Pular para o conteúdo principal

Morre mais uma monja tibetana que ateou fogo ao seu corpo

da agências

Uma monja tibetana morreu na quinta-feira (3) na província chinesa de Sichuan, vizinha ao Tibet, após atear fogo ao próprio corpo, informou a agência oficial Xinhua. Trata-se do décimo primeiro caso de imolação neste ano naquela região.

Qiu Xiang (nome traduzido para o mandarim) tinha 35 anos. Ela incendiou o seu corpo no município autônomo tibetano de Garze, onde este ano foram registradas fortes tensões entre a população local e autoridades chinesas.

O governo local disse que as causas da morte ainda estão sendo investigadas e que ainda não se sabe a razão pela qual Qiu cometeu o suicídio, embora os casos anteriores tenham sido para pedir o retorno do Dalai Lama ao Tibet e o fim da repressão da religião e da cultura dessa etnia.

Segundo grupos tibetanos no exílio, cinco dos dez imolados este ano morreram.

Nos últimos anos, principalmente a partir das revoltas de 2008 na cidade de Lasa e em outras zonas de população tibetana, tem havido episódios de violência, não apenas no Tibet, mas sobretudo em províncias que marcam a fronteira entre esta etnia e os chineses han.

Na província de Sichuan, onde houve todas as imolações de 2011, as tensões giram em torno do mosteiro de Kirti, um dos mais sagrados da zona para o budismo tibetano.

Após a primeira imolação de um monge em março, o local foi submetido a um férreo controle pelas polícia chinesa. O mosteiro chegou a ser cercado de arame e muitos de seus monges foram enviados a centros de reeducação, o que contribuiu para elevar a tensão.

O governo chinês qualifica as imolações de “atos terroristas” e acusa o Dalai Lama e organizações tibetanas no exílio de promovê-las e de “glorificá-las”.

A China sustenta que o Tibet é parte de seu território há séculos. Os tibetanos argumentam que a região foi durante muito tempo independente, até que foi ocupada pelas tropas comunistas em 1951.

No México, menina se mata por achar que a Virgem iria ressuscitá-la.
agosto de 2011

Fanatismo religioso.        Suicídios

Comentários

Anônimo disse…
Porque a china quer comandar tudo, sera que ja nao basta a sua politica repressora e seu povo que trabalha a troco de nada. Deixem este povo pacifico em paz, o povo do Tibet é simbolo da paz que tanto o mundo precisa. Meus lamentos por estes monges e toda nação do Tibet.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes