Pular para o conteúdo principal

Mergulhadas em exigências, mulheres morrem sós à janela

Título original: Restos à janela

por Luiz Felipe Pondé para Folha

Sou um tanto maníaco por detalhes. Às vezes, me pego pensando em Walter Benjamin, o grande pensador judeu alemão que se suicidou durante a Segunda Guerra Mundial, e entendo sua obsessão pelos detalhes do mundo.

A matéria de que é feita a consciência muitas vezes se encontra nos detalhes, principalmente nos restos do mundo, restos ridículos de um mundo em clara agonia. Hoje vou dar um exemplo de como uma migalha do mundo pode ser representativa do nosso ridículo.

O detalhe ridículo de hoje se refere a um novo movimento de conscientização que nasce. Vejamos.

O que haveria de errado em mulheres que querem atrair os homens e por isso se fazem bonitas? Macacas atraem macacos, aves fêmeas atraem aves machos.

Mas parece haver umas pessoas por aí que acham que legal é ser feia. É, caro leitor, se prepare para a nova onda feminista: mulheres peludas. Para essas neopeludas que não se depilam ter pelos significa ser consciente dos seus direitos.

Quais seriam esses "direitos"? De ser feia? De parecer com homens e disputar o Prestobarba de manhã? Antes, um reparo: "direitos" hoje é uma expressão que serve para tudo. Piolhos terão direitos, rúculas terão direitos, ratos já têm direitos. Temo que apenas os machos brancos heterossexuais não tenham direitos.

Pensou? Machista! Desejou? Machista! Deu um presente? Machista! Se você aceitar ser eunuco, obediente, desdentado e, antes de tudo, temer a fúria das mal-amadas, aí você será superlegal. De repente, elas exigirão uma sociedade onde todos terão seu Prestobarba. Cuidado ao passar a mão nas pernas delas porque será como mexer nas suas próprias pernas.

Estou numa fase preocupado em ajudar o leitor a formar um repertório que escape do blá-blá-blá mais frequente por aí. Por isso, nas últimas semanas, tenho indicado leituras. Proponho hoje a leitura de "Feminist Fantasies" (fantasias feministas), de Phyllis Schlafly, cujo prefácio é assinado por Ann Coulter, a loira antifeminista que irrita a esquerdinha obamista, antes de tudo, porque é linda, com certeza.

Para piorar, Ann Coulter é inteligente e articulada. Mas, em se tratando de mulher, é antes de tudo a inveja pela beleza da outra que move o mundo a sua volta.

Dirão as ideólogas do "eunuco como modelo de homem" que a culpa é nossa (masculina) porque as mulheres querem nos seduzir e, aí, elas se batem na arena da sedução. Mas, se elas não quiserem nos seduzir, qual seria o destino de nossa espécie? Para que elas "serviriam"? Deveriam elas (as que querem ser bonitas para nós homens) ser condenadas porque são normais?

O primeiro artigo deste livro é já uma pérola de provocação: "All I Want Is a Husband" (tudo o que quero é um marido).

Contra a "política do ódio ao macho", nossa polemista afirma que a maioria das mulheres, sim, quer, antes de tudo, amor e lar.

Quando elas se lançam na busca do amor e sucesso profissional em "quantidades iguais", mergulham numa escolha infernal (a autora desenvolve a questão nos ensaios seguintes) que marca a desorientação contemporânea. O importante, antes de tudo, é não mentirmos sobre isso e iluminarmos a agonia da vida feminina quando submetida à "política do ódio ao macho".

A vida amorosa nunca foi feliz. E nunca será. Mas a mentira da "emancipação feminina" é não reconhecer que ela criou novas formas de vida para a mulher em troca de novas formas de agonia.

Diz um amigo meu que, pouco a pouco, as mulheres se tornam obsoletas. Por que não haveria mais razão para investir nelas?

Conversando sobre esses medos com alunos e alunas entre 19 e 21 anos, percebi que muito da "obsolescência da mulher" é consequência de três queixas masculinas básicas: 1. Elas são carreiristas; 2. Não valorizam a maternidade; 3. Não cuidam da vida cotidiana da família.

Associando-se a este "tripé", o fato que elas começam a ganhar bem, nem um "jantar" é preciso pagar para levá-las à cama. Resultado: a facilidade no sexo de hoje é a solidão de amanhã.

Mergulhadas em suas exigências infinitas, morrem à janela, contabilizando as horas, contemplando o próprio reflexo.

> Brasil tem mais solteiros que solteiras, diz IBGE.
setembro de 2010

> O que afinal a mulher quer do homem? A lésbica sabe.
agosto de 2010

> Artigos de Luiz Felipe Pondé.  

Comentários

rayssa gon disse…
agora é oficial: eu desisti do pondé.

o cara é um babaca.
Anônimo disse…
Retórica reacionária...
Anônimo disse…
O pondé é louco, cara! Dizer essas coisas em um jornal de circulação nacional - insanidade completa. Vai que a Rebeca Gusmão, ou pior, a Edinanci Silva lê isso, "veio"...
Tomara que tenhamos outro colunista tão bom quanto Pondé, já na semana que vem.
"O que morre é corpo; a obra é imortal" - dissera Deleuze, outro filósofo que também nos deixou recentemente.
Andreia disse…
Realmente... Impressionante como fala merda.
Anônimo disse…
Ele quer esses comentários pra pensar que causou ... Ponde se esse pensamento tiver 1 % de verdade que triste que e a sua vida ... deprimente
Ricardo disse…
Não esquenta gente, faz tempo que eu venho percebendo que o que esse cara quer é chamar atenção, "falar bem ou mal, mas falar dele", sacaram?
Ele está aproveitando o espaço que lhe foi cedido em um jornal de grande circulação para tentar fazer com que seu nome seja lembrado por alguma coisa. Ou alguém aqui já ouviu falar da "relevância do filósofo Luiz Felipe Pondé no cenário intelectual brasileiro"? Eu, antes da Folha, nunca tinha ouvido falar do dito cujo.
Aposto que no próximo artigo ele vai dizer algo do tipo "meu e-mail foi invadido por comentários furiosos por causa do artigo da semana passada"...
Quem o lê regularmente na Folha já sabe o conteúdo da maioria das coisas que ele escreve. E o pior (para ele) é que a reação é mínima no Painel dos Leitores da Folha. Vejam que nem mesmo esta se dá ao trabalho de alimentar as polêmicas estapafúrdias que ele (tenta) criar.
Anônimo disse…
Pior que o Paulo Lopes admira o cara e vai continuar postando textos dele!

Wander
LIGIA KOGOS disse…
ESTE ARTIGO TEM QUE VIRAR UM "CULT". VOU COMPRAR O LIVRO "FEMINIST FANTASIES" CONFORME VC RECOMENDOU , ESTOU MESMO PRECISANDO DE REPERTÓRIO CONTRA A CONVERSA PADRONIZADA ...
"ALL I WANT IS A HUSBAND " É O QUE TENHO CONSTATADO NA MINHA CLÍNICA DE DERMATOLOGIA , ONDE JÁ ATENDEMOS CERCA DE 45.000 PESSOAS , CERCA DE 65 % MULHERES , . NÃO IMPORTA A CLASSE , A PROFISSÃO, A IDADE...TODAS QUEREM A MESMA COISA......SÓ VOCÊ É "SUPER-HOMEM" PRA TER CORAGEM DE FALAR..E FALAR TÃO LINDAMENTE!
LIGIA KOGOS

Ligia Kogos
Ricardo disse…
LIGIA KOGOS

Não sei se já te avisaram, mas escrever todo o texto em caixa alta (letras maiúsculas) é o equivalente a gritar, ou seja, uma tremenda falta de educação, uma simples vontade de impor suas opiniões pelo grito.
As opinões do "super-homem" Pondé (Deus tenha piedade de nossas pobres almas) não são importantes em si. O importante é a forma superficial, mal-escrita e tendenciosa como ele tenta nos fazer convencer.
E por falar em "super-homem", você por acaso tentou se referir ao "übermensche" de Nietzsche? Por acaso você se deu conta de que Nietzsche era ateu e Pondé é um católico reacionário enrustido?
Andréia Freire disse…
Nossa, que vergonha, um post desse naipe vindo de uma famosa dermatologista. Vergonhoso. Se o único desejo das suas clientes é ter um marido, azar o delas. Isso não é regra universal. E eu duvido que todas as suas pacientes tenham entrado em tantos detalhes da vida pessoal delas com você. Hahahahaha. Conversa fiada.
Andréia Freire disse…
Mas mulheres machistas existem aos montes. Essa não é a primeira. Nada de errado em querer o amor da sua vida, mas ter isso COMO OBJETIVO ÚNICO é de uma superficialidade enorme. E querer impor isso às outras mulheres é pior ainda.
Anônimo disse…
Mulhheres, não briguem; amem-se. para que tanta furia? tanta discórdia? homem bonito tá difícil, eu sei; mas se vale de consolo - E QUE CONSOLO!!!! -, o Gianecchini, com muita "passione", nos deixa loucas diariamente.
Anônimo disse…
É, mas tem um fundo de verdade. Toda mulher quer amor e lar. E um provedor.
Anônimo disse…
"Macacas atraem macacos, aves fêmeas atraem aves machos."
Quer dizer que mulher é ou macaca ou galinha?
Mas brincadeiras à parte... Seria bom se nosso amiguinho Pondérasse melhor suas opiniões antes de estragar mais papel, já que com a tinta ficamos impedidos de usá-lo com fins higiênicos.
Aliás, comparar mulheres a piolhos, rúculas e ratos só pode ser indício de que a falta de cabelos da criatura veio acompanhada de falta de noção, idéias e cérebro. Quem sabe ele tenha inveja de ver que algumas mulheres possuem, nas pernas, mais do que ele consegue ostentar na cabeça...
Bom... Apesar da raiva imensa que sinto no momento, acho que é caso para ignorar a criança chorando por atenção.
Ricardo disse…
Para quem quer uma análise realista e destituída de preconceitos, recomento o artigo de Contartdo Calligaris, na Folha de 16/09/10 (o conteúdo é restrito a assinantes, mas vocês podem achar na net, facilmente). Vamos dizer que ele fala tudo o que o Pondé quis dizer, sem o afã sensacionalista e apelativo.
Resumindo, ele escreve muito melhor do que o "filósofo" Pondé.

PS: Talvez, no lugar do Pondé, a Folha deveria contratar logo o Olavo de Carvalho, já que é para radicalizar de vez!
ca disse…
acho que apenas não entenderam, ele so mostra a nova consciência que a própria sociedade esta criando. a mulher independente, batalhadora, dura e sem sentimentos esta se igualando ao homem, e é isto que ele quer mostrar que a sociedade esta fazendo das mulheres os novos homens, e é por isso que eles estão se desinteressando e desvalorizando as mulheres, pq elas não buscam mais uma relações a dois e sim uma competição.
qual o problema de ainda ser mulher de se arrumar pra ele ou mesmo de querer ser agradável sentimental e dizer sim eu quero e preciso de vc.
elas buscam a segurança q o homem não da mais, aquele dotado vem ca vc pe minha nao fala nd depois explico, se tornou um mero aiii bem escolhe vc vaiii.
a mulher busca talvez nessa independência a segurança q antigamente o homem dava.
para essa sociedade de novos homens que não sabem ou que nem mesmo conseguem decidir o que querem ou seria isso medo das mulheres.?
o sentimentalismos fez com que eles se tornassem menos homens. esqueceram de lutar por suas escolhas e se acomodaram ao mais fácil.
cade aqueles homem que vinham com programas decididos, aqueles que conquistavam o que queriam, ou mesmo que diziam vc é minha e pronto vem comigo agora, depois te conto.
é isso que falta atitude força e segurança, é isso que no fim as mulheres buscam.
a realidade é muito diferente do que é imposta, mulheres trabalhadoras, independentes e bem sucedidas são infelizes no amor, e quase sempre estão sozinhas a procura de respostas que não encontram.
os homens cada vez mais fracos e indecisos optam pelo vazio ou pela simples mascara de pegador garanhão, mas que no fundo so tem medo de não conseguir o que quer, então se voltam pro seu próprio eu e se auto amam e se narcisam.
quem disse que as mulheres querem ser iguais aos homens? nao quero ser peluda fazer a barba, queremos estar bonitas e prontas pra receber quem amamos depois de um dia difícil de trabalho
INTERCEPTOR disse…
Machista não é quem gosta de macho?
Unknown disse…
http://www.divasandthecity.com.br/2010/09/julia-roberts-vai-praia-e-se-esquece-da.html

Os blogs estão falando algo parecido com o Pondé...
Gabriela disse…
Ca é mulher ou homem? Se for mulher, que fale só por ela mesma, que esse papo de "mulher que homem q mande e diga 'vem cá q vc é minha e no caminho eu explico'", sorry, não cola pra mim (e acredito que pra mais um monte).

Quanto ao artigo do Pondé, sorry, merda em cima de merda. E incrível como ele vai construindo um castelo de argumentos blindados e infantis, do tipo "fulana tá certa pq é linda, as outras morrem de inveja e por isso falam mal e se unem pra não se depilarem".
Alessandra Cavagna disse…
Não me impressiona nada a reaça enrustida da Folha publicar uma pérolas dessas, o que realmente me impressiona é o repertório de escrotisses que este indivíduo possui. Gostaria sinceramente de saber onde ele comprou sua tese de doutorado, porque citar Walter Benjamin e depois escrever um monte de barbaridades. Este cara está querendo associar Walter Benjamin a este tipo de pensamento retrogrado e imbecil? Ele deveria lavar essa boca imunda dele com muita água e sabão antes de falar o nome de Benjamin. Agora, o que mais me assusta é que este indíviduo esteja formando uma legião de futuros babacas. Será que os reitores a PUC tem e Alvares Penteado têm acesso à esses barbariedades que ele anda publicando por aí??
Andreia disse…
Cá deve ser mulher, existem muitas que pensam assim. Discordo totalmente, mas defendo o direito dela de pensar do jeito que quiser, desde que não tente nos fazer pensar como ela, e nem tente ridicularizar outras formas de pensamento, como o tal Pondé faz.
Fabiana disse…
Moço, você já olhou ao seu redor e percebeu que as mulheres JÁ conquistaram o mercado de trabalho (apesar de fazerem um serviço melhor e ganharem menos do que os homens), JÁ conquistaram o mundo da política (apesar de eu não votar na Dilma, isso é um fato), JÁ são maioria no mundo acadêmico...? Falando de REALIDADE, FATOS, e não achismos e pontos de vista, podemos concluir que não é a mulher que está ficando obsoleta, e sim o homem... hahahah! As mulheres já são independentes financeiramente, a ciência já está progredindo no sentindo de eliminar o papel do homem na procriação (e, como você apontou, o desejo da maternidade nem é mais assim tão relevante nas mulheres), e brinquedinhos de sex-shop costumam ser mais efetivos satisfazendo sexualmente as mulheres (não têm ejaculação precoce, não broxam, são de um tamanho bom - tamanho é documento, sim! - , não roncam, não ficam falando besteiras como o conteúdo deste blog, hehe)... Eu sugiro que vocês homens se esmerem em tarefas como trocar lâmpadas e abrir potes de vidro se ainda querem ter alguma função no futuro... ehehe. E preocupem-se mais com a beleza de vocês (é terrivelmente comum ver homens feios de doer julgando a beleza das mulheres, como é o caso do autor deste blog, hehe). ^^
Anônimo disse…
Pois é, os homens não vão mais precisar das mulheres e as mulheres não vão mais precisar dos homens,,,
Que pena!!!!!
Ricardo disse…
Fabiana

Realmente, as mulheres já conquistaram muitos campos que antes eram exclusivos dos homens, o que é ótimo. Mas tem um em especial em que elas estão se tornando cada dia melhor: a cafajestagem.
Durante séculos elas desenvolveram a habilidade de cometer seus pecadilhos de forma discreta. Fizeram disso quase uma arte.
Que pobreza!
E para quê nos preocupar com nossa beleza se não temos mais utilidade para vocês?
Anônimo disse…
INCRÍVEL PONDÉ DESACREDITA A CREDULIDADE DOS CRENTES.
Incrível Pondé: provoca fé nos argumentos!
Quem é ateu e viu milagres como eu, rejeita toda essa parafernália crédula, vinda do patrulhamento ideológico(antigo!)anti-Pondé, cuja "mística acriticidade" leva tudo a sério, na argumentação dos filósofos; tal qual os papagaios eclesiásticos ateus, fingindo crença e santidade, que repetem os milenares anátemas, a quem não pensa como eles, segundo os códigos do credo de Nicéia...Hmpf! Incrível em Pondé,- ou será o incrível Pondé? -, é haver, não quem acredite ainda em deuses, mas quem se deixe afetar por uma crítica pseudo-filosófica, a tudo quanto é objeto de uma bem intencionada e sucedida profissão literária! O homem escreve bem, tem talento e é um comunicador bem pago por um dos melhores e mais conceituados jornais do país, só isso.
Neopelúcias disse…
Uma resposta coletiva a esse texto:
http://neopelucias.wordpress.com/
Anônimo disse…
o que é feia pra você ?
porque ter pelos é feio ?
não é natural do ser humano ?

você fala a gente fica parecendo homem, mas nós também não temos pelos naturalmente ? porque vocês podem ter e a gente não ?

que tal VOCÊ começar a passar cera na perna, no suvaco, na virília a cada 2 semanas ? que tal VOCÊ ficar com vergonha de ir a praia porque esqueceu de se depilar ?

nós não queremos ficar feias, porque para nós, ter pelos não é feio, é natural, arrancá-los pra que ? porque a mídia e as grandes corporações que vendem produtos de depilação e cremes para a pele dizem que é mais bonito ? ah sim, porque depilar estraga a pele, assim nós teremos também que comprar milhares de cremes para ficarmos com a pele saudável

mas, se você está satisfeito em ser controlado pelas convençõs e pelas grandes empresas vá em frente, você está no caminho certo
Anônimo disse…
ponde inverte a questao ao apontar a mulher como centro do problema...

não são as mulheres que naum querem se depilar... e naum são elas que querem adotar o padrão masculino de pernas peludas...

são os homens que querem ter suas pernas depiladas, suas costas, seus peitos...

o padrao cultural feminino de culto a beleza, se seducao pela imagem se estendeu ao universo masculino... e eles, que antes soh precisavam atuar como provedores, agora tem ainda que ficar horas se embelezando para disputar o poder com uma mulher...
Leonardo disse…
Não consigo mais ler esse cara.. na boa, como é possivel que alguém elogie a Ann Coulter?! a mulher já disse milhares de vezes que o voto feminino deveria voltar a ser proibido, além de criticar abertamente a teoria da evolução, é uma religiosa fanática e sem limites... pondé, sinto lhe dizer mas você vai mal, ah, vai mal demais....
Ricardo disse…
Cara, eu não sabia direito quem era essa tal de Ann Coulter. Essa mulher existe mesmo??
E esse tal de Pondé, que fez questão de frisar em outra artigo que é Phd, poliglota, pós-doc. e faz parta da elite intelectual, ainda a defende?!?
Depois ainda reclamam das besteiras que o Lula fala por aí. Ele pode ser um boçal, mas pelo menos é um iletrado confesso.
O pior é um autoproclamado representante da "elite intelectual" defender essa mulher imbecil.
A minha única dúvida é: porque diabos a Folha de São Paulo paga esse cara pra escrever essas besteiras?
Ricardo disse…
E de onde ele tirou a ideia de que ela é linda? Deem uma olhada nas fotos dela no Google. Ela parece uma caveira ambulante, claramente anoréxica.
Além de tudo, o Panzé aí tem um mau gosto danado pra mulher. Mas o que podemos esperar de um "filósofo" que mais parece um estilista, com aqueles óculos de armação grossa, uma barbichinha ridícula e um vozinha mole e irritante.
Certamente seus pares não irão invejá-lo pela aparência!
Pedro disse…
Esse cara é um sub-Jabor. O Nelson Rodrigues acharia ele um medíocre.
Martin Lima BH disse…
Esse cara é um completo IDIOTA. Não sabe o que fala e muito menos com quem fala.
Deixa de ser RIDÍCULO. A mulher sabe exatamente o que quer e não precisa ficar seguindo modismos ou convenções para agradar ninguém.
Depilação é uma moda imbecil que impuseram às mulheres que eu acho, particularmente, sem noção ou necessidade. É bom demais uma mulher ao natural, peludinha, cheirosa, segura de sua sexualidade e seus desejos.
Para de falar excrementos e toma seu rumo. Não há lugar para um cara reacionário e imbecil como vc.
Mulheres peludinhas de BH, me add: loganlimabh@hotm
Anônimo disse…
daqui uns tempos a mulher vai ser peluda e o homem depilado . Ô trem ruim sô
Anônimo disse…
E claro que o autor e imaturo, gosta de falar de mulheres em muitos textos. Mas e o assunto que ele menos entende. De politica menos ainda, ao falar de "esquerda obamista". Parece um garoto de 13 anos atirando para todos os lados. Que pena um jornal desta magnitude da espaco a alguem de tamanho tao diminuto.
Anônimo disse…
Já pensou que isto é o resultado de castração de milênios do feminismo.
Anônimo disse…
Gostei muito do texto !!!! O que tem de mulheres que decidiram se dedicar à carreira mas que anos depois se veem infelizes por aí não tá escrito ! Uma de minhas melhores amigas é mestranda, super capacitada profissionalmente, reconhecida como uma das melhores professoras em sua área, mas já cansei de ouvi-la dizer que largaria tudo isso que construiu para ter uma família. Isso é a natureza do ser humano, a mulher gosta de ser protegida por um homem. E é possível conciliar carreira e casamento muito bem ! Eu tenho um marido incrível e minha carreira vai de vento em polpa.
Luciano disse…
O problema é que as mulheres estão perdendo a feminilidade. cuidar da casa não significa passar o dia limpando o chão. Cuidar do companheiro não quer dizer submissão. As mulheres foram às compras conquistaram direitos e passaram a imitar os homens, em tudo. São homens de vagina. O que tenho observado é que no final das contas, as mais felizes são aquelas que trabalham, são casadas, com filhos e que cuidam da família. As outras ficam na janela...
Hesha Roberto disse…
é uma reação para aperca do padrão, mas quer saber... cada uma quer o que quer.

Peluda, feia, bonita, querendo um marido e um filho, ou uma carreira...

Cada mulher define suas prioridades.

Ver as mulheres de igual para igual ainda vai gerar muitas reações de pessoas desse tipo.
Unknown disse…
Que texto fútil, é triste ver o resultado da obrigação de escrever, temos que perder o tempo precioso lendo bostas como essas.

Creio que as radicais sejam uma minoria e lamento pois é uma fase muito castradora, mas cada indivíduo tem o direito de escolher a forma que quer viver, e as consequências devem ser usadas como motivação e ñ desmoralização.

Que bom que ñ fui a única a quase vomitar lendo isso, e que é mais maravilhoso, perceber homens compartilhando a indignação.

Obrigada meninos.
Nosferatuzod disse…
HAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHUA
Nosferatuzod disse…
Homens e mulheres não se entendem mais. Isso é fato. Se tornaram dois seres estranhos no mesmo planeta.

Agora é sentar e esperar o fim da raça.
Unknown disse…
Que nojo!
Anônimo disse…
Ele escreve como se ser feia fosse uma escolha. Ora, e se você nasce feia e, por mais que se arrume, os homens te desprezam e você está fora do páreo? Melhor apostar na carreira do que no suicídio. Por que a solidão que a feiúra gera para as mulheres é motivo de riso para os homens? Minha vida toda eu tive de aguentar isso. Texto banal do caralho.
Anônimo disse…
Concordo plenamente com vc Pondé, e se esse povo tivesse ao menos um pouco mais de QI entenderia que vc não está denegrindo a mulher e nem as comparando com macacas, e etc..., enxergariam que o que vc quis dizer é que essa onda de feminismo está chegando a um ponto que, ao invés de termos o sexo masculino e feminino com suas peculiaridades, teremos seres idênticos nos aspecto físico, mulheres sem a feminilidade que é tão apreciada pelo sexo oposto, sabemos que ambos os sexos tem direitos iguais, entretanto, é de se entender que o fato da mulher ser feminina não a diminui, e nem significa submissão de direitos e sim ser mulher apenas mulher.
É certo que é um direito delas quererem andar sem camisa como nós homens, deixarem de se depilar, porque o homem não se depila, e etc... , mas por outro lado também é direito de nós homens não querermos está ao lado de uma mulher parecida em todos os aspectos com um homem... só porque legalmente temos os mesmos direitos.

Só para finalizar o raciocínio encerro com essa perola...” se minha mãe tivesse bigode, eu não teria uma mãe, e sim dois pais...” kkkkkkkkkkkkk

Anónimo disse…
"Resultado: a facilidade no sexo de hoje é a solidão de amanhã".

Na boa, da onde ele tira umas conclusões dessas?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih