Pular para o conteúdo principal

Nos EUA, empresa de ônibus rejeita anúncio que diz 'ateus'

Anúncio de ateus americanos
Para empresa, o anúncio é "controvérso"
Nos Estados Unidos, a Nepa Freethought Society e American Atheists elaboraram um anúncio para ser exposto em ônibus com apenas a palavra “ateus”, sem nenhuma mensagem, para que não houvesse interpretação de que se trata de uma ofensa aos religiosos.

Mesmo assim o anúncio foi rejeitado pela Colts (Condado de Lackawanna Transit System), empresa de transporte coletivo que atua no Estado da Pensilvânia.

A diretoria da empresa informou que não aceita “anúncios tidos como controversos ou polêmicos”.  Em um comunicado, disse: “Não permitiremos que nossos veículos se tornem fórum para discussão de questões públicas”.

A rejeição dá uma ideia do preconceito aos ateus mesmo em um país onde a liberdade de expressão costuma ser citada como um patrimônio da sociedade.

Com informação das agências.





Arkansas terá de aceitar o anúncio 'Você é bom sem Deus?.
agosto de 2011

Trajetória do ônibus ateu.    Ateísmo.    Comerciais polêmicos.


Comentários

Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Quem diria logo nos estados unidos um país democrátido e que sai por aí querendo fazer com que outros países sejam democráticos. Porque tanto medo de nos ateus só porque derrubamos o mito confortável do cristianismo ai vem alegar que é assunto polêmico. Se existem os crentes qual o problema com os descrentes. Crentes pessoas que não usam a razão não raciocina são emocionalistas etc , descrentes são pessoas racionais que estuda que vive a luz da razão e que agora não pode nem ter um anúncio num ônibus.
Inacreditável! Ou seja, para eles só a palavra "ateus" já é algo polêmico, uma vez que não se trata de mensagens expostas.

Será que se escrevessem apenas "deus" seria rejeitado? Claro que não!
Anônimo disse…
Filho de Abraão, parafraseando o filósofo Hernanes: ''Não intindi o que você falou''. Ass: Winston Smith
Marcela Achcar disse…
Infelizmente os EUA tem uma coisa que tem ganhado força aqui últimamente: religious right ou christian right. Esse pessoal aqui é personificado por Silas Malafaia e outros... Dão uma idéia de 'batalha espiritual' não só no ambito religioso mas no social tb... Acham que há um levante de varias 'entidades'(globalistas, islamicos, comunistas bla bla bla) pra acabar com a civilização ocidental e com os valores cristãos... Daí acham que a força que os ateus tem ganho nos ultimos tempos faz parte desse esquema, então ser compreensível(mas não aceitável) esse tipo de atitude, pq a religious right lá põe pra quebrar quando quer...
Anônimo disse…
Se essa posição da empresa é valida para mensagens com conteúdo religioso e outros assuntos 'polêmicos' não tem pq se sentir ofendido com a postura da empresa.

Apesar dos EUA valorizarem a liberdade de expressão isso não significa que a empresa tem que aceitar qualquer coisa que queiram colocar como propaganda nos veículos dela, mas se a recusa é especificamente com essa propaganda por ela ser atéia ai sim a empresa está errada. Mesmo que seja só uma palavra, assim como existe gente que se ofende ao ler "Ateu" em algum lugar tb existe gente que se ofende só de ler "Deus" por ai também.

Isaac
Felipe... disse…
Se fosse catolicos eles aceitariam.
Chama-me atenção a justificativa da diretoria da empresa, que não aceita "anúncios tidos como controversos e polêmicos". Para mim, isso significa dizer "não aceitamos manifestações que contrariem a ou entrem em choque com a ordem estabelecida. A reação seria a mesma se o anúncio fosse "Deus ama a América"?

Aqui no Brasil é muito comum encontramos adesivos com mensagens bíblicas ou de cunho cristão estampados no vidro traseiro de carros. Imagine se um ateu postasse um adesivo com uma mensagem do tipo "Deus, um delírio!" ou "Deus não existe!"? Numa sociedade complexa, coexistem segmentos que se diferenciam segundo sua orientação sexual, ideológica, sua atuação política, cultural, social e todos tomam parte da dialética social, no interior da qual as contradições devem ser trabalhadas. Ao status quo interessa a conformidade de pensamentos, o conformismo, o reconhecimento da legitimação do poder. Nesse sentido as manifestações ateístas são elementos invasivos, perturbadores, que sempre suscitarão reações adversas, orientadas para a manutenção do status quo.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/03/nos-eua-empresa-de-onibus-rejeita.html#ixzz1plutKJCo
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.
Fernando disse…
"A rejeição dá uma ideia do preconceito aos ateus mesmo em um país onde a liberdade de expressão costuma ser citada como um patrimônio da sociedade."

Quem eles (os ateus) pensam que são? Isso soa a ditadura.
Fernando disse…
"A reação seria a mesma se o anúncio fosse "Deus ama a América"?

Com certeza se a palavra fosse "DEUS". A reação seria imediata por parte dos ativistas ateus...E isso nos leva a crer que a empresa se pouparia.
Diogo disse…
Um país que quando o presidente ordena ataque sobre outros povos e a sua frase utilizada é "que Deus esteja com nós e abençoe a America amém". Seria mesmo possível o ateísmo ter forças o suficiente p/ lutar contra um estado dogmático? Fico chocado com o que vejo nesse blog, e como os ateus são tratados como pessoas fúteis. Ainda sonho com um mundo onde a razão prevaleça!!!!
Anônimo disse…
Fumou crack?
Anônimo disse…
É um anúncio de uma instituição privada, numa empresa privada, não tem nada que ser rejeitado seja qual dos dois anúncios for.
Anônimo disse…
"A reação seria a mesma se o anúncio fosse "Deus ama a América?"
-Mas, por lá, esse tipo de frase é muito comum, principalmente em outdoors, o problema é quando se trata de uma ideia oposta a da maioria, ou seja, somos a maioria, portanto que a minoria se f@#$.
A mesma empresa mantém anúncios com "Deus abençoe a América", e já manteve anúncios de entidades conservadoras machistas, racistas e homofóbicas - a desculpa foi a mais cínica o possível. Eles tem uma posição ideológica clara, e não aceitam nada que vá contra.
Anônimo disse…
Diogo, no outro post eu comentei sobre o seu erro em relação a palavra homossexual, disse que podia acontecer comigo, mas talvez pelo modo zombeteiro que eu me expressei, meu comentário tenha ficado bastante infeliz. Espero que não tenha te ofendido, e se sim, peço desculpas. Um abraço! Ass: Winston Smith
A.Porto disse…
A ladainha de preconceito já está além da conta.
Leia a notícia abaixo e vejam se é preconceito:

New York Times publica anuncio anticatólico, mas se nega a publicar anúncio anti-islâmico
Reinaldo Azvedo VEJA


http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/new-york-times-publica-anuncio-anticatolico-mas-se-nega-a-publicar-anuncio-anti-islamico/

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...