Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Estudante do Acre causa polêmica ao queimar exemplar de Bíblia

'É a Bíblia do jovem que estava
 tentando me evangelizar' 

O estudante de filosofia Roberto Oliveira, 29, da Ufac (Universidade Federal do Acre), queimou no dia 30 de abril uma Bíblia em um encontro de ateus no campus, em Rio Branco, levantando uma polêmica na universidade e em redes sociais.

A queima ocorreu durante a apresentação da banda Violação Anal, da qual Oliveira é vocalista. Oliveira falou que a Bíblia era de um "jovem que estava tentando me evangelizar".

Em sua página no Facebook, Oliveira rebateu as críticas de que seja intolerante religioso.

"Acredito que o homem pode e deve exercer sua liberdade, e isso implica em assumir a responsabilidade de seus atos", disse. "Não quis ofender nem ferir o credo de ninguém, mas se incomodei, que reflitam sobre as suas práticas mediante a minha. Já faz tempo que não acredito que é certo virar a outra face quando te batem."

O estudante de direito Felipe Zanon, organizador do encontro, disse que o protesto foi contra os massacres promovidos ao longo da história pelo cristianismo.

O reitor Minoru Kimpara suspendeu a realização pelos estudantes de outros eventos culturais, não por causa da queima da Bíblia, disse, mas em consequência do consumo de bebida alcoólica e de vandalismo. Houve quebra de janela, porta e veículos.

Zanon atribuiu as depredações a participantes de outros eventos realizado no mesmo dia. Afirmou que não é a primeira vez que isso ocorre no campus e que desta vez houve a suspensão de atividades culturais promovidas por estudantes por causa da queima da Bíblia.

O reitor negou essa versão, mas lamentou a queima do livro cristão. "É lamentável agredir a crença das pessoas."

O deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) disse no Facebook que vai pedir à Polícia Civil do Acre a abertura de um inquérito para apurar os responsáveis pelo vilipêndio de “um símbolo muito caro à maioria do povo brasileiro”.

Lideranças evangélicas do Acre repudiaram em nota o “ato insano”.

O Novo Mapa das Religiões, feito pela Fundação Getúlio Vargas com dados de 2009 do IBGE, constatou que o Acre é o Estado mais pentecostal do país, com fiéis que representam 24,18% do total de sua população.

Com informação do ac24horas e outras fontes. Texto com atualizações.





Ateu diz estar constrangido por ganhar fortuna com app de Bíblia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...