Pular para o conteúdo principal

É preciso ter valentia para dizer que é ateu, afirma Sottomaior

Daniel Sottomaior
Presidente da Atea 
disse que ateus são 
associados  a criminosos
Daniel Sottomaior (foto), 41, presidente da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), disse que existem muitos ateus brasileiros “no armário” porque no país continua havendo forte preconceito contra quem não acredita em Deus.

Por isso, “é preciso ter muita valentia aqui para dizer que é ateu”, disse Sottomaior, de acordo com a AFP.

O presidente da Atea afirmou que ele próprio já recebeu ameaças de morte de anônimos, o que é comum com ateus que têm certa visibilidade.

Contou que os ateus são com frequência vítimas da intolerância religiosa, como demissão do emprego e expulsão da família.

“O ateu é associado a um criminoso", disse. "Todas as vezes que se fala de um criminoso, de alguém desumano, de uma mulher que está espancando um cachorrinho até a morte, a expressão que se usa é: 'Não tem Deus no coração'. Aqui, ser ateu é a causa de todos os crimes."

A antropóloga Renata Menezes, que é estudiosa da devoção do povo brasileiro na Universidade do Rio de Janeiro, concorda com Sottomaior.

"Os ateus sofrem muito”, disse ela. “Eles são vistos como gente sem moral, como um animal raro, são estrangeiros dentro do Brasil."

O padre Elias Wolff, assessor da comissão de diálogo interreligioso da Confederação de Bispos do Brasil, disse que a Igreja Católica respeita o direito de as pessoas não professarem fé alguma, mas reconheceu que “infelizmente” existe preconceito contra os ateus.

O censo de 2010 apurou que o Brasil tem 740.000 ateus e agnósticos, o que representa apenas 0,39% da população.

Para Sottomaior, a metodologia do IBGE, nesse caso, está equivocada, porque o número de descrentes deve estar em torno de 2%, considerando que na categoria dos “sem religião” estão agrupados tantos crentes como ateus e agnósticos.

Com informação da AFP.





Juiz condena Datena a pagar indenização por ofender ateus
março de 2013

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Pensamento místico e esotérico é parte fundamental do nazismo, afirma historiador

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Delírios bolsonaristas

Pesquisa detecta alta presença da bactéria patogênica em carne de frango e queijos no Brasil

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial