Pular para o conteúdo principal

‘Professor de ciência no Mackenzie defendia, sim, o criacionismo’

de uma leitora a propósito de
 Colégio Mackenzie prega religião em aula de ciência

Dedo todo poderoso do criacionismo.
Sou ex-aluna do Colégio Mackenzie, me formei lá no ensino fundamental 1, 2 e ensino médio. Sou ateia.

Posso garantir que no ensino médio temos professores sérios e muito bem formados, mas enfraquecidos por uma direção conservadora e pouco preparada para o cargo.

São três as diretoras, sendo que uma delas era professora de ensino religioso (minha professora, quando cursava a 5ª série), e confesso que nem sei se ela estaria realmente habilitada para tal cargo.

Enfim, na época que eu cursava o ensino fundamental, meu professor de ciências defendia sim o criacionismo. Os livros adotados falavam exatamente do jeito citado acima. [no post]

No ensino médio, tive uma professora de biologia que nem sequer conhecia a obra de Darwin. (Porém, era formada pela USP...).

Tive um professor de física que insistia em falar de religião nas aulas, que perguntava à sala: "Quem aqui é evangélico?"

Ele tinha um ar de pastor. Mas era famoso, já tinha aparecido em alguns programas de televisão e quase nunca era repreendido pela direção, mesmo quando alunos reclamavam dele.

Até o 3º ano colegial somos submetidos a uma aula de ensino religioso por semana, ministradas por um professor que já, mais de uma vez, se mostrava preconceituoso com o homossexualismo. Fazia discursos que levavam os alunos a crer que abrir espaço ao homossexualismo era abrir espaço à pedofilia e à necrofilia.

Fora esses casos, tive professores muito bons, bem preparados, bem formados. Alguns deles até eram ateus e tinham que fingir uma religião perante a direção.

Era engraçado quando a direção cometia algum erro muito grave, e nós alunos víamos a reação desses bons professores, como ficava claro que eles discordavam da administração do colégio.

Enfim, meu ponto de vista é: o Mackenzie é sim um ótimo colégio. Porém a sua direção é muito conservadora, os membros da direção devem pertencer a certa igreja e, por isso, seguem  certos "padrões" que nunca mudam. São sempre os mesmos, gerando uma visão fadada ao erro.

Escolas brasileiras já ensinam criacionismo em aulas de ciência.
abril de 2010

> Ateísmo.   > Ciência versus religião.

Comentários

Lamentável... Acabei de escrever um artigo que fala do ensino deo criacionismo em aulas de ciência. Gostaria muito de sua apreciação.

http://blog.gilbertomirandajr.com.br/2010/02/o-ensino-do-criacionismo-em-aulas-de.html

Abraços....
Anônimo disse…
O Mackenzie é uma instituição de ensino ligada à Igreja Presbiteriana do Brasil!!! POr isso o proselitismo em sala de aula!
Anônimo disse…
O criacionismo é uma tese imbecil ....

o mesmo DEUS que supostamente criou o mundo em 6 dias e depois descansou ? [ DEUS descansa ???]

afirma que morcego é ave...além de centenas de absurdos e barbaridades...
Clementina disse…
Gente, não devemos atacar o criacionismo através de ofensas, e sim destruí-lo através de perguntas.
Exigir os fatos comprovados, não as hipóteses infalseáveis.
Exigir fontes verificáveis, e não testemunhos subjetivos.
Exigir referências de pessoas que ainda tem licença para praticar seu doutorado, e não gente que a perdeu por causa de "conspirações", ou que nunca as teve, ou inventou.
O Ônus da Prova é nossa melhor inquisição.
Todo o esforço criacionista em se auto-comprovar é válido, desde que através do método científico.
Emerson Luís disse…
Concordo que deve haver bom senso e que muitos não possuem.

Mas quer dizer que "bom professor" significa "professor evolucionista e ateu"?

Que atitude tacanha!

* * *
Anônimo disse…
Ora, o criacionismo busca seus fundamentos em um livro chamado "Bíblia Sagrada", considerada totalmente inspirada por por um ser fictício e imáginário apelidado de "Deus". Ocorre que a Bíblia não merece nenhuma credibilidade, basta lê-la atentamente para constatar isso. Se o manual do criacionismo é um montes de histórias e estórias terríveis e sem o menor sentido de verdade, um montão de contradições, marcado por uma terrível intolerância, não vale a pena prestar atenção no criacionismo.
Unknown disse…
Eu nunca tive duvidas de que colocaria minhas filhas no Mackenzie, estava em busca da melhor escola para elas, uma escola que me auxiliasse na educaçao em todos os sentido, depois dessa reportagem a minha certeza so aumentou: vou matricula-las nesta escola com certeza pois esta e a educaçao que eu busco.
Parabens ao mackenzie e que seus responsaeis continue ensinando a verdade a seus alunos e que Deus os abençoe.
Christiane Oliveira
Anônimo disse…
Professor do ITA, com dois pós-doutorado defende o criacionismo
*
Sou engenheiro de eletrônica, graduado e pós-graduado (mestrado) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Obtive meu doutorado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica Federal de Zurique, na Suíça. Servi como oficial-engenheiro da Força Aérea Brasileira por mais de uma década. Atualmente sou professor no ITA. Minha área de especialidade chama-se Sistemas e Controle, a parte da engenharia diretamente relacionada à automação. Detalhes sobre minhas atividades acadêmicas e profissionais encontram-se em meu currículo.
*
Sou casado com Doris há 25 anos; temos uma filha e um filho.
*
Nos endereços http://www.freewebs.com/kienitz e http://kienitz.webs.com mantenho esta página sobre Fé e Ciência, assunto que me acompanha desde a adolescência, inicialmente em função de desafios colocados por alguns dos meus professores, posteriormente por curiosidade e interesse. Decidi dar a este interesse uma dimensão maior após ouvir uma palestra e ler um livro de Bodo Volkmann, professor emérito do Departamento de Matemática da Universidade de Stuttgart, sobre Fé e Verdade - com frequentes referências à ciência - numa tônica que me pareceu adequada também ao assunto mais restrito Fé e Ciência.
*
Minha visão do que é ser cristão e professor universitário foi influenciada por esse contato com Bodo Volkmann, e também pela leitura das memórias do teólogo e filósofo Helmut Thielicke, ex-reitor da Universidade de Tübingen e posteriormente da Universidade de Hamburgo.
*
Postado pelo Prof. Luis Cavalcante - economista, especialista em administração e educaçao, e, mestrando em ciências da religiao da digníssima Universidade Presbiteriana Mackenzie - http://luis-cavalcante.blogspot.com
*
Anônimo disse…
Só Uma pergunta. Se Você não concordava com a direção da escola poquê fez todo seu ensino básico lá, não estudei nem tenho ligação com o Mackenzie, mas é facil criticcar uma instituição mas usufruir dela, como ateia você deveria estudar em uma instituição publica pois como vc sabe o estado é laico, se voc~e estudar em alguma instituição ligada a alguma igreja, ONG, etc. Irá ter sim a exposição de ideais que ela acredita. Voc~e acha errado? A PUC está errada? A Metodista está errada? e por ai vai. Obs: Estudei na Escola Técnica Federal no ensino médio e fiz minha Graduação na USP. Escolas pública e de qualidade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira