Pular para o conteúdo principal

Funcionário da France Telecom se mata ateando fogo ao corpo

da BBC Brasil

Um funcionário de 57 anos da France Telecom se suicidou nesta terça-feira ateando fogo ao próprio corpo no estacionamento de uma unidade da empresa na cidade de Mérignac, nos arredores de Bordeaux, no sudoeste do país.

A morte aumenta a já longa lista de casos de funcionários da companhia que se mataram nos últimos anos. Houve 32 suicídios entre 2008 e 2009 e pelo menos 25 no ano passado, segundo sindicatos.

Uma equipe de socorro, que chegou ao local por volta das 8 horas da manhã, no horário local (3 horas em Brasília), apenas constatou o falecimento do empregado.

Representantes do sindicato CGT, de trabalhadores da empresa, disseram o suicídio estaria ligado às condições de trabalho do funcionário.

Empregado na France Telecom há 30 anos, ele não teria suportado as mudanças frequentes de locais de trabalho, ocorridas nos últimos tempos, afirmam sindicalistas.

"Essas transferências impostas o levaram a vender sua casa. Ele havia escrito várias vezes à direção, mas não obteve resposta", diz François Deschamps, representante dos sindicatos CFE-CGC-Unsa da região sudoeste da França.

O funcionário trabalhava no setor de prevenção de acidentes em um centro de atendimento telefônico voltado aos clientes empresariais.

A direção da France Telecom estabeleceu em 2006 um plano que previa a demissão de 22 mil pessoas em três anos, a reestruturação da empresa e também a transferência obrigatória de funcionários para outros cargos e áreas geográficas.

Esse plano, contestado pelos empregados, foi estabelecido pouco após a privatização da empresa, em 2004, mais de um século após sua nacionalização.

A onda de suicídios levou a direção da empresa a anunciar, em setembro passado, medidas para tentar melhorar as condições de trabalho.

Para sindicalistas, as iniciativas recentes da direção não são, no entanto, suficientes. E esse novo suicídio poderia indicar o fracasso das novas medidas.

A empresa havia anunciado, por exemplo, que as transferências de empregados para outras localidades deveriam ocorrer apenas se o trabalhador se candidatasse à mudança.

"A falta de mão-de-obra e objetivos inatingíveis de desempenho continuam exercendo pressões sobre os empregados", diz o sindicato CGT em um comunicado.

A direção do grupo declarou estar "transtornada com o suicídio do funcionário da agência de Bordeaux".


abril de 2011


O CVV É UM SERVIÇO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

Comentários

É o capitalismo selvagem mostrando sua face mais hedionda. A France Telecom queria ficar livre de 22 mil funcionários, mas não queria lhes pagar as indenizações. Criou então um programa de transferências obrigatórias e periódicas de funcionários, esperando com isso fazê-los demitirem-se. Muitos o fazem, outros se matam para, pelo menos, deixar as famílias bem de vida com a indenização.

Se esse caso ocorresse no Brasil, haveria alguém aqui nesses comentários dizendo que "se o Brasil fosse um país sério os executivos desta empresa já estariam na cadeia".

Ocorre que o Brasil não é significativamente pior do que outros países no nível de calhordice. Calhordas têm por toda parte. Talvez menos que aqui, mas não imensamente menos.
Anônimo disse…
O que posso dizer? O José Geraldo disse tudo. Mais um alerta para concluir nunca é demais.Disse jesus:" Mais ai de vós, ricos!(carlhodas opressores e injutos)porque já tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que estão fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis" (palavra do senhor). Fernando
Deus disse…
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Gênesis 3:19

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih