Pular para o conteúdo principal

TJ confirma decisão que exclui Lutadores da Fé dos games do UOL

Usuário escolhe quem luta com quem 

A 4ª Câmara de Direito Privado do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo confirmou em votação unânime a sentença de primeira instância que determinou que o UOL (Universo On Line) retirasse do site Clickjogos o Faith Fighter (Lutadores da Fé ou Combate da Fé).

O TJ apenas reformou a parte da sentença que obrigava o provedor a pagar indenização de R$ 30 mil por dano moral coletivo à Mesquita Muçulmana da cidade de Barretos (SP), a autora da ação judicial contra o UOL.

O provedor e a mesquita decidiram não recorrer da decisão do TJ.

No Faith Fighter, figuradas sagradas como Deus, Buda e Jesus lutam artes marciais entre si. No entendimento da mesquita, o game é ofensivo ao profeta Maomé. Nenhum líder de outras religiões fez até agora objeção ao jogo.

O desembargador Ênio Zuliani, relator do caso, disse que o game “constitui uma vulgaridade” por extrapolar a tolerância religiosa. Para ele, a religião tem de ser respeitada não só nos locais de reunião dos fiéis, mas também fora deles, o que inclui a internet. “Embora não seja profano, o jogo causa repulsa a pessoas que não jogam, o que é suficiente para despertar interesse jurídico.”

Em 2009, a OIC (Organização da Conferência Islâmica) pressionou a empresa que desenvolveu o game, a italiana Molleindustria, para que deixasse de oferecer o Faith Fighter.

A empresa se recusou a atender ao pedido, mas criou a opção “censurada” para o jogo, que está disponível na internet juntamente com a versão original.

No Google, há vários endereços onde se pode encontrar o Lutadores da Fé, inclusive para download.

Com informação do TJ-SP.

Game de Jesus versus Maomé é acusado de ofensivo por islamitas.
abril de 2009

Fanatismo religioso.    Games polêmicos.

Comentários

Anônimo disse…
Que irônico, não vi ninguém querendo censurar God of War porque Kratos quer matar seu próprio pai, ZEUS. Se eu fosse a UOL, eu recorreria.
Religiões merecem respeito PORRA NENHUMA, suas divindades e profetas bem menos, logo uma que se orgulha de decapitar pessoalmente vários judeus na sua jihad.
P. Lobo disse…
O UOL -- uma empresa de comunicação -- deveria recorrer para que fosse respeitado algo sagrado em uma democracia: a livre expressão.
Vinícius disse…
Uaaaaah... Prefiro jogar King of Fighters, tem uma temática nada preconceituosa e bem mais interessante!
Anônimo disse…
King of Fighters tem referencia a linhagem sanguinea de deuses, espiritos, deuses reencarnando e lutando.
Anônimo disse…
Nenhum japones processou o jogo KOF porque sabe que Orochi e outros não passam de mito.
Anônimo disse…
Street fighter
Anônimo disse…
Balrog(o Vega americano) de street fighter era originalmente um cavaleiro das Cruzadas. A CAPCOM mudou o personagem pra não ter conflito com a igreja.
Faixa crítica disse…
Cadê o estado laico ?
Shinnok disse…
O Estado Laico perde para mim.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida