Pular para o conteúdo principal

Hopkins diz ter colocado frase ateísta em filme sobre exorcismo

Um  padre entre Deus e Papai Noel 
No começo do filme O Rito, o padre Lucas, interpretado por Anthony Hopkins (foto), escuta o seminarista Michael Novak (Colin O’Donoghue) colocar em dúvida o exorcismo, que seria, para ele, um amontoado de truques porque o que as pessoas têm mesmo são distúrbios mentais, não o diabo.

Lucas responde ao jovem que ele também se esforça todos os dias para acreditar no sobrenatural. “Em alguns dias, não sei se acredito em Deus ou em Papai Noel ou em Tinker Bell”, disse.

No Brasil, Tinker Bell é a criatura de contos de fadas conhecida por Sininho.

Pode parecer uma incongruência que a frase tenha sido dita por um velho padre exorcista que, como se vê na sequência do filme, usa métodos heterodoxos para combater o diabo. São os ateus que comparam Deus a criaturas saídas da imaginação humana, fantástica desde sempre.

A explicação é que quem manifestou a descrença foi o próprio Hopkins, com autorização de Mikael Håfström, o diretor do filme.

Na semana passada, no lançamento do Rito, jornalistas lhe perguntaram como ele, um descrente, se sentiu  interpretando o papel de um padre exorcista. Hopkins contou que ficou um pouco incomodado. Por isso, ele introduziu aquela fala. "Fui que escrevi [a frase] porque precisava disso."

O premiado ator britânico de 73 anos afirmou que, hoje, a sua convicção se situa entre o ateísmo e o agnosticismo. Para Hopkins, se existe o inferno, a morada do diabo, ele é, muitas vezes, o outro, como observou Sartre.

Falou que, para ele, foi importante ter incutido no experiente exorcista Lucas um pouco de dúvida, mesmo que isso tenha ficado diluído no filme. Pois para Hopkins, é preciso ter cuidado com quem diz saber da verdade. Citou Hitler e Stálin como exemplos de pessoas que não tinham dúvidas.

Com informação do io9.com

Igreja Católica do México combate onda de crimes com exorcismo.
janeiro de 2011

Coisas do diabo.    > Ateísmo.

Comentários

Anônimo disse…
Os argumentos desse ator contra Deus não têm lógica... Se para ele "é preciso ter cuidado com quem diz saber da verdade", então é preciso ter cuidado com ele também, afinal de contas ele está dizendo que isso é a verdade. Ele só conseguiu argumentar contra si mesmo aqui.

Para ele, se você não tiver "um pouco de dúvida" sobre a verdade você se torna perigoso, semelhante a "Hitler e Stálin". Segundo o raciocínio dele, então se você não tiver um pouco de dúvida de que é verdade que um computador é um computador, de que uma cama é uma cama, de que um cachorro é um cachorro, de que você é você, de que sua esposa é sua esposa, de que seu filho é seu filho, então você se torna extremista como "Hitler e Stálin".

A verdade é imutável:

A verdade existe. Algumas pessoas podem conhecer a verdade. Algumas pessoas podem não conhecer. Algumas pessoas podem não conhecer, mas achar que conhecem. Algumas pessoas podem não conhecer e admitir que não conhecem. O fato das pessoas conhecerem ou não a verdade, ou acharem ou não que conhecem a verdade, não muda a verdade em nada.

Ele acha que o inferno é a morada do diabo... "se existe o inferno, a morada do diabo..."

O diabo está solto. O "inferno" não é a morada do diabo ainda, ele mora na Terra. E inclusive governa a Terra. Ele é o atual príncipe desse mundo. É isso que está na Bíblia:

"Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela."

"Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;" - Jesus (João 14:30)

"porque já o príncipe deste mundo está julgado." - Jesus (João 16:11)

"E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?" - Jesus (Mateus 12:26)

"E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu." - Jesus (Lucas 10:18)

"Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Apocalipse 2:13"

Conclusão: Anthony Hopkins não conhece a verdade, mas acha que conhece. O que não muda a verdade em nada. Você mesmo pode conferir a verdade na sua Bíblia.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih