Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica incentiva fiéis a protestar contra a corrupção

por Bernardo Mello Franco e Matheus Magenta, da Folha

No feriado de Nossa Senhora Aparecida, líderes da Igreja Católica discursaram contra a corrupção e usaram a data religiosa para incentivar os fiéis a participar das manifestações realizadas ontem em diversas cidades do país.

Dom Odílo Scherer:
corrupção em toda parte
O tema marcou as falas dos cardeais dom Odilo Pedro Scherer (foto), arcebispo de São Paulo, e dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Eles criticaram os políticos e disseram que a sociedade deve se mobilizar e fiscalizar o uso do dinheiro público.

Na igreja de São Luiz Gonzaga, em Pirituba (zona norte de SP), dom Odilo elogiou os protestos e disse que a corrupção "está em toda parte, afligindo o povo brasileiro".

"Quando não somos mais capazes de reagir e nos indignar diante da corrupção, é porque nosso senso ético também ficou corrompido", afirmou, em sermão. "Quando o povo começa a se manifestar, a coisa melhora. É isso que precisa acontecer."

Depois de chamar o rio Tietê de "rio da morte" e "esgoto a céu aberto", o cardeal comparou a situação de suas águas aos desvios na política. "A corrupção é como a água suja do Tietê. Não gera vida, não é coisa boa", disse.

Em seguida, ele pediu à santa que "interceda por todos os responsáveis pelo governo". "Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil. Queremos que o Brasil melhore, que seja um país mais digno e decente."

No Santuário Nacional de Aparecida (180 km de SP), o presidente da CNBB disse, em entrevista após a missa solene, que a entidade defende os atos contra a corrupção.

"Sabemos de manifestações organizadas por redes sociais e defendemos que a população deve acompanhar os nossos homens públicos, sejam do Executivo ou do Legislativo", afirmou dom Raymundo Damasceno.

"Quando há denúncias de corrupção, que sejam investigadas, [que se investigue] se há responsáveis ou não."

Os dois cardeais evitaram referências diretas a escândalos recentes, como a acusação de venda de emendas na Assembleia Legislativa paulista, que ronda a base do governo Geraldo Alckmin, e as suspeitas de corrupção que derrubaram quatro ministros do governo Dilma Rousseff.

A missa solene das 10h em Aparecida foi assistida por cerca de 35 mil fiéis. Durante todo o dia, cerca de 140 mil passaram pela basílica, segundo informações preliminares da igreja. Até o dia 16 de outubro, quando se encerram os festejos deste ano, 600 mil pessoas devem ir ao local.

A polêmica sobre a descriminalização do aborto, que dominou a festa em 2010, às vésperas do segundo turno da eleição presidencial, desta vez foi deixada de lado.

No ano passado, fiéis que foram a Aparecida receberam panfletos assinados por um braço da CNBB recomendando não votar no PT. O então candidato José Serra (PSDB) citou o tema após a missa.

Corrupção abocanha R$ 40 bilhões em países em desenvolvimento.
setembro de 2007

Comentários

Anônimo disse…
Esta igreja católica é porca e imunda cheia de desonestidade.
Eles inventaram que a virgem maria é santa nascida sem pecado e que não morreu ,isto é a maior mentira do mundo ,esta igreja devia ser queimada processada apedrejada literalmente.

E pior que faz os católico engolir esta mentira anti biblica, não há nada que sustente esta heresia da igreja católica sobre a virgem maria, estes bandos de urubus desonestas, bando de personagens podre sem sentido.
Anticar disse…
É o sujo falando do mal lavado.

Desde quando a ICAR tem moral pra falar de corrupção dos outros, quando ela mesma é um lixo só ?

Esse bispinho perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. Bando de salafrários e mentirosos; escória da raça humana.
Anônimo disse…
O que prova que a igreja católica é falsa, é que a virgem maria é falsa.

Na genealogia maria aparece como esposa de José, e se voces notarem a genealogia começa falando que abrãao gerou isaque , que isaque gerou a jacó, ate chegar em josé, onde diz, ''E jaco gerou a josé marido de maria da qual nasceu jesus que se chama o cristo. Bem isto é uma tradução pifia.

