu nada.

Só depois de sofrer bastante com patrões cruéis é que pude perceber que ñ era aquilo que eu queria para minha vida.

Sou de uma época que os pais tinham que dormir em filas para conseguir uma vaga numa escola estadual fuleira.

Ñ vejo como sendo culpa de querida e ingenua mãezinha, mas de um país corrupto e falho que negligenciou uma geração inteira. :X

Muito bem observado o comentário da visitante Tereza.

Obrigada Paulo, seu blog é demais.
mezabarba disse…
Eu conheço uma história parecida, mas no caso a guria já tinha pouco mais de 14 anos (a conheci quando ela tinha 16), mas indo ao que interessa: ela trabalhou por anos para uma família rica de Belo Horizonte, sendo que a sua "patroa" a pegou em um distrito rural da cidade de Rio Doce, em alguma família pobre de lá, e a colocou pra trabalhar na casa, e como todas as empregadas que dormem no trabalho, ele começa quando ela acorda e só termina quando vai dormir, sem tempo pra estudar, ou fazer qualquer outra coisa.
Eu fico imaginando como esta história deve se repetir por esse Brasil, inclusive com menores de 14 anos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor