Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

sábado, 17 de março de 2012

Universidade paga dízimo a igrejas por indicação e matrícula de fiéis

Fernando Costa disse que outras 
instituições fazem a mesma coisa
O grupo Uniesp (União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo) firmou convênios com igrejas pelo quais se compromete a pagar dízimo pela indicação e matricula de fiéis em seus cursos universitários. 

O contrato dos convênios afirma que se trata de um “dízimo em favor da construção da obra de Deus”. A informação é de Vanessa Correa e Fábio Takahashi, da Folha de S.Paulo.

Os fiéis são custeados pelo Fies (financiamento federal estudantil que tem de ser pago pelos estudantes após a formatura) e Escola da Família, do governo estadual, que banca 50% das mensalidades.

Participam do convênio 25 denominações de diferentes credos religiosos, entre as quais estão unidades da Assembleia de Deus, a Igreja Católica de Presidente Prudente (SP) e a igreja Pentecostal Jesus Vem e Vencemos pela Fé.

O dízimo é de 10% do valor que a Uniesp recebe desses dois programas. O número de fiéis matriculados é cerca de 2.000. Eles não são informados sobre o repasse que a instituição faz às igrejas.

Fernando Costa (foto), presidente da Uniesp, disse que o dízimo é o resultado de uma parceria entre a instituição e igrejas e que outras instituições de ensino fazem a mesma coisa, mas não revelou o nome de nenhuma.

Costa disse que os convênios são firmados dentro da lei, mas o Ministério da Educação e a Secretaria Estadual de Educação estão investigando a legalidade deles porque a verba, tanto em um caso como em outro, não pode ser repassada a terceiros.

No caso do Fies, a Uniesp cobra mensalidade até três vezes superiores às dos demais estudantes, o que é proibido por lei. Ao cobrar mais, a instituição recebe maior volume de repasse do Ministério da Educação e a dívida dos estudantes, após a formatura, será maior.

A Uniesp tem 65 mil estudantes. Possui seis unidades na cidade de São Paulo, quatro no ABC, uma no litoral (Guarujá) e 29 no interior paulista.

O plano do grupo para os próximos quatro anos é instalar faculdade em todas as cidades paulistas com população acima de 100 mil habitantes. Além de cursos universitários, a Uniesp oferece ensino infantil, fundamental, médio e técnico.

Em nota, a Uniesp afirmou que os convênios advêm da “responsabilidade social” da instituição de “levar o ensino superior às camadas mais humildes”.

Esquema da "obra de Deus"


Com informação e arte da Folha e foto do site da Uniesp.

Escola Adventista desconta dízimo de seus funcionários.
dezembro de 2011

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...