Pular para o conteúdo principal

Boa nota de estudante vale mais que cota, decide Justiça

Inscrita na cota de vagas para negros, uma estudante tirou boa pontuação no vestibular de 2007 do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná, mas foi barrada pela direção do estabelecimento que achou que ela é branca.

A jovem argumentou que a sua nota era suficiente para ser aprovada mesmo sem o benefício do sistema de cota.

image Mas a universidade entendeu que a nota dela só valia para a  cota, embora ela não pudesse participar da cota. Ou seja, a Universidade do Paraná está mais envolvida com o sistema de cota do que em atrair bons estudantes para seus cursos.

A vestibulanda recorreu à Justiça e obteve liminar para se matricular. A universidade recorreu, e o caso foi encaminhado ao Tribunal Regional Federal. De novo a moça obteve decisão favorável.

O desembargador Eduardo Thompson Flores Lenz, relator do caso no TRF, disse que o sistema de cotas é uma loteria cujos sorteios dependem de critérios subjetivos. E a universidade vai ter de aceitar na marra, por força judicial, a estudante.

> Universidade da Bahia discrimina estudante branco.
setembro de 2008

Comentários

Anônimo disse…
até hoje não entendi esse negocio de cota.eu acho que todos que passarem no vestibular,tem vaga garantida aonde escolheu.Sendo ele branco ou preto.Afinal todos não temos direitos garantidos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Lula defende Estado laico e critica pastores que usam o púlpito como palanque

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'