Veja que jesus não é parente de ninguém dentro desta genealogia apresentada em mateus, porque no caso ela teria gerado o filho sem ajuda de ninguém, e no caso jesus seria parente dos parente de maria e não parente dos parente de josé.

Se eu caso com uma mulher , e ela tem um filho de outro homem, como que aquele filho pode ser um descendente meu? Ele sera descendente de quem o fez e não vai entrar na arvore genealogica da minha familia, Da mesma maneira que jesus não entra na árvore genealogica de José.

Talvez digam, mais josé era o pai adotivo de jesus, tá mais e dai? Que descendencia teria jesus com josé , abraão , davi etc? A descendencia de jesus teria somente a ver com maria e no caso com os parente dela. Sendo que josé nunca teria tocado nela, ela nasceu de um pé de couve ,então ela não herdou os pecado original, nunca transou porque era virgem imaculada, e ainda depois de tudo foi direta para o céu. Só não enxerga isto quem não quer.

A igreja católica é uma farsa, igual a virgem maria é uma farsa.

Mais as profecias biblicas falava que o messias seria um descendente , um remanescente do tronco de jesse. Como ele pode ser um descendente de alguém se ele nasceu direto do céu, e segundo a igreja católica, nasceu de uma mulher sem pecado, sem mesmo o pecado original, Quem eram os pais de maria? Quem eram os irmãos dela? Quem era os tio dela? Quem eram os avós dela? Quem eram os bisavós dela? Porque estes sim seriam os parente de certa forma genealogicos de jesus, e não os de José que segundo a igreja catolica nunca teve relações com josé ,e ela sendo ainda de uma outra genealogia desconhecida,

Portanto neste caso jesus não é descendente nem de abraão, nem de davi, nem de josé, pois ele teria nascido da virgem maria que não tem nenhuma ancestralidade com josé naquela árvore genealogica apresentada em mateus.

Textos mais antigos traduz, que josé gerou jesus, E cristões mais antigos acreditam nisto um exemplo são os ebionitas.
Anônimo disse…
Rsrsrsrsrs

Realmente, segundo a ICAR, Jose nunca teve relações com maria, portanto, Jose era gay ou eunuco.
Anônimo disse…
''Eles criticaram os políticos e
disseram que a sociedade deve se
mobilizar e fiscalizar o uso do
dinheiro público.
''

O que a igreja tem a ver com isto? A igreja perdeu a linha entrando para a politica, eu acho que ela deveria estar cuidando de outros assuntos, parece que religião e politica fizeram aliança, Agora religião é politica , e politica é religião.

Ele bispo deveria convocar as pessoas a orar, a rezar o terço, a fazer uma novena etc , e não tentar fazer um motin este não é o papel da igreja, para a igreja ele bispo deveria saber que segundo a biblia é mundo esta no maligno, que o principe deste mundo segundo a biblia é o maligno , como jesus disse vem o principe deste mundo e ele nao tem nada a ver comigo.

Mais como nos ateus o bispo sabe que tudo isto é bla bla bla, e por isso eles lutam com unhas e dentes, e aquela estória de dar a face a quem te fere a igreja já nem sabe o que significa isto a muito tempo, o negocio dela sempre foi matar ,roubar e destruir,

E todas religiões fazem isto desde testemunhas de jeova até sei lá o que. Eles querem viver plenamente nem que para isto todo mundo morra, toda religião deseja a morte de seus contrarios, pra muitos sera um dia de alegria quando deus(THOR ZEUS JEOVA ODIN) pisar os humanos como uvas fazendo nosso sangue fazendo respingar em suas caras(rostos??)

Tenho medo deste povo religioso.
Eu acho meio contraditório a Igreja apoiar a luta contra a corrupção no país, porque isso só aconteceria de verdade nesse país se a população fosse mais bem instruída e mais bem informada, politizada. Mas uma população melhor instruída e melhor informada tende a abandonar suas superstições religiosas mais rapidamente (vide os casos dos países do norte europeu e do leste da Ásia). Ou seja, a igreja católica está dando um tiro no pé.

Almir Ferreira
Rama na Vimana
Anônimo disse…
Os evangélicos é que são um bando de corrúpitos, a única coisa que o pastor faz é roubar dentro dessa porcaria que chamam de igreja, fundada por um vagabundo pecador e bebado. Não sabem nem o que dizem.

E ainda ficam falando de Maria, lavem a boca para falar dela, vocês tem a boca podre. Como diz o apocalipse: A mulher teve um filho e o filho foi levado pra junto de Deus, e a serpente que são os evangélicos, persegue a mulher, e a terra vem em socorro da mulher. Vocês não vão conseguir, são dois mil anos, garanto que vocês evangélicos, serpentes venenosas, não irão conseguir derrubar-nos. Vão provurar uma coisa mais produtiva bando de fdp!
Anti-Cristo disse…
Ao "educadinho" anonimo católico das 11:54:

1) o certo é corrupto, leia um bom livro de portugues;
2) Pesquise um pouco sobre acobertamento de padres e bispos pedófilos feito pelo vaticano;
3) Veja aonde foi parar os tesouros saqueados pela inquisição, cruzadas e venda de indulgencias promovidas pela sua "santa" igreja;
4) Vc que parece ser um crente fervoroso, aonde esta o "amai os vossos inimigos" ? Ao invez de ficar xigando todos de fdp;
5) Tente ter um filho em parto normal e veja o estrago q faz, e depois disso me diga como alguem pode continuar virgem ? Isso sem falar no próprio ato sexual...
6) Conhecimento é cultura... mas acho que isso não é o seu forte, não é ?
Aleatório disse…
Credo.
Se outro fala que corrupção faz mal, o pessoal cai em cima dele (ou fica discutindo sobre o sexo da mãe de Cristo).
Anti-Cristo disse…
Aleatório

Nem a ICAR ou seus representantes tem moral nenhuma para falar sobre corrupção dos outros. Ela mesma é imunda, por roubar, enganar, matar, violar crianças, tudo em nome de deus.
Anônimo disse…
Corrupção é um direito só deles então?
Headbanger Ateu disse…
A ICAR é pioneira em se apoderar da ignorância popular e faz isso com maestria desde os tempos da Europa Feudal. Coloca-se como hipócrita e oportunista sempre que pode. Usa-se de todos os métodos e idéias possíveis para conseguir aceitação social a âmbito político. É uma ótima estratégia dessa igreja imperialista se perfazer de "boa instituição" e posteriormente, conquistar poderes de governo de uma maneira discreta e rápida. E claro, com o uso de suas ignóbeis e oprimidas massas adeptas. Assim, faz-se mais distinções entre descrentes, pessoas de cor, sexo e até mesmo, entre os próprios crentes. O que violaria inúmeros mecanismos legais como os de isonomia e democracia. Essa anterior consequência seria apenas uma pequena parte da linha de todo um carretel.

O objetivo final da ICAR é governar os povos com o uso de sua Bíblia. Renegando as constituições, as outras leis, ou impondo discretos meios - de aparente e ampla aceitação popular - que permitam a influência cristã nos estados (principalmente laicos). O Ensino Religioso é uma dessas situações.

A ICAR não tem de ser ouvida nesse caso. Afinal, é se fazendo de "boa samaritana" a maneira qual ela se infiltra em um Estado Laico. Criticar a corrupção foi um mero "ato cara de pau" e incabível a essa instituição que deveria se preocupar apenas em fornecer o devido apoio espiritual a seus adeptos. Um dos maiores atrasos da história deste país foi a ampla permissividade do povo (que é e sempre foi oprimido) em deixar essa igreja decidir rumos políticos e exercer ideais populares - a bem de sua imagem - de ordem distintiva e absolutamente incompatíveis com regimentos legais.

Em um século como o que vivemos, há de se questionar e observar sempre, qual deve ser o ideal papel da ICAR (bem como o de todas as igrejas) numa sociedade. Pois o corrupto e até mesmo, assassino passado dessa igreja já nos deixou um "legado" de escravidões, extermínios, racismos e tribunais de inquisição. Oprimiu nações sob uma pacífica e calma roupagem. Bispos, padres, teólogos, sectários, polemistas e apologistas católicos diariamente tentam - como conspiradores - ocultar, distorcer e negar os reais propósitos imperialistas e conquistadores da ICAR. Propósitos esses que já não enganam a tanta gente.

Devemos manter os olhos abertos quanto aos males que venham a criticar a corrupção. Cidadãos concisos de suas leis, bem como de seus direitos e deveres, sabem muito bem que a Bíblia Cristã não é Constituição Federal e muito menos um mecanismo legal que dita regras e ideais em um laico e democrático Estado de Direito. Os mesmos cidadãos concisos também sabem que a ICAR, e outras igrejas de ordem protestante, são as algumas das maiores fomentadoras da corrupção, distorção de leis e ilegalidade neste país.

Lugar de religião é na igreja.
Anônimo disse…
E ateus não roubam né, olha ateus são a raça mais insuportável que pode existir, um bando de pessoas sujas que dizem que são todos perfeitos e para eles quem não for ateu não presta e ponto final, se acham donos da verdade.
John Constantine disse…
Os 2000 anos de Historia da Igreja nao me deixam mentir sobre o carater dela.

Toda vez que alguem se levantou contra a corrupcao na Igreja, era sumariamente massacrado.
AlyneS2 disse…
"É o sujo falando do mal lavado" (2)

É podridão de mais. Não somos perfeitos e eles muito menos.
Anônimo disse…
O fato da ICAR ser uma instituição corrupta e hipócrita não faz com que todos os seus membros também sejam exatamente assim; ok, acreditar em deus já é hipocrisia, mas o fato trazido pela notícia tem que ser melhor analisado.

Não dá pra saber bem quais as intenções do religioso citado, mas se ele quer mesmo incentivar os católicos a lutar contra corrupção na política, qual o mal disso? A corrupção na política é um problema a que todos brasileiros deveriam se atentar, não importa se ateu, católico, evangélico... sou ateu e acho que as religiões são um atraso intelectual e civil imensuráveis, mas, um padre (bispo, pastor, etc...) têm grande influência sobre mta gente, e é menos mal (grande pena temos que trabalhar com esse entendimento) que usem essa influência para coisas práticas como o combate a corrupção do que ficar apenas na verborragia costumeira.

Maaaas, também é óbvio que se a ICAR quer combater a corrupção deveria fazer isso de dentro pra fora; visto que é uma instituição que conta com grande suporte estatal - inclusive financeiro - deveria, entre outas coisas, prestar contas a sociedade, agir contra o preconceito, e, principalmente, deveria saber do seu (infeliz)papel na sociedade, o que não inclui, por exemplo: emcobrir e dar proteção a pedófilos, incentivar preconceitos, intervir nas atividades estatais, etc... etc...

Enfim, acompanho muito o blog e sempre vejo aqui ateus e agnósticos reclamando mto dos trolls que n sabem o que está sendo debatido e só falam merda, obviamente que também não gosto deles, mas nesse caso parece que ninguém, nem ateus nem teístas, leram o a notícia, só vi comentários ofensivos e generalizantes até agora; n é assim que deve ser.

GIL
Anônimo disse…
Amém gil
LEGIÃO disse…
O Príncipe deste mundo é o Maligno. E o Papa está sentado à direita dele. Pois é um traidor da doutrina que jurou defender. Manipulou, traiu e execrou Leonardo Boff, acobertou milhares de casos de pedofilia, tem um passado de serviço nazista e, certamente, chegou ao papado usando informações comprometedoras contra os demais cardeais.

Isso mesmo, Dom Odílio, vamos combater a corrupção! Vamos combater a pedofilia, a manipulação do povo pela ignorância, a inferiorização da mulher, a infantilização dos negros, a discriminação aos gays. Essa última, inclusive, sugere que se deve combater também a hipocrisia. Afinal, quem afirma não fazer sexo está mentindo e se satisfaz através de atos desviados do natural.

Sua cara, padre, é de culpado!
LEGIÃO disse…
Em síntese, o que Dom Odílio quis dizer é: vamos combater a Igreja Católica, vamos combater o Papa!
Abbadon disse…
É melhor que a Igreja se mexa para resolver a pedofilia de uma vez por todas, antes que abra a boca para falar de corrupcao, se quiser ter moral perante as pessoas.
Anônimo disse…
Meus amigos, não concordo com a maioria das pessoas que estão aqui falando mal da igreja católica, sendo que porque só falam mal da ICAR e não falam mal das outras igrejas, só porque a igreja católica é a instituição mais antiga do mundo, e que não pode expor as suas opniões?
Vamos nos concientizar, que devemos respeitar os costumes de qualquer instituição sendo ela religiosa ou não, sendo que tem muitas pessoas aqui não frequentam a ICAR ou qualquer outro tipo de religião e só sabem reclamar o que bem lhe entenderem. Vamos fazer algo para mudar essa história.
Vamos a luta, errar é humano e todo mundo erra.
Anônimo disse…
se masturbação for pecado, não vai ter nem um padre no céu, sorte deles então porque vai estar cheio de CRENTinos.
Anônimo disse…
Acho que foi aberto o besterol geral pega aqui pega legal. o q Maria Santissima tem a ver com tudo isso. Por acaso alguem que escreveu tem sua mãe na zona. e usar de forma geral em meios de comunicação para difamar alguem que so fez e faz o bem para a humanidade frangamente
Anônimo disse…
O que é isso como alguem ousa a falar da Maria Santissima a propria historia dessa mulher ja basta. A caso alguem gostaria de ter sua mãe difamado em algum meio social para não dizer na zona no minimo é não ter nada o que fazer PT meus pesames.
Anônimo disse…
Toda a professia se cumprirá. " A corrupção só aumentará". Quanto à genealogias, a escritura diz "não entreis em contenda de genealogias intermináveis".
Moises levantou a serpente de metal em um madeiro no deserto, conforme Deus ordenou para que todo que mordido por serpente olhasse para serpente de metal, vivesse e não morresse; E aquele que olhar para Jesus na cruz, que significa olhar para sua obra redentora, seus ensinamentos, obedecer o que Ele ensina, seguí-lo- aquele que olhar para Ele assim veverá e não morerá.
João Batista também disse: eu vos batizo com águas, más após a mim virá um, de quem eu não sou digno de atar as correias das alparcas, que batiza com o espírio santo e com fogo.
Jesus disse: "assim como Moises levantou a serpente no deseto, o filho do Homem também será levantado", isso apontava profeticamente para várias revelações sobre a obra carnal e espiritual da salvação da humanidade;
1ª: A Serpente representa a natureza humana, natureza carnal, e Jesus veio em carne (na natureza humana - natureza de serpente) em Primeira jão cap.4 está escrito: "não creiais em todo espírito, más provai antes, pois todo espírito, que confessar que Jesus veio em carne, é de Deus e todo espírito que não confessar que Jesus veio em carne, não é de Deus (vir em carne significa vir na natureza de humanos, com desejos humanos, com sentimentos humanos, com as mesmas paixões da humanidade) por isso Ele disse: "aquele que quizer vir após Mim negue-se a si mesmo tome sua crúz e venha"; negar a sí mesmo é negar ao ímpeto da natureza humana(a razão humana), e obedecer ao governo do espírito santo. Jesus foi batizado por João Batista que viu vir sobre Ele o espírito santo em forma de pomba. Aos que queriam seguí-lo, Jesus disse: "nesse mundo tereis aflições, más tenham bom ânimo Eu venci o mundo e o Que está em vós é maior do que o que está no mundo (isso profeticamente significa que Ele nos daria tembém o espírito santo que é maior do que o espírito que está no mundo, que é o espirito do mau).
2ª: Para vir ao mundo em carne Jesus não precisaria, necessáriamente de nascer de mulher e nem de descendência humana (no 1ºcapitulo do evangelho de joão está escrito: "...e o verbo estava com Deus, ...e o verbo era Deus, e o verbo SE fez carne) a descendência de Jesus na terra não era carnal e sim espiritual; todos os
Anônimo disse…
(continuação); todos os homens citados na genealogia de Jesus eram tementes e obedientes a Deus, e assim faziam parte da verdadeira igreja (aquela que adora a Deus em espírito e em verdade); A mulher de apocalipse que está prestes a dar à luz um varão, representa a verdadeira igreja no curso de toda história até a vinda de Jesus a Terra.
A mulher deu à luz e o filho foi arrebatado para Deus(Jesus pregou o evangelho por três anos e meio, morreu, ressuscitou e está assentado à direita do Pai).
Logo o significado da descendência de Jesus é espiritual e não carnal. Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim; Ele criou todas as coisas e não foi criado por ninguém aqui na Terra. Do barro Deus fez Adão e da costela de Adão fez a Mulher, e para que a profecia se cumprisse Ele nasceu de mulher (se fez carne, não precisou de óvulo nem de espermatozóide nenhum, apenas cumpriu a profecia; Ele veio sem pecados, pois não tinha descendência carnal).








