Pular para o conteúdo principal

Petição pela retirada de Deus do real já tem mais de mil adesões

A referência ao Deus cristão
é uma afronta ao Estado laico
A petição on-line ao CMN (Conselho Monetário Nacional) da LiHS (Liga Humanista Secular do Brasil) pela retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas do real já tem mais de mil adesões.

A LiHS congrega céticos, agnósticos, ateus e livres-pensadores em torno de valores éticos. Tem se destacado na defesa do Estado laico.

Em dezembro de 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo encaminhou ao Banco Central pedido pela supressão das cédulas da frase de cunho religioso. Como resposta, o BC disse que se trata de uma questão da alçada do CMN.

Algumas pessoas estão justificando sua adesão à petição, como Henrique Jucá. Ele disse que o Estado brasileiro deve estimular a diversidade, mas não pode privilegiar a divulgação de nenhum credo.

Para Natasha Avital, é uma afronta aos brasileiros não cristãos terem de “passar adiante uma profissão de fé” toda vez que usam dinheiro.

Rafael Andrade argumentou que, em um Estado laico, abonar a frase “Deus NÃO seja louvado” seria tão inconcebível quanto propagar “Deus seja louvado”, como está ocorrendo.



Ministério Público vai pressionar ministro para que tire Deus do real.
março de 2012

Religião no Estado laico.

Comentários

Michelle disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle disse…
Paulo,

>> "bons argumentos nao me faça rir michelle esse rapaz é um desbocado sem limites."

E vc tb é, Paulo. Não acredito que vc reza para o seu deus e o seu messias com essa boca imunda, hehehe.

>> "michelle voce disse que o paulo nao merece o teu respeito,ou seja voce só respeita quem conpartilha das mesmas idéias que voce."

O fato de uma pessoa não merecer o meu respeito não tem nada a ver com as diferenças de idéias e opiniões. Eu sou uma pessoa que aceita pluralidade de idéias e não fico de birra só pq as pessoas discordam de minhas opiniões. É de direito delas discordar de minhas opiniões como é de direito meu discordar das opiniões delas.

Eu - ao contrário de vc - não levo essa discordância de idéias pelo lado pessoal; eu sei mto bem separar as coisas. Só pq alguém critica um argumento ou opinião minha não significa que ela está criticando a minha pessoa. Idéias e opiniões existem para serem discutidas e não são imunes às críticas, isso inclui tanto as minhas idéias e opiniões qto às suas. Se vc não sabe ou não quer aceitar isso e não aguenta o rojão de uma crítica, veste o seu pijaminha, calça suas pantufas, pega o seu ursinho de pelúcia e vai tomar um mingauzinho antes de mimir.


Eu não sou igual a vc que age como um idiota e que se acha no direito de falar mal dos outros só pq não compartilhamos de sua crença. Se vc não merece o meu respeito, não é pq nossas idéias e opiniões são discordantes (o meu lema a respeito disso é: opinião e bunda, cada qual com a sua), não é pq vc é cristão e sim pq vc é uma pessoa hipócrita, intolerante, mesquinha, birrenta, mimada e que se acha no direito de desrespeitar todo mundo que não compartilha de sua visão de mundo.

Vc é o tipo de pessoa que fica empurrando a sua crença na gente contra a nossa vontade e qdo falamos que não estamos interessados (o que é de direito nosso) e criticamos essa sua atitude proselitista vc acha ruim.

Vc age como uma criança de 5 anos mimada: senta no chão, gritando e batendo os pezinhos no chão, chorando até ficar roxo só pq não estamos interessados nas suas sandices.


>> "trevas michelle vive voce sinto muito te dizer, mas voce fica nun mundo isolado tentando a todo vapor passar para as pessoas que deus nao existe,como se as pessoas fossem acreditar nessas ladainhas maliguinas e macabras."

Eu não tento passar nada. Eu não acredito em deuses e tenho a perfeita noção que a falta de crença - assim como a crença - é um direito individual, ao contrário de vc que acha que a sua crença é uma obrigação coletiva que tem que ser imposta a qualquer custo.

As pessoas têm o direito de escolher acreditar em deuses ou não, seguir uma religião ou não. Eu não faço proselitismo do ateísmo. Eu não entro num blog voltado pra evangélicos - por exemplo - citando livros do Dawkins, Hitchens, Sam Harris, Bertrand Russell e Niezstche para desconvertê-los. Vc sim, entra num blog voltado para ateus pra fazer pregação religiosa, ameaças inúteis com o churrasquinho do inferno, apelos ao emocional e por fim ataques pessoais só pq criticamos e discordamos de suas idéias, de sua religião e de sua visão de mundo.

Se vc não gosta de ter suas idéias, opiniões e crença religiosa criticadas e isso te incomoda tanto ao ponto de vc ter um piti toda vez que isso acontece, então não poste mais aqui. Passe a frequentar apenas blogs, fóruns e sites voltados para cristãos e para pessoas que pensam igual à vc. Não é difícil, eu mesma conheço um bocado de sites nos quais vc vai se sentir em casa - melhor dizendo - na sua igreja.
Renato disse…
Parabéns Michelle, botou esse maluco no bolso!
............ disse…
Por que Deus não resolve esses tantos problemas, já que Deus é louvado?
Anônimo disse…
a palavra de Deus nos manda levar o evangelho a toda criatura, por isso nós cristãos não ficamos na nossa. eu louvo a Deus por esses comentários que acabo de ler pois é a palavra de Deus se cumprindo.é chegada a "APOSTASIA" que é mais um fato que antecede a vinda do meu salvador JESUS CRISTO. quem tem ouvido ouça o que o Espirito diz as igrejas. naquele grande dia vcs não poderão dizer "eu não sabia".
Michelle disse…
@Anônimo (22 de março de 2012 22:56)

>> "a palavra de Deus nos manda levar o evangelho a toda criatura, por isso nós cristãos não ficamos na nossa."

Primeiro: quem disse que a gente liga para a palavra do seu deus?

Segundo: como eu já disse várias vezes aqui: crença é um direito individual e que jamais deve ser imposta às pessoas e que jamais deve se meter nos assuntos do governo. Religiosos têm todo o direito de mundo de pregar o evangelho, mas que façam isso na igreja que frequentam (que é pra isso que elas existem) e nas suas respectivas casas. Que não fiquem forçando essas crenças pela nossa goela e pela goela do governo abaixo. Entendeu ou precisa que a gente desenhe?
Anônimo disse…
As vezes chego a rasurar minhas notas, para que a inscrição seja: EU SEJA LOUVADO... rs

Basta um pingo no D, e outro no S.
Anônimo disse…
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=371928649504390&set=a.191647587532498.43552.172083906155533&type=1&theater ... hahaha é engraçado um crente dizer que é contra imoralidade hahahahahaha
Jaqueline disse…
Estado laico... moeda laica..
Anônimo disse…
COMO ESSE PESSOAL FICA INCOMODADO HEIN! MAS DEIXEM QUE TIREM O ESCRITO DA NOTA, KKKK, ACHAM QUE VÃO CONSEGUIR ELIMINAR DEUS APAGANDO ESSA ESCRITA, DEPOIS SÃO OS CRISTÃOS QUE SÃO IDIOTAS....ACHO QUE PREVALECE A VONTADE DA MAIORIA, EM TODO LUGAR É ASSIM! ACHO QUE ISSO É FALTA DO QUE FAZER...PQ NÃO VÃO LER A BIBLIA???? QUEM SABE ASSIM VCS COMEÇAM A ENTENDER O MUNDO ESPIRITUAL, GENTE SECA E ÔCA! RAZÃO NÃO SALVA, A VIDA DE VCS É MUITO POBRE SE SÓ SE LIMITA À ESTA DIMENSÃO! TEM CADA COMENTARIO AÍ QUE DÁ DÓ. CRISTÃO JOGANDO HOMOSEXUAL NA FOGUEIRA, PUXANDO MULHER PELOS CABELOS???? AH GENTE, EVOLUI!!!!
Quantos mesmos vcs são? Num planeta de 7 bilhões de habitantes a maioria é burra e sem estudo, só vcs é que sabem tudo e se acham! Se estivessem 100% certos vcs não seriam uma minoria, seriam bem mais...outra coisa, seres desespiritualizados nunca poderão entender nada do Espirito! é por isso que não entendem a Biblia...um livro que vcs dizem não ter sido escrito para as pessoas mais simples mas, pásmem! são elas as que mais conseguem entender...Sabichões de araque!
impressionante como esses ateus são ignorantes E ACUSAM OS CRISTÃOS DE SEREM IGNORANTES! sem espirito é impossivel entender o espiritual! a Biblia fala de espada em termos espirituais, a palavra é a espada à que Jesus se refere! é por proferirmos a palavra de Deus que vencemos as batalhas no plano espiritual, ô gente sem noção! "O texto fora do contexto vira pretexto" nossa batalha não é contra o sangue e a carne (pessoas) e sim contra potestades espirituais (maligno). Os unicos que entendem a Biblia como contraditoria são vcs, leiam, estudem, encham-se do espirito de Deus e aí sim poderão falar do que por enquanto não sabem e nem entendem! Vcs só passam de um bando de metidos a sabichôes!


Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/03/ateus-americanos-reivindicam-maior.html#ixzz1q9cz1dkX
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/03/ateus-americanos-reivindicam-maior.html#ixzz1q9bLA2Iw
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.
Anônimo disse…
Tudo o que os outros fazem pode! já os cristãos tem que engolir um monte de coisas e é na condição de gueto que os querem relegar! que façam tudo dentro de suas proprias igrejas! DITADURA???? porque todos os outros podem fazer o que quiserem à luz do dia e onde quiserem!!!! temos que aturar sexo explicito nas ruas, consumo de drogas em praias e outros locais publicos, musica funk nos carros, trios eletricos, etc....bacanal libera geral! e nós temos que nos limitar ao nosso espaço? Jesus comandou todo cristão: Ide e pregai o evangelho à toda criatura! é o que eles fazem mas os gays não gostam, as prostitutas não gostam, os alcoolatras não gostam...querem fazer o que bem entendem sem serem incomodados ou constrangidos!!!! não podemos sair às ruas mas temos que tolerar paradas gays que vcs nos enfiam goela abaixo, desfiles de carnaval com todo tipo de exposição do corpo, mulheres esfregando suas vulvas e peitos siliconados na nossa cara, trios eletricos e carros de som à toda altura!! o que é isso? dois pesos e duas medidas? e vcs ficam aí falando de estado laico? Pra que serve isso? Pra liberar a pouca vergonha geral???? Estamos ensinando aos nossos filhos que é natural fazer aborto, serem alcoolatras, prostitutas, travestis com suas figuras que mais parecem assombrações, modelos da Playboy (modelos?), atrizes pornô! ganhar dinheiro com BBBs, ensaios pelados e maracutaias, ser esperto é que é legal! tudo isso é muito natural...e quem segue a Deus é doente? Olha aonde tanta liberdade (libertinagem) está levando o planeta? Dá uma olhadinha em volta e vejam como está o mundo! Vcs falam de direitos? cadê o meu direito????? Hipócritas!!!!!
Anônimo disse…
OLHA QUE É VC QUE ESTÁ AINDA NA IDADE MÉDIA...VÊ SE EVOLUI UM BOCADINHO! OS CRISTÃOS NÃO SÃO MAIS COMO VC OS PINTA...VCS NÃO SÃO OS QUE DETÉM TODO O CONHECIMENTO ENTENDE? SE FOSSE ASSIM O NUMERO DE ATEUS TERIA JÁ ULTRAPASSADO E MUITO OS 7 BILHÕES DO PLANETA! NENHUM CRISTÃO VAI JOGAR OS HOMOSEXUAIS NA FOGUEIRA, O JULGAMENTO NÃO CABE À IGREJA MAS À DEUS, É ELE QUEM VAI JULGAR CADA UM À SEU TEMPO. NINGUEM VAI ARRASTAR MULHERES PELOS CABELOS NEM PRIVÁ-LAS DE SEUS CLITÓRIS...TEMO QUE VC ESTEJA SOFRENDO DE ALGUM TIPO DE ENGANO...O PROGRESSO SE DEU PELO PROTESTANTISMO, VÁ ESTUDAR MAIS UM POUQUINHO, DEIXE DE FALAR PELA BOCA DOS OUTROS!
Anônimo disse…
bla blabla bla? bla bla bla!
Lunático.
Anônimo disse…
E quem disse que ateu quer sexo explicito, drogas e funk? Acorda, seu asno.
eu acho que não devemos descutir sobre religião com ninguem,pois é parecido com os ´jogos de futbol´onde a descução sempre acaba em comfusão, nós devemos respeitar a opinião e pensamento de cada um seja um pensamento fidedigno ou não!todavia nós devemos ser unidos uns com os outros não é mesmo cristão!È assim que a biblia e o propio jesus diz!agora cada um responderá por seus pensamentos e decisões tomadas por si!
*Mel* disse…
Primeiramente, se o Estado é laico, não deveria ter crucifixos em ambientes de poítica (como já houve essa discussão a uns anos atras), não deveria estar escrito nas notas que o país inteiro usa, sejam de quais religiões (ou sem religiões) forem. E feriados religioasos, não deveriam ser feriados nacionais. Para isso ninguem faz petição, né? Não vou dizer que não gosto de um descanso, afinal todos somos filhos de deus, e merecemos (nunca entendi muito bem essa força de expreção). Mas porque comemorar nacionalmente uma data religiosa, e não comemorar uma data de importancia histórica? Por exemplo, dia 22 de abril deveria ser feriado desde 1500!

A frase na nota, nunca me incomodou, e nem vai passar a incomodar. Mas é uma das incoerencias do nosso Estado que se diz laico, mas faz leis baseadas em crenças religiosas, e que impedem avanço tecnologico e científico.

Concordo que não dreveria nem ter essa frase, nem qualquer outra, ligada outra(s) religião(ões). Mas tambem concordo que não devemos fazer dessa, a luta da nossa vida, com injustiças maiores como salários enormes de políticos corruptos (alguns deles inclusive, que se elegeram fazendo eleição ligada a cargos religiosos. sim, temos padres e pastores no congresso, e nas camaras de vereadores).
Desirée disse…
Ora bolas, mas quem falou eu refazer? Como o anônimo disse, as notras entram e saem de circulação o tempo inteiro. Não custa nada parar de imprimir essa frase! (como pede a petição)
Aliás, imagino eu que vai diminuir alguma coisa acerca do uso de tinta, no fim das contas, né? =P
Michelle disse…
Mel

>> "Mas tambem concordo que não devemos fazer dessa, a luta da nossa vida, com injustiças maiores como salários enormes de políticos corruptos (alguns deles inclusive, que se elegeram fazendo eleição ligada a cargos religiosos. sim, temos padres e pastores no congresso, e nas camaras de vereadores)"

Uma coisa não exclui a outra. Lutamos para que a Constituição seja seguida e obedecida, isso inclui tanto casos de corrupção qto a inconstitucionalidade de crucifixos em repartições públicas e proselitismo religiosos em órgãos do governo.

Da mesma forma que protestamos contra a corrupção, impunidade, baixo salário mínimo, pésimo sistema de educação e saúde tb protestamos contra religiões se metendo em assuntos do governo.
Anônimo disse…
DRAMA QUEENS
Unknown disse…
As pessoas hoje em dia criam problemas por causa de assuntos tão medíocres como esse, o que importa é quanto a cédula vale e não o que tem escrito nela, se tirar ou não, isso não vai mudar em nada.
Unknown disse…
Concordo plenamente. Isso deveria incomodar mais os religiosos que os ateus, visto que vincular o nome de Deus com algo tão capaz de corromper o homem deveria ser ofensa grave...
Rodrigo Abrão disse…
BOA Lucas, eu não ia comentar nada, mas seu post mereceu hahahaha
Rodrigo Abrão disse…
Como os caras conseguem ser tão arrogantes e individualistas assim, tudo que a igreja faz de ruim eles dizem ser exeção ...

Querem respeito ? Parem de nos chamar de filhos do diabo
Anônimo disse…
Poderiam fazer uma mobiilização para algo mais útil.
PARTINDO DO PRINCIPIO DE QUE ATE O DIABO É UM DEUS NAO VEJO NADA DE ANORMAL ESTE PRONOME DEUS QUE NUNCA FOI NOME E DE NINGUEM E QUE HÁ ANOS VEM ESTAMPADO NAS NOTAS DO REAL PORQUE NAO TIRAM A IMAGEM ABSURDA DA ESPOSA DO SATANAS BAPHOMET SEMIRAMIS A MULHER DAS NOTAS QUE ESTA DESDE O PRINCIPIO NAS NOTAS DE NOSSA MOEDA.
O DEUS DESTE MUNDO É O DINHEIRO POREM O AMOR Á ELE É A RAIZ DE TODO MAU.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. I TIMOTEO 6:10
Anônimo disse…
Uma coisa eu sei pois ja presenciei os que se DIZEM ateus não o são pois na Ora do Aperto ( Morte) chamam por DEUS como pode ser isso ??
Anônimo disse…
Bem lembrado !
Anônimo disse…
Quem é a mulher no dinheiro? Vocês sabem quem é a mulher no dinheiro? Dizem que é uma deusa pagã, Ártemis... Se é para tirar Deus do dinheiro, tirem a deusa pagã também.
Michelle disse…
Anonymous (31 de julho de 2012 03:03)


"A efígie é um elemento repleto de correlações, sendo a primeira delas, no caso das cédulas de Real, a da República, utilizando como inspiração a imagem da Liberdade na obra A Liberdade guiando o Povo, pintada em 1830, por Eugène Delacroix.

(...)

A efígie, antes de possuir esta significação no padrão visual do Real, foi adotada como símbolo da República Portuguesa, na seqüência da implantação do novo regime em outubro de 1910. A efígie é atualmente utilizada como um busto, devido ao busto esculpido por Simões de Almeida, em 1912, tornando-se o padrão oficial da imagem da República
Portuguesa. O busto da República passou então a ser considerado um dos símbolos nacionais de Portugal. No Brasil a Efígie da República é o símbolo da República Federativa do Brasil, sendo a personificação nacional da nação brasileira."


Fonte: http://www.esamcuberlandia.com.br/edicao1/2009v1n1art07.pdf
Anônimo disse…
Quero ver é Ateu é fazer petição para trabalhar no Natal e outros feriados religiosos...
Anônimo disse…
A concordancia verbal do tal Julio é ótima heim? to começando a achar que todo cristão é além de analfabeto funcional um burro mesmo.
Um estado laico é o que dizem e de fato um monte de baboseiras ,será que alguem se lembra que esta naçao corrupta e imoral seria melhor com um pouco de pensamento baseado na bondade e mo amor pregado pela religiao, os devaneios cometidos por alguns lideres tem envergonhado até mesmo o chamado"reino de Deus" porem as grandes manifestaçoes de honestidade tem sido demostrasdas por alguns poucos transeúntes de simples e ignorantes pensamentos, religiosos o que demostram,que se desejam banir o pouco de dignidade que sobrou neste país cheio de roubos mensalinhos e mensaloes, onde se constroe uma usina com dinheiro publico pra funcionar apenas um periodo do ano. Laurentino Gomes tinha razao em manifestar em seu livro atrelando tal pensamento a herança dos tempos do imperio.
Mais antigos Antigos 201 – 232 de 232

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica