Pular para o conteúdo principal

Crianças que veem mais TV comem mais doces e guloseimas

Crianças que assistem mais TV ingerem mais alimentos não saudáveis, concluiu estudo feito pela nutricionista Renata Alves Monteiro, da Unb (Universidade de Brasília). Duas horas de TV elevam o consumo desses alimentos em até 10%.

O estudo apurou que o consumo de doces e guloseimas é estimulado principalmente pelos comerciais com personagens infantis e brindes.

Renata chegou a essas conclusões após observar os hábitos alimentares de 330 crianças de 9 a 12 anos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal.

"No Brasil, 95% das propagandas para crianças são de alimentos não saudáveis”, disse. “Isso tem uma relação direta com o aumento da obesidade."

A psicóloga Patrícia Spada, da Universidade Federal de São Paulo, disse que as crianças sabem quais os alimentos que não saudáveis, mas elas acabam sendo seduzidas pelos comerciais de TV.

Ppara Isabella Henrique, do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, crianças com menos de 12 anos não têm ainda senso crítico para rechaçar os alimentos industriais que prejudicam a saúde.  Por isso, disse, “toda a propaganda para crianças abaixo dessa idade é abusiva.”

Há um consenso entre nutricionistas de que a publicidade para o público infantil precisa ser submetida a uma regulamentação mais rigorosa, a exemplo do que já ocorre em outros países.

Com informação da Folha de S.Paulo.

Alimentos não saudáveis são os mais veiculados na tv.
junho de 2008

Comentários

Anônimo disse…
Isso é óbvio.
Anônimo disse…
Nossa descobriram a América

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Atirador cristão norueguês pede absolvição ou morte

No primeiro dia de julgamento, Breivik fez saudação romana O cristão fanático Anders Behring Breivik (foto), 33, disse nesta quarta-feira (18) em Oslo que a Justiça deveria absolvê-lo ou condená-lo à morte. Em julho de 2011, o norueguês matou 77 pessoas em um protesto contra a imigração na Europa, principalmente a dos muçulmanos. Hoje foi o terceiro dia do seu julgamento.  Ele disse que uma condenação à prisão para ele é “patética”. Na Noruega, não há pena de morte e a condenação máxima é de 21 anos de prisão. Apesar disso, Breivik deverá ficar preso para sempre porque é certo que será considerado formalmente pela Justiça como perigoso para a sociedade. "Se você abraça a morte antes de entrar em ação, você fica dez vezes mais forte", disse Breivik. "Eu abracei a morte." Ele reafirmou que em 2011 foi um dos fundadores do um grupo batizado de Cavaleiros Templários. Quando ele foi preso, disse que o grupo se chamava “Novos Pobres Cavalheiros de Crist