As profecias se cumprirão. Existem profecias espirituais e profecias carnais/materiais (por exemplo os acontecimentos referentes à natureza). A santa inquisição foi uma profecia que se cumpriu e parte dela ainda se cumprirá, conforme descreve as profecias de Daniel e apocalipse, e ninguém poderá impedir. Jesus certa vez disse: "chegará o tempo em que aquele que vos matar estará fazendo um favor a DEUS", isso significa que aquele que morrer cumprindo a vontade de Deus, receberá Dele uma grande recompensa (um galardão). O apostolo Paulo disse: "para mim viver é cristo e morrer é ganho", isso significa que ele tinha prazer em servir a Jesus, sendo orientado pelo espírito santo e tinha total certeza que se morresse servindo-O teria grande recompensa.
Quando o servo de Deus se deixa governar pelo espírito santo, sabe que terá que se sujeitar à total vontade de Deus e não fugirá dos flagelos já anunciados pelas profecias, visto que está seguindo o caminho do mestre Jesus. Logo fica claro que a vitória é espiritual e não carnal. Jesus disse:"Eu não vim para revogar, más para cumprir, nem um jota nem um til se omitirá da lei, más tudo se cumprirá.
Devemos servir a Deus e não se opor ao que Ele já determinou desde a fundação do mundo.
mesaxy disse…
Gostei dos comentários sobre a professia. Afinal trata-se de Fé o que não se discute.
Isso mesmo falem bastante mal da mãe do nosso salvador Jesus Cristo, depois se dizem envangelicos, são uns bandos de serpentes que vomitam só blasfemia e nada mais,estou começando acreditar que são voces que são as serpentes que perseguem nossa Senhora, que Deus tenha piedade e que voces se arrependam enquanto é tempo, pois tenho certeza absoluta como o coração de Jesus sangra toda vez que falam mal da mãe dele!
Pensem nisso.
carlosqevedo disse…
O coração de jesus sangra? Cada lunático que aparece aqui. Fico pensando nas milhoes de crianças com medo e sem argumentos que ficam com os ouvidos e imaginações à merce da merda expelida pelas bocas de católicos e evanjegues (católicos lavados). A ICAR nao quer corrupção? Ela não quer é concorrencia isso sim
Anônimo disse…
Se comentários estúpidos também fossem excluídos não sobraria o comentário de nenhum crente. Não dá para acreditar na estupidez desses crentinos, seja diante de um assunto importante até algo irrelevante.
mesaxy disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
mesaxy disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
mesaxy disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
mesaxy disse…
todos regimes totalitarios ao longo da história cometeram exclusão levando a todo tipo de injustiças.Não ouviram a ninguem.
Anônimo disse…
meu Deus abre os olhos dos marianos.
Melchi disse…
Que Deus perdoe seus pecados e odio contra os Catolicos
Anônimo disse…
e dos crentes tqambém
Anônimo disse…
"Cristões"?
O correto é: cristãos.
Ou isso também estava em um texto antiquíssimo?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes