Pular para o conteúdo principal

Em SP, uma vergonha: campanha política se abrigou nas igrejas

Título original: Campanha nas igrejas

por Xico Sá para Folha

Não existe amor em São Paulo, caro Criolo, e a democracia também não passa muito bem. Uma disputa praticamente sem debate conduz a uma eleição atípica que saiu das ruas e se abrigou, de forma vergonhosa -como um vira-lata que encontra a porta aberta-, nos templos e igrejas.

Os gogós dos padres e dos pastores substituíram a oratória política e devem decidir, nas missas e nos cultos do próximo domingo, o destino da cidade. Pela ira santa de ontem no seu blog, o bispo Edir Macedo sentiu o golpe terreno da desconstrução da sua ovelha política Celso Russomanno (PRB) e vai tentar sacudir o rebanho. O voto como dízimo.

A entediante campanha eleitoral não é um fenômeno isolado. Pode ser apenas a consequência do processo de encaretamento que encontrou na era Kassab o mais perfeito papa-hóstia. Voltamos aos tempos do Jânio Quadros. Com menos talento dramático -nisso JQ era um gênio- e sem a sacanagem embriagada do marido da dona Eloá.

Covardemente, com o medo de perderem votos, Serra (PSDB) e Haddad (PT), ligados à tradição mais democrática que esteve unida nos palanques das Diretas-Já e nos maiores comícios da história da cidade, tudo pensam, nada falam. Como no "Último Desejo" do Noel Rosa.

São Paulo, caro Criolo, carece reaprender a fazer manifestos, como fazem você, Tom Zé e Mano Brown. Há mais política em um disco, sacado aleatoriamente em qualquer prateleira das Grandes Galerias, do que em toda a campanha eleitoral de 2012.

Essa onda de acreditar que São Paulo é só uma cidade conservadora também não é lá bem assim. Conservadora, vírgula. É a cidade onde o pau comeu com os operários anarquistas no começo do século passado, é a cidade da Semana de Arte Moderna de 1922, é a cidade mais roqueira do país, é a cidade aberta que recepciona as manifestações artísticas mais radicais feitas fora do eixo Rio-São Paulo etc.

É, caro Criolo, acabei fazendo uma crônica-comício. E já que a eleição virou uma guerra santa, só me resta seguir o conselho do amigo Groucho Marx: "Todo mundo precisa crer em algo. Creio que vou tomar um uísque".

 Não dá para impedir influência da religião no voto, diz Schwartsman.
outubro de 2012

Religião na política.

Comentários

Elemento químico. disse…
O que me estranha nisto tudo é ver como os religiosos endeusaram os políticos e colocaram a política no mesmo patamar que o deus deles. Antes era o "senhor é nosso poder e salvação" , agora dizem "o senhor estado e nosso senhor e salvação" eles trocaram a esperança em "deus" pela esperança do "estado" . Eu digo o que eles esperam de um político , que tipo de favores os pastores e bispos querem dos religiosos, e nesses anos todos de todos os líderes governamentais a igreja nunca sofreu nenhum ataque , nunca um pastor foi preso mesmo todos sabendo que se enriqueceram com dinheiro da igreja. Que tipo de esperança os religiosos esperam do estado , porque este envolvimento tão alto com os assuntos deste mundo? Enquanto seu líder dizia eu não sou deste mundo , e os religiosos hoje diferente de seu "líder" , eles dizem nos somos deste mundo e ele é nossa esperança ,estamos com certeza assistindo de camarote a prostituição da igreja com o mundo e a queda brutal e sem volta da igreja prostituta. O estado é meu senhor e nada me faltará , o político é meu messias , minha esperança e salvação ;-)
Anônimo disse…
** eu digo que tipo de favores pastores e bispos esperam de um político**
Anônimo disse…
"é a cidade aberta que recepciona as manifestações artísticas mais radicais feitas fora do eixo Rio-São Paulo"

O problema é São Paulo recepcionar eventos fora de si mesma.
Unknown disse…
"...conduz a uma eleição atípica que saiu das ruas e se abrigou, de forma vergonhosa -como um vira-lata que encontra a porta aberta-, nos templos e igrejas."

Claro que não foi a intenção do Xico (de quem gosto muito) chamar os políticos ou igrejas de vira-latas, mas nunca "igrejas e vira-latas" se juntou tão bem numa mesma frase. SP merece bem mais do que esses cabeças-de bagre.
Unknown disse…
Conter diversidade não é sinônimo de respeitar essa diversidade. O Brasil é um país diverso, mas definitivamente não tem lá muita vocação para abrigá-la. Não são as cidades e país que acolhe a diversidade. É a diversidade que se impõe. Acostumar-se com a diversidade não é o mesmo que respeitá-la. Os radicalismos na cidade são vistos apenas como excentricidades. SP é assim. Semana de Arte Moderna de 22, os roqueiros, as manifestações radicais... nada disso reflete "radicalmente" na consciência popular de forma efetiva e gera mudança política. Por mais que se possa citar N exemplos de movimentação política e artística politizada, esse momento de eleição é bem mais representativo do teor conservador da cidade e de sua vocação para teocracia. Em parte você pode culpar o PSDB e o PT que desde as últimas eleições presidenciais transformaram as eleições em questão teocrática. O Haddad está tentando defender a laicidade, mas não sei se será possível reverter o quadro imposto anteriormente. Mas isso não isenta a população do país e das cidades. Então, realmente SP não é só uma cidade conservadora, mas o seu histórico não está a ajudando em nada a ser uma cidade laica, democrática e politizada.
Ezequiel disse…
Interessante notar que Criolo & Mano Brown são tomados no artigo por modelos de uma política virtuosa. Mano Brown cantou as glórias de Marighella,& que eu saiba, não são muitos os intelectuais burgueses que aceitariam seus filhos participando de uma guerrilha. Deixem de hipocrisia, por favor.

A Teologia da Libertação sempre usou a religião para fazer pregação doutrinária ideológica. Os padres libertadores não são cristãos, simplesmente porque adoram Barrabás, que era um revolucionário, & não Cristo. Se Jesus tivesse escolhido o caminho da revolução, o povo não o teria condenado ao madeiro.

Como se vê, aqueles que amam um ideal de sociedade mais justa detestam seres humanos justos. Entendo bem a raiva que domina o coração do autor: não é que ele discorde do uso das Igrejas para incubação ideológica; ele discorda é da incubação ideológica de direita feita pelas Igrejas. Se fosse uma doutrinação esquerdista, com certeza o autor não reclamaria.

A hipocrisia dominou o mundo. Ainda bem que nós, os gnósticos místicos, não aceitamos o deísmo de Rousseau. & Rousseau é o pai desse profundo sentimento politicamente correto que devastou a Imaginação em nossa sociedade.

Leiam o poema A Igualdade, no blog do Arcanjo Suburbano.

abraços,
Ezequiel
Anônimo disse…
Para você, pelo que entendi, a politização deve ser superior à religião, o laico deve predominar sobre o religioso. Interessante. Isso parece o comunismo de Pol Pot. Nada acima do Khmer Vermelho. É, você parece ter talento para justiceiro social. & justiceiro social executa com a mesma frieza que qualquer outro justiceiro.
Anônimo disse…
"O laico deve predominar sobre o religioso" merda de onde você tirou isto O___o , vai saber o que é estado laico , nos somos uma democracia , se aqui fosse um partido totalitario é claro que os partidarios teocratas do regime nacionalista cristão iriam sofrer perseguições e consequentemente iriam ser mortos como foi no passado, eles levaram no c* por exatamente sairem de seus ambitos religiosos, hoje a religião esta ai porque ela é um bom negócio para os governo , se ela fosse oposição ao sistema mundano já teriam evaporado com a religião da face da terra.
Anônimo disse…
Se você não é a favor de um estado cada vez mais laico e é favor de um estado teocratico cristão eu posso jurar que você é um daqueles assassinos cristãos que viveram no passado, vai ver você é descendentes deles é tem no sangue o ódio pela minoria e um desejo ardente de matar aqueles que jamais vai permitir um estado nacionalista teocratico cristão, se era isto o que se propõe o cristianismo vocês perderam e o cristianismo falha e perde com uma derrota vergonhasa mais uma vez porque por fim ele acaba não servindo pra nada a não ser enganar e distrair milhares de trouxas..
Anônimo disse…
Uma derrota vergonhosa .
Anônimo disse…
Uma pergunta para os partidarios do regime nacionalista teocratico cristão, vocês falam falam e falam muito mais como partido o que vocês tem a propor para humanidade? Como seria esse governo de vocês, eu acredito que não seria diferente do islamismo já que o livro de leis seria o mesmo.. Eu posso imaginar alguma coisa , ensino religioso para crianças desde os 3 anos de idade, sexo antes do casamento é crime , uma repressão total e absoluta a liberdade de expressão, bebidas e praia é crime porque fomenta a fornicação e estimula os prazares carnais que é crime gravíssimo contra o senhor deus judaico cristão. E o que mais vocês iriam fazer pra promover a limpeza étnico religiosa cristã eu imagino que seria algo semelhante a inquisição , não é verdade?
Anônimo disse…
Esses crentelhos reaças sempre associa de forma leviana o ateísmo ao comunismo.

Agora estão associado até o estado laico...

Eles só ficariam satisfeitos se fôssemos como a Arábia Saudita: uma teocracia pró-EUA.
Anônimo disse…
No governo do partido nacionalista teocratico cristão, paulopes bom é paulopes morto..
Anônimo disse…
Paulopes me desculpe me dirigir a você , mais é só uma ilustração do que os religiosos já fizeram no passado ,e o teu blog no entanto seria um problema para os partidarios teocratas nacionalistas cristãos, por isso eu disse que neste governo teocrata paulopes bom seria paulopes morto..
Anônimo disse…
Correção:

[..] associaram [...]


[..] estão associando [...]
Unknown disse…
carram para as colinas, que a inquisição evangélica virá e ainda ior do qua católica.
Unknown disse…
carreção: pior
Luiz Mário de Melo e Silva disse…
A partir do momento em que o ser humano chegou à civilização (organização da sociedade)a política está a permeá-la. E as religiões tiveram importantíssimo papel nesse processo; portanto, sempre praticaram a política, como na idade média, onde isso ficou bem claro. Vamos parar com a hipocrisia. ABSTENÇÃO JÁ!
Sergio disse…
Gostaria que os cristaos tornacem nosso pais uma teocracia assim eu me tornaria guerrilheiro em prol do estado laico e poderia matar soldados de cristo a vontade
Anônimo disse…
Temos a sorte de contar com a desunião desses que disem defender o mesmo deus. Cada qual rejeita candidatos indicados pela outra facção, tal qual quadrilhas.
Sergio disse…
Quanto mais conheço os cristaos mais gosto do pol pot (apesar de acha o comunismo uma merda)
Anônimo disse…
O difícil seria matar os chefes das quadrilha que por falta de fé em seus deuses preferem carros blindados e seguranças armados e outra se aqui virasse uma guerilha o que não é difícil estes crentes iriam pegar seus jatinhos e dar o fora do país.
Anônimo disse…
Tomara que as nossas autoridades não permitam que ocorra aquela VERGONHA ,ocorrida nas eleições presidenciais de 2010, agora no segundo turno das eleições para a prefeitura de São Paulo.
Anônimo disse…
O Estado Laico era interessante para esses crentulhas (tanto que eles lutaram por ele) quando o Brasil era católico, agora não interessa mais.
bigtheo disse…
Isso só prova o que já sabia: Que a maioria dos evangélicos não pensam e agem por si. São teleguiados, direcionados e facilmente enganados pelo "pastor de ovelhas".... caso contrário dariam deus votos independentemente da opinião desses ladrões disfarçados. Isso é uma vergonha, não só no Brasil isso ocorre. Religião já é uma porcaria sozinha imagina conjugada com a política.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Por que o apoio do governo dos EUA à religião não torna necessariamente as pessoas mais religiosas