Pular para o conteúdo principal

Conselho inclui Festa do Divino de Paraty no patrimônio cultural

da Agência Brasil

Igreja Nossa Senhora  dos Remédios de Paraty
Igreja Nossa Senhora
dos Remédios de Paraty
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou hoje (3) o registro da Festa do Divino Espírito Santo de Paraty, no Rio de Janeiro, como Patrimônio Cultural Brasileiro. A celebração é uma manifestação cultural e religiosa, de origem portuguesa. Em Paraty, é uma celebração que faz parte do cotidiano dos moradores.

Segundo a presidenta do Iphan, Jurema Machado, o registro de bens imateriais tem características diferentes do tombamento. “As manifestações culturais mudam ao longo do tempo e isso não significa que elas percam o valor. O registro não significa uma tentativa de mantê-las intactas, mas fazer com que elas continuem existindo”.

O reconhecimento deve, segundo a presidenta, dar maior visibilidade à celebração. Acrescentou que o Iphan será um parceiro na busca de apoio material para a realização da celebração.

A Festa do Divino é realizada todos os anos. Inicia-se no domingo de Páscoa. As manifestações e rituais ocorrem ao longo da semana que antecede o Domingo de Pentecostes, considerado o principal dia da festa.





Alunos evangélicos recusam trabalho de cultura africana
novembro de 2012

Religião no Estado laico

Comentários

Mesmo agnóstico e defensor incondicional do Estado laico, não vejo nada errado nisso. Uma festa dessas é mais cultural e tradicional que religiosa mesmo.
Anônimo disse…
palhaçada.
Anônimo disse…
Essa festa tem um teor folclórico tão grande ou quase maior que o religioso, com suas danças e bonecos. Desde que não invada repartições públicas, assim como o Paulo Cesar no outro comentário, eu, como ateu, não vejo nada de errado. A igreja da foto, aliás, é belíssima, e o entorno com lago e barcos deixam o cenário ainda mais bonito. É um evento centenário que se insere perfeitamente como cultural.

Ruggero
ahezir disse…
Paulo, eu entendo seu argumento. O problema está, porém, na fala do presidente do Iphan:

As manifestações culturais mudam ao longo do tempo e isso não significa que elas percam o valor. O registro não significa uma tentativa de mantê-las intactas, mas fazer com que elas continuem existindo”.

Não é função de um estado laico fazer que uma manifestação religiosa continue existindo, nem fazê-las sumir.
Anônimo disse…
Concordo plenamente. Dessa vez Paulo Lopes viajou na maionese.
Allan Santana disse…
Parabéns ao IPHAN pela defesa do patrimônio imaterial de nosso país. Bela iniciativa.
Anônimo disse…
Até o acarajé está incluído no patrimônio imaterial. E está incluído como oferenda aos deuses africanos. O que há de novo por aqui?
Anônimo disse…
acarajé não é uma comida ?
Anônimo disse…
Os evangélico pira.
Leandro Piazzi disse…
Desde que não seja financiada com dinheiro público, não tenho nada contra. Sou ateu, mas reconheço que boa parte de nossas manifestações culturais são originadas do cristianismo, então não tem como sermos exatamente contra tudo.

Já estive em Paraty e é uma cidade muito bonita, inclusive essa igreja da foto.
Anônimo disse…
acarajé não é uma comida ?

Sim, mas é uma comida que tradicionalmente é usada como oferenda a deuses africanos. A tradição persiste até hoje, e o IPHAN regulamentou isso como patrimônio imaterial brasileiro. Acarajé é produto de macumba¹, depois é vendido. Isso está disponível no site do IPHAN, não é segredo nenhum. Não sou advogado, mas tenho a impressão que esse registro do acarajé daria margem a qualquer um que vendesse acarajé sem ter feito todo o ritual de ser enquadrado por estelionato.

¹Perdoem-me o termo vago, é para fins pedagógicos.
Gustavo S disse…
Concordo com o registro de festas tradicionais e folclóricas como Patrimônio Cultural Brasileiro, sejam religiosas ou não.
Anônimo disse…
"Mesmo agnóstico e defensor incondicional do Estado laico"

Pelo visto, alguém aqui não conhece o significado do termo "incondicional". Em tempo, em matérias como esta é bastante comum aparecerem os ditos agnósticos (e mesmo alguns ateus) dizendo que "não viram" nada demais, nenhuma infração da laicidade estatal por parte dos religiosos. Já virou um comportamento clichê!
Anônimo disse…
O estado financiando "Festa do Divino" e você não vê infração da laicidade estatal...

Interessante esses julgamentos subjetivos em vez de objetivos. É o mesmo tipo de julgamento que os cristãos fazem quando não vêem nenhuma infração da laicidade nos totens de "Cidade X é do Senhor Jesus"...
Anônimo disse…
Ou o estado é laico, ou não é. Não existe meio-termo com base em interpretações subjetivas, senão vira bagunça, conforme já virou exatamente por causa dessas interpretações subjetivas (e seletivas conforme as conveniências de cada grupo).
Allan Santana disse…
Errado Antônio, a religião faz parte da história de nosso país, e esta questão não tem nada a ver com o estado laico. A cultura vai além da laicidade do estado e do tempo presente. E o papel do Iphan é preservar os patrimônios imateriais e materiais de nosso país.
Allan Santana disse…
O aracajé é um patrimônio imaterial, meu caro Anônimo de abril de 2013 00:07, porque no sabor e o cheiro ele desperta um lugar de memória. Existe um pequeno texto "Os lugares de memória" da Maria de Lourdes Parreira Horta, que é bem interessante para saber o que é um lugar de memória (material e imaterial).


Gerson B disse…
Tambem acho normal, se é uma festa popular importante e faz parte da cultura. Só não gostei do presidentA. E tambem desde que não leve $$ público.
Anônimo disse…
É, o acarajé desperta memórias sim... de longas horas no trono com um caganeira infernal.

Agora o acarajé tem poderes misticos?
Anônimo disse…
Se a tradição religiosa se torna cultura, e essa cultura [religiosa] fica, assim, imune à laicidade estatal...

Crucifixo em repartição pública é cultural.
Ensino religioso e orações em escolas públicas é cultural.
Estado financiando eventos da Igreja Católica é cultural.
Religiosos se intrometendo na política pública é cultural.

Enfim, neste self-service sobre a laicidade, fica muito difícil haver alguma infração à mesma.

Objetos religiosos são religiosos, independente se são tradicionais, culturais, majoritários ou não, ainda assim são religiosos. E o que diz a Constituição sobre o relacionamento do estado com objetos religiosos indistintamente?

Desisto!
Com os atuais brasileiros, o Brasil realmente acabou.


Allan Santana disse…
Vc está generalizando, eu citei manifestações culturais e monumentos religiosos (infelizemente temos a obrigação de preservar, faz parte da nossa identidade). Os exemplos que vc citou são anti contitucionais e ferem a laicidade do estado, mas manifestações religiosas (exemplo, a festa do divino de Paraty) ou monumentos (catedral metropilitana de São Paulo) necessitam da preservação do Estado, é fato.

E pare de olhar pra seu umbigo achando que o mundo deve girar de acordo com as suas vontades.."Ai detesto religião então tudo tem que vem dela deve ser destruido", aí que começa as ditaduras.
Anônimo disse…
Por que o povo reclama tanto da palavra presidenta?

Nunca leram um dicionário?

Presidenta, parenta, elefanta...
Anônimo disse…
Preservação pelo Estado = subvenção pelo Estado.

O que a CF diz sobre isso?
Anônimo disse…
Gerenta, atendenta, estudanta...

Presidento, parento, elefanto...


Eita!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Médico acusado de abuso passa seu primeiro aniversário na prisão

Roger Abdelmassih (reprodução acima), médico acusado de violentar pelo menos 56 pacientes, completou hoje (3) 66 anos de idade na cela 101 do pavilhão 2 da Penitenciária de Tremembé (SP). Foi o seu primeiro aniversário no cárcere. Filho de libaneses, ele nasceu em 1943 em São João da Boa Vista, cidade paulista hoje com 84 mil habitantes que fica a 223 km da capital. Até ser preso preventivamente no dia 17 de agosto, o especialista em reprodução humana assistida tinha prestígio entre os ricos e famosos, como Roberto Carlos, Hebe Camargo, Pelé e Gugu, que compareciam a eventos promovidos por ele. Neste sábado, a companhia de Abdelmassih não é tão rica nem famosa e, agora como o próprio médico, não passaria em um teste de popularidade. Ele convive em sua cela com um acusado de tráfico de drogas, um ex-delegado, um ex-agente da Polícia Federal e um ex-investigador da Polícia Civil. Em 15 metros quadrados, os quatros dispõem de três beliches, um vaso sanitário, uma pia, um ch...

TJ impede que cidade gaste dinheiro com Marcha para Jesus

O TJ (Tribunal de Justiça) do Estado de São Paulo impediu pela segunda vez que a prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste libera verba ou funcionários para a realização da Marcha para Jesus. Os organizadores desse evento da Igreja Renascer estavam pleiteando R$ 25 mil, além do apoio logístico da prefeitura. A cidade tem 180 mil habitantes e fica a 138 km de São Paulo. O prefeito é Mário Celso Heins (PDT). Nenhuma instância de governo pode ter gasto ou se envolver com atividades religiosas porque a Constituição determina que o Estado brasileiro é laico. Além disso, para o TJ, Marcha para Jesus não tem nenhuma ligação “com tradições históricas, culturas ou turísticas da cidade”, porque se trata de um evento “exclusivamente religioso”. Tweet Com informação do Liberal .  Justiça manda tirar Marcha para Jesus do calendário de Brasília. julho de 2011 Marcha para Jesus.      Religião no Estado laico.

Mara Maravilha diz que quem não paga dízimo rouba de Deus

Mara não quer  saber  o que o   pastor  faz com o dinheiro Eliamary Silva da Silveira (foto), 42, a apresentadora Mara Maravilha de programas infantis dos anos 80, disse que entrega à Igreja Universal todo o mês 10% do que ganha porque “quem não paga o dízimo rouba de Deus”. “Se o pastor vai fazer o certo ou o errado [com o dinheiro], isso não mais cabe a mim”, disse. Mara atualmente é cantora gospel e tem uma loja de produtos evangélicos. No auge de sua carreira, posou para a Playboy. Tornou-se evangélica aos 26 anos, após se livrar das drogas. O seu marido é também evangélico. A omissão de Mara sobre o que é feito com o dízimo é comum entre evangélicos das várias denominações. É como se os pastores pudessem se enriquecer com o dinheiro dos fiéis sem ter de prestar contas à lei dos homens e à de Deus. Carol Celico, 23, mulher do jogador Kaká, conseguiu superar essa alienação. Ela e o marido deixaram a Igreja Renascer em 2010 porque, entre out...

Polícia recebe denúncia anônima sobre paradeiro de Abdelmassih

O ex-médico fugitivo afirma ser inocente A Polícia Civil de São Paulo recebeu uma denúncia anônima sobre o paradeiro do ex-médico Roger Abdelmassih (foto), 68, especialista em fertilização in vitro condenado em 2010 em primeira instância a 278 anos de prisão por ter estuprado pacientes. O delegado Waldomiro Milanesi, da Divisão de Capturas, disse que a denúncia foi a primeira em quase 11 meses de  sumiço do médico. Ele afirmou à Folha de S.Paulo que as poucas pistas existentes até agora foram obtidas por seus policiais. O Ministério Público Estadual, que também investiga o desaparecimento de Abdelmassih, não recebeu uma única denúncia. Milanesi afirmou que a falta de denúncias demonstra que a “elite” da sociedade da qual Abdelmassih faz parte não está disposta a colaborar. "Quem eram as pessoas próximas e tinham contato com o Roger? Era uma elite muito mais longe da própria sociedade", disse. O delegado não forneceu detalhe da denúncia para não atrapalhar as ...