Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Artistas lançam Jesus e Maria nas versões Ken e Barbie

Cristãos não gostaram dos bonecos

Nossa Senhora da Aparecida
e Iemanjá na versão Barbie
Os artistas argentinos Pool & Marianella lançaram a coleção “Barbie — A Religião de Plástico” com 33 bonecos, entre o quais Jesus como Ken e Virgem Maria como Barbie.

Há também bonecos e bonecas referentes a outras religiões, como a Iemanjá, que é uma divindade de religiões brasileiras de matriz africana.

Haverá exposição em Bueno Aires.

Nas redes sociais, cristãos estão criticando a coleção com o argumento de que a intenção dos artistas é debochar de Jesus e dos santos, e não de homenageá-los.

À BBC, os artistas disseram que a coleção de bonecos significa um olhar critico sobre as religiões, sem o propósito de ofender. Tanto que, afirmaram, não há um boneco de Maomé. Os muçulmanos consideram ofensiva qualquer representação de seu profeta. Para cristãos, contudo, os artistas não retrataram Maomé por medo de sofrer retaliações.

Entre os bonecos há também Nossa Senhora da Aparecida (padroeira do Brasil), Maria Madalena (com um seio de fora), São Jorge, São Sebastião, São Expedito, Divina Providência, Coração Sagrado de Jesus e Buda.

Na Argentina a polêmica é maior porque uma Barbie representa a Defunta Correa, personagem venerada no país por ser tida como milagreira.

Daniel Rojas, administrador do Santuário da Defunta Correa, ameaçou processar judicialmente os artistas por entender ter havido desrespeito para com a fé dos devotos. “A imagem e o nome [da santa] são patenteados, são nosso.”

Sagrado Coração, São Sebastião, Santo Expedido e Divina Providência




Católicos dão marteladas em foto artística de Cristo em urina
abril de 2011


Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...