Pular para o conteúdo principal

Leigos desafiam o Vaticano e criam igrejas na Bélgica e Holanda

O ferroviário Delsaert (centro) conduz a missa
Católicos das regiões de língua holandesa da Bélgica e da Holanda criaram nos últimos dois anos igrejas alternativas em resposta à falta de sacerdotes, nomeação de bispos conservadores e ao encobrimento pela hierarquia religiosa dos estupros de crianças e adolescentes por padres. Eles desafiam o Vaticano ao celebrar missas, casamentos, batismos e funerais.

Essas igrejas são chamadas de ecclesias -- “convocação” em grego. Existem pelo menos dez delas e nos próximos meses pelo menos outras cinco vão ser criadas, o que talvez seja um indício do que pode ocorrer em outros países, sobretudo na Europa.

Nelas, assumem as funções de sacerdotes os fiéis mais devotos, homens e mulheres. Entre eles, há ex-padres casados. Todos continuam se dizendo católicos, como quem tenta resgatar a religião que o Vaticano conspurcou.

Em alguns casos, as ecclesias funcionam em igrejas que foram fechadas por falta de padre.

A escassez de sacerdotes é um problema cuja solução se torna cada vez mais difícil. Na Bélgica, dois terços deles têm mais de 55 anos e um terço, mais de 65. Poucos são os padres jovens porque, com a igreja bombardeada por denúncias de pedofilia, o que antes era motivo de orgulho para uma família católica – mandar um filho para o seminário -- agora é um constrangimento.

O jornalista Doreen Carvajal visitou algumas dessas igrejas alternativas para saber como estão se estruturando. Quando esteve na ecclesia onde era a paróquia do bairro Dom Bosco – e de certa forma continua sendo --, quem estava celebrando a missa dominical era o ferroviário aposentado Willy Delsaert (foto acima). O fiel admitiu ao jornalista que teve alguma dificuldade em conduzir a cerimônia, não porque desconhecesse os ritos, que de resto foram simplificados, mas por causa de sua dislexia.

Mas tudo acabou dando certo, com o apoio de sua mulher. “Toma este pão e come”, foi dizendo aos fiéis com desembaraço e satisfação.

As cerimônias das ecclesias são simples em comparação com os ritos da igreja romana. Elas reúnem de 100 a 150 pessoas. Qualquer fiel pode se oferecer para conduzir a missa, que geralmente ocorre com todos em torno de uma longa mesa, como se fosse da ceia de Jesus e seus apóstolos. Os jovens cantam músicas do repertório dos Beatles, na maioria das vezes.

“Trata-se de uma prática inaceitável”, disse o arcebispo André-Joseph Léonard, chefe da Igreja Católica na Bélgica.

Ele prometeu agir contra essas novas igrejas, mas por enquanto se encontra ocupado demais em se defender das acusações de estar sendo condescendente com os padres pedófilos e ao fazer afirmações como a Aids é um castigo da natureza contra os  “desvios” do amor.

Enquanto isso, nas missas das igrejas alternativas, os católicos rezam pelas vítimas dos padres pedófilos e para que a igreja se recupere de sua decadência.

Com informação do The New York Times.

> Papa deve sair, diz investigador belga de pedofilia na igreja.
outubro de 2010 

Comentários

Anônimo disse…
Iniciativa louvável, pois o espírito é livre, como ensinou o próprio fundador do cristianismo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai, assim é todo aquele que nasceu do espírito.
Anônimo disse…
Ridículo, estão cavando o próprio buraco ao renegar a autoridade da Santa Igreja de Cristo.
Anônimo disse…
"Santa igreja de Cristo", assim como qualquer outra religião, não faz porcaria nenhuma, não prova nada, faz afirmações ridículas, sempre afirma ser toda a verdade existente, em momento algum apresentou alguma evidência e insiste em tentar levar crédito pela existência de tudo e de todos, mostrando quão perturbados são ao dizer que sua existência se deve ao deus deles, que o deus deles criou tudo e todos...(que a terra é quadrada, terra é o centro do universo, universo tem menos de 10 mil anos)
Angelo Varela disse…
44% da população da Holanda já é de ateus, e imagino que na Bélgica deve ser parecido, espero que o numero de ateus aumente e quem sabe isso acontece também no Brasil, e quem sabe assim um dia poderemos deixar de ser homens das cavernas.
paulo disse…
Isso não pode aconter ser pessoas despreparadas assumindo as missas sem ao torização do Vaticano isso e ridiculo povo sem fé se pegar aos erros humanos querem fundar igrejas que não vem de Deus isso não pode continuar assim a Igreja Católica precisa agir.
Anônimo disse…
No Brasil qualquer um pode abrir uma igreja também.
Unknown disse…
A igreja precisa é resolver o problema da pedofilia dos padres monstros isso sim.Sou ateia,mas respeito a fé das pessoas.E se pessoas querem se unir e rezar q façam,afinal não estão fazendo mal a ninguém.
Unknown disse…
A igreja precisa é resolver o problema da pedofilia dos padres monstros isso sim.Sou ateia,mas respeito a fé das pessoas.E se pessoas querem se unir e rezar q façam,afinal não estão fazendo mal a ninguém.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise