Pular para o conteúdo principal

Irã condena atriz a 90 chibatadas e à prisão pelo filme Teerã à Venda

A Justiça do Irã condenou na segunda-feira (10) a atriz Marzie Vafamehra (foto) a um ano de prisão e a 90 chibatadas por ter participado do filme Teherane Man Haray ("Minha Teerã à Venda").

atriz Marzie Vafamehra
Marzie disse que o filme se
 baseou um pouco em sua vida 
O filme conta a história de uma atriz que tem de viajar para a Austrália por estar impedida de representar no Irã. A história relata um pouco a vida de Marzie.

"Minha Teerã à Venda" foi produzido e dirigido por Granaz Musavi, uma iraniana que mora na Austrália..

O filme está proibido no Irã, mas é vendido no mercado negro por até US$ 6 (R$ 10). Na internet, ele pode ser baixado de graça e está disponível no Youtube.

De acordo com as agências, Marzie recorreu da decisão com o argumento de que o filme foi feito com autorização do Ministério de Cultura e Orientação Islâmica.

O filme aborda, também, a repressão cultural no Irã, seus tabus e o escape do uso das drogas. Há cenas em que Marzie aparece sem o véu islâmico e outras em que está de cabeça raspada, o que teria sido um agravante do "crime" da atriz.

Marzie aguarda um novo pronunciamento da Justiça em um ex-galinheiro que foi transformado em prisão. Ela teria sido presa em junho, embora somente agora a informação tenha sido divulgada por um site iraniano de oposição ao governo.

Com informação das agências.

Trailer do Minha Teerã à Venda



Justiça saudita condena mulher a dez chibatadas por dirigir carro.
setembro de 2011

Fanatismo.    Religião contra liberdade de expressão.    Intolerância.

Comentários

Anônimo disse…
Assistindo o filme. Aparenta ser bom!
Anônimo disse…
Tinha que ser prisão perpétua o que são 90 chibatadas no couro desta mulher,
Quem sai do saco, tem que levar pedradas,

Pow fala sério depois fala que nos ateus estamos oprimindo a liberdade religiosa.
Anônimo disse…
Não entendi seu comentário, anônimo aí de cima.
Anônimo disse…
a religião é sem duvida a maior estupidez que o ser humano criou e o islã é um bom exemplo.quanto mais religião menos liberdade.
Anônimo disse…
Eu fiz só uma gozação, e quero dizer, que depois dizem que queremos oprimir a liberdade religiosa.
Trajano Lopes disse…
Isso era de se esperar... O islamismo esta preso a uma tradição religiosa que remota de a seculos, mas os mesmos esquecem que o mundo evoluiu e muito... Prendem-se ao tal Corão e a ambição dos seus líderes em acabar com todas outras religiões (Cristãs, Budistas etc) e ao sistemas ploliticos onde a religião não se enquadra tal como a democracia e total Liberdade de escolha dos Cidadaos..... Xê..., as vezes acho que já não é religião mas sim Doença com sindrome de terror e opressão
Anônimo disse…
pqp esta raça não larga esta religião violenta cacete.

FORA ISLÃ !!! NÃO QUEREMOS VIOLÊNCIA.


PUNK NOT DEAD.
Anônimo disse…
Algo interessante a se destacar é que no início (durante o século VII ao século XI da Era Comum), o islamismo era bem proeminente em questões culturais e, inclusive, havia incentivo ao conhecimento (desde a matemática, a medicina, a filosofia, etc). Bem diferente, inclusive, da Europa cristã da mesma época.
.
Alguma coisa aconteceu após esse período (estudiosos dizem que se deve à invasão mongol, aliado a conflitos internos - onde saíram vitoriosas dinastias conservadoras).
.
É isso o que sempre acontece na história da humanidade. Não é culpa da religião em si (já que a mesma religião em uma determinada época era progressiva e depois se tornou retrógrada). A causa é sempre do próprio ser humano, que cria certas interpretações pra continuar mantendo o controle da massa.
Anônimo disse…
Lógico que muito do conhecimento foi obtido dos sábios anteriores ao surgimento do islamismo (de territórios conquistados como Egito, Irã, etc), mas mesmo assim o que se observa é que houve uma inclusão desse pensamento antigo e não uma repulsa, tanto é que assimilaram e, muitas vezes, aperfeiçoaram.
LEGIÃO disse…
Religião é a cola das contradições!

Um povo que avança no domínio da energia nuclear e na obtenção de componentes eletrônicos com base no conceito de sólitons pune seus cidadãos de forma tão primitiva.

Essa pena é tão vergonhosa para o País quanto é humilhante para a Atriz.

O Mundo ganharia muito se tal cultura de opressão fosse varrida do mapa!
gomes disse…
Eis um fato para se refletir nessa Semana Internacional da Mulher!
Anônimo disse…
Vergonhoso pra eles!
Unknown disse…
Concordo,devia se refletir melhor,nao da pra se sentir feliz com a situaçao da mulher no mundo!!!Humilhante!!!
Anônimo disse…
Povo evoluído hein?
Anônimo disse…
Essa mulher devia abandonar esse país de ignorantes. Não há como "lutar" contra regimes fundamentalistas em países como Irã e Arábia Saudita.
Nathy Quagliato disse…
Irônico é saber que o Corão reserva muito mais liberdades às mulheres do que a Bíblia. Com um pequeno exemplo, o Corão diz que as mulheres devem aprender a ler e a pensar por si próprias, somente assim conseguirão entender a palavra de deus, enquanto a Bíblia é explícita a proibir as mulheres de aprender e diz que uma mulher que abre a boca na igreja é uma indigna.

Obviamente, ambos os livros possuem suas incitações à violência, mas nos concentrando exclusivamente na questão do tratamento à mulher, o Corão é melhor. Mas, como os "poderosos" preferem peneirar o que lhes convém em tudo...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...