Pular para o conteúdo principal

Discriminação às minorias é mais forte em países de única religião

do site da ONU

Bielefeldt fez
 advertência sobre 
o uso da religião
O relator sobre direitos humanos da ONU, Heiner Bielefeldt (foto), afirmou ontem (06/03) que estados teocráticos de religião única correm o risco de alienar as minorias e discriminar membros de outras religiões.

 Ao discursar no Conselho de Direitos Humanos, Bielefeldt apresentou seu mais recente relatório sobre liberdade religiosa ou de crença e sobre problemas de reconhecimento religioso.

“Parece difícil, se não impossível, conceber uma ‘religião de Estado’ oficial que na prática não tem efeitos adversos sobre as minorias religiosas, porém discrimina seus membros”, ressaltou Bielefeldt, que também alertou contra o uso da religião “oficial” para fins políticos de identidade nacional.

O novo relatório analisa os principais problemas que afetam o direito à liberdade religiosa no mundo – dos limites impostos a grupos religiosos por procedimentos rígidos de registro ao risco que a religião oficial representa para grupos minoritários.

Bielefeldt pediu aos países para oferecerem opções “rápidas, transparentes, justas, inclusivas e não-discriminatórias” para as comunidades religiosas alcançarem o status de pessoa jurídica, que é frequentemente necessário para o desfrute pleno da liberdade de culto.





ONU critica Brasil por permitir ensino religioso em escolas públicas
maio de 2011


Comentários

VOZ DO BRASIL disse…
Acho que não são apenas os paises de religião única que oprime as minorias, mas também aqueles paises onde uma certa religião tem mídia forte.

Aqui mesmo no Brasil, a maior religião é o Catolicismo, mas a que tem mais poder de mídia são os neo-pentencostais, e os efeitos dessa diferença causa todo tipo de discriminação, principalmente contra os gays, camdomblé, etc...
Ed disse…
Queria ter o emprego desse cara.
Falar o óbvio, ganhar grana e aparecer no jornal.
Que beleza...
A.Porto disse…
Só levaria essa notícia a sério quando o chorão(Bielefeldt ) fizer o mesmo julgamento de paises com regime ateu oficial.
Como ele não tem coragem...
Anônimo disse…
A. Porto seu lixo desonesto, não existe países com regime ateu oficial.
Países comunistas proibiram as religiões pq para eles a religião amansava o povo, e impedia a ditadura do proletariado.
Não existe nenhuma regra dizendo oq ateus devem ou não devem fazer. Ateísmo é somente não acreditar em deuses.

Mas eu tenho certeza que vc já escutou isso, só que vc é um lixo desonesto que repete suas asneiras na esperança que algum dia se torne verdade.
Rodrigo*
Unknown disse…
O Brasil é uma teocracia Cristã. Os cristãos só não escolheram quem é o chefe dessa teocracia, por enquanto.
Marcelo Alberto disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Alberto disse…
Combater o "imperialismo cristão" é baba, estas leis que estão sendo impostas inverterá a situação. Logo ser cristão será crime e dar o rabo será a religião oficial do reino. E claro, o ritual será a base do sangue dos fetos abortados. Não é isto o que vcs querem? O que é curioso nesta história toda é ver que nos países islâmicos o extermínio das minorias cristãs não incomoda os mesmos defensores dos gays e dos afros. Hipocrisia pura. Mas não se preocupem com isto, breve vcs tbm terão churrasquinho de cristãos defumando os ares do Brasil, e vossas filhas serão meninos e meninas os vossos filhos. Tudo será conforme clamam. Não é isto o que querem? Assim será feito. No entanto, assim como no oriente, as fogueiras não poderão nos mudar. Há algo em nós que ninguém e nada pode destruir, e enquanto estivermos aqui seremos esta praga defensora dos princípios nos quais fomos gerados. Mas, não por muito tempo, já estamos de partida. Breve não nos sofrerão mais.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/03/paises-de-unica-religiao-discriminam-as.html#ixzz1odLnECF8
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.
A.Porto disse…
A china é o único país em que uma minoria (partido comunista) oprime a maioria.
E todos sabem que a china é oficialmente ateu, como era a união soviética.
Nunca um realtor da onu se levantará contra o regime opressivo da china.
Não tem peito pra isso.
J. Tadeu disse…
Alerta Vermelho, com um vocabulário tão refinado e um pacote de falácias tão abundante não me admira que você seja cristão. Vá na sombra.
J. Tadeu disse…
Se informe melhor:

http://agrandeepoca.com/mundo/68-mundo-01/534-relator-da-onu-pede-a-governos-europeus-uma-posicao-mais-definida-contra-a-perseguicao-ao-falun-gong.html

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/onu-denuncia-medidas-de-repressao-contra-tibetanos-na-china-20111101.html
Anônimo disse…
quando as pesquisas com celulas tronco derem resultado, permitindo o cultivo artificial de orgãos que são 100% compátiveis com o indivíduo, voce vai leva a mão ao céu e agradecer ao deusinho bondozo e esquecer todo a luta que cientistas tiveram contra religiosos para tornar isso possivel
Unknown disse…
Acho que esse texto do Alerta vermelho me deu câncer. E depois deu câncer no câncer.

Ninguém quer criminalizar ser cristão. Há uma janela MUITO grande entre desejar a liberdade de culto e o não-desrespeito, e querer "matar" quem antes te "matava".

Permitir que gays se casem em momento algum anulará o casamento heterossexual. Só validará os casais homoafetivos JÁ EXISTENTES aos olhos da lei. Porque na prática, já são válidos. Não é crime um casal gay morar sob o mesmo teto. O problema reside nos direitos básicos, como herança, visita em hospital...

Igualmente, aborto ser permitido não significa que será obrigatório. Você não precisa abortar, não precisa sequer gostar de quem aborta. Mas deveria permitir que ela o faça, pois a vida dela não lhe diz respeito.

Eu sou ateu, critico abertamente a discriminação praticada pelos cristãos (principalmente os neopentecostais) às minorias, porém nem por isso desejo vê-los sofrendo discriminação igual à que afligem. Porque? Oras, porque sou humano.

PS: sei que é um texto do ano passado. Ainda assim. rs
Anônimo disse…
Faz parte do "homem" se demonstrar insatisfeito e se manifestar. Independente do q vc crê ou descrê, sempre haverá críticas de ambos os lados. Mas o 'amigo' lá de cima falou tanta coisa bonita que quase acretitei. kkkk. Como tem gente alienada no mundo :(
Agildo Matos disse…
Alerta Vermelho

Estados teocráticos também perseguem e matam ateus e homossexuais mas cristãos fundamentalistas também não se preocupam com estes justamente por não serem
cristãos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...