Pular para o conteúdo principal

Colégio Mackenzie prega religião em aula de ciência



Os alunos dos três primeiros anos do ensino Fundamental 1 do Colégio Mackenzie recebem nas aulas de ciências a pregação da teoria do criacionismo, a de que Deus criou o mundo e, a sua semelhança, o homem.

Na apostila da coleção Crescer em Sabedoria adotada pela escola não há nenhuma menção a Charles Darwin, o autor da ‘Origens das Espécies”, embora o horário esteja reservado para ensinamentos científicos.

criacionismo
Colégio passa
ideia de que crença
é ciência
Colégio pertence ao Instituto Presbiteriano Mackenzie - zeloso de sua tradição (foi fundado em 1870) e conhecido por seu conservadorismo, é uma entidade confessional. Era de se esperar, portanto, que o criacionismo encontrasse ali abrigo, mas nas aulas de religião, não nas de ciências.

A direção do colégio disse a Marcelo Leite, da Folha, que o Mackenzie não nega o darwinismo (se negasse, seria o fim da picada), mas, alegou, a escola tem como obrigação informar os alunos sobre a versão religiosa da criação do mundo.

Se é assim, e já que em um estabelecimento de ensino tem de haver pluralidade de idéias, seria o caso de saber se, lá, fala-se das ‘Origens das Espécies’ nas aulas de religião.

A apostila do curso é uma tradução de material da Associação Internacional de Escolas Cristãs, entidade com sede no Colorado (EUA). Nela, há afirmações como estas: "Quando Deus formou a Terra, criou primeiro o ambiente. Criou elementos não vivos, como o ar, a água e o solo. Depois, Deus criou os seres vivos para morarem nesse ambiente".

O Mackenzie informou que na próxima edição da apostila haverá menos conceitos religiosos, mas os estudantes só vão tomar conhecimento da teoria de Darwin no Fundamental 2.

O site do colégio informa que a matricula do Fundamental 1 custa R$ 980, o mesmo valor das mensalidades. Há unidade em São Paulo, Barueri (próximo aos condomínios de Alphaville e Tamboré) e em Brasília. Os alunos são mais de mil. 

O jornal informa que só uma dúzia de pais procurou a direção da escola para reclamar da inadequação de expor o criacionismo em aulas de ciência.



'Professor de ciência do Mackenzie defendia, sim, o criacionismo'

Comentários

Eli Vieira disse…
Depois de doutrinar direitinho as crianças no Mackenzie, devem mandar as que querem fazer Biologia na Graduação para aquela tal de UNASP. O que tem de professor criacionista nessa universidade não está no gibi.

Quando é que vão entender nesse país que a laicidade do Estado é para entrar dentro das escolas, especialmente na aula de ciência?

Eli Vieira
Anônimo disse…
Acredito que religião deva ser uma coisa discutida em casa, não sei se a escola acerta em levar isso para a sala de aula, mas....

Aproveitando o comentário, tem um selo pra ti no Curiosando.

Abraços e bom domingo!
Dionatan Tissot disse…
Daniel Correa: Cientistas sérios do mundo inteiro simplesmente negam a possibilidade da teoria do design inteligente, inclusive o próprio cientista cristão Francis Collins. Não existem evidências suficientes para que uma teoria infundada dessas seja ensianada em uma escola. E sim, o criacionismo é religioso sim, se baseia única e exclusivamente na bíblia, qualquer roupagem pseudo-científica é para tentar adquirir um pouco mais de credibilidade, mas isto não é ciência de verdade.

Um abraço a todos.
Gabriel Antunes disse…
Nada contra se ensinar o criacionismo na escola, desde que não seja na aula de ciências. Ou por um acaso vão ensinar o darwinismo na aula de religião?
Anônimo disse…
Se criacionismo é ciência, eu não sei mais o que é ciência!
Unknown disse…
Universidade PRESBITERIANA Mackenzie
Colégio PRESBITERIANO Mackenzie

Visão:

"Ser reconhecida pela sociedade como INSTITUIÇÃO CONFESSIONAL PRESBITERIANA, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas e humanas; caracterizando-se pela busca contínua da excelência em ensino, pesquisa e extensão; primando pela formação integral do ser humano, em AMBIENTE DE FÉ CRISTÃ REFORMADA."
http://www.mackenzie.br/visao.html

Missão:

"Educar o ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, contribuindo para o desenvolvimento do ser e da sociedade, por meio de ensino, pesquisa e extensão, e de atividades culturais, esportivas, sociais e espirituais, em ambiente de fé cristã reformada."
http://www.mackenzie.br/missao.html
Unknown disse…
sou universitário do mackenzie. quem o conhece sabe de toda sua estrutura e sua importância no cenário histórico e educaional do país.
o mackenzie é uma isntituição confessinal. ninguém se matricula sem saber da visão e missão da faculdade/colégio, que são expostos por todo o capus e também pela itnernet. eles usam desse direito, assim como dão o direito ao aluno da liberdade pelo campus. não existe ditadura religiosa la!
enfim. é uma liberdade que temos em nosso pais. uma entidade filantrópica, confessional, presbiteriana de princípios. quem n deseja saber de princípio nenhum tem muitas opções alternativas.
Anônimo disse…
Cada um prega e ensina aquilo em que acredita… Há algo para se refletir: porque é mais fácil acreditar nas teorias de Darwim do que foi escrito na Bíblia?
Iêda disse…
E Deus não poderia ter criado as coisas e permitir que elas evoluam, mudem, transformem? Eu, particularmente, acho que sim...

Abraços,
Iêda
Anônimo disse…
É simplesmente um absurdo. Esse ato deve ser ilegal, afinal você não pode ensinar matemática nas aulas de português, me pergunto se o professor tinha alguma habilitação pra lecionar ciências...
Eu jamais matricularia meu filho numa escola que não cumpre seu papel que é educar meu filho com conhecimento geral, religião é opção individual, há coisas que PRECISAM ser sabidas e coisas que PODE-SE saber...

A escola deveria ter prioridade nas que PRECISAM ser conhecidas...

É uma vergonha, um absurdo, eu processaria!
Anônimo disse…
"Criacionismo nao é baseado na fé, mas sim em teorias cientificas, as quais mostram que por tras da natureza, existe um design inteligente."

Me doeu os olhos ler isso.

Quem foi que disse que essas especulações são CIENTÍFICAS? o PADRE?

Não são científicas, muito pelo contrário, são acientíficas, pois n possuem base científica alguma!

Espero que n repitam mais isso, é preciso saber o que se fala...

É por isso que sou contra esse absurdo nesse colégio, as crianças vão pensar que criacionismo é ciência...
Unknown disse…
"Criacionismo nao é baseado na fé, mas sim em teorias cientificas, as quais mostram que por tras da natureza, existe um design inteligente."

Me doeu os olhos ler isso.²

Q isso meu?
Olha o nivel de inteligência do povo brasileiro, pqp.
Alex Altorfer disse…
Que falta de vergonha! E eu pensava que o Mackenzie fosse uma instituição de qualidade! Lamentável!
Unknown disse…
lamentavel estado laico joga no lixo
Fefo disse…
"Criacionismo nao é baseado na fé, mas sim em teorias cientificas, as quais mostram que por tras da natureza, existe um design inteligente."

Me doeu os olhos ler isso.[3]
Unknown disse…
...Achava que o mack era de qualidade?
Visite o campus São Paulo para conferir, meu amigo. a qualidade no mack é tão garantida que ela pode, sim, adotar os padrões que quiser que não perde alunos.
E pq q as outras instituições ensinam só o evolucionismo? pelo que eu sei são TEORIAS. nada comprovado. é td questão de ponto de vista.
alguns sentiram dor nos olhos pq n acreditam. nd mais justo. injusto é se revoltar por nem td mundo concordar com vc.
Anônimo disse…
Deixemos de ser hipócritas! Basta visitar nossas escolas (públicas e particulares) // Há colégios católicos que em que aluno é obrigado assistir missa e fazer a 1º comunhão, outras, protestantes, o culto aos sábados é matéria obrigatória, o Estado é laico, sim, mas quando foi aprovado o projeto de lei de ensino de religião nas escolas públicas, não ví nenhum religioso discutir o assunto, o que ocorre na verdade são pinceladas de diversas ideologias (que os professores nem sabem do que se trata) e não entra as religiões africanas!. Seria interessante se algum pai destes alunos se pronunciasse. Se um professor de ciências consegue fazer uma intertextualidade entre dois assuntos, porém após concluir com os parâmetros curriculares nacionais, então, tudo o que foi opinado aqui não possui valor nenhum.
Anônimo disse…
Quando vejo críticas severas a uma escola presbiteriana e até alguns declarando sentirem vergonha do credo reformado presbiteriano, lembro que da tradição reformada, surgiram grandes contribuições educacionais para o mundo ocidental. Lembro de universidades como Genebra, Edimburgo, Princeton, Yale, Harvard. E que a Escócia foi a primeira nação a erradicar o analfabetismo.
Aqui no Brasil, o Mack foi pioneiro na adoção de classes mistas onde homens e mulheres puderam ter a mesma oportunidade de aprendizagem (numa época em as mulheres eram discriminadas nas escolas católicas); também teve papel na adoção do ensino de disciplinas empresariais e de educação física. Aliás, o basquetebol – esporte criado por um pastor presbiteriano – foi introduzido no País pelo Mack.
Aliás, por falar em pioneirismo presbiteriano, até a Cruz Vermelha teve por iniciativas de presbiterianos.
Por oportuno, deixo aqui alguns trechos de um trabalho interessante sobre as Academias Presbiterianas Inglesas do séc. 18, apresentado numa universidade federal.
Devemos lembrar que eram de formação presbiteriana cientistas naturais como James Watt, Michael Faraday e John Dalton, dentre outros. Só posso concluir que quem se diz envergonhado de ser presbiteriano, desconhece a história da educação presbiteriana.
Na verdade, o Mack hoje pode até ser criticado por não ser mais fiel ao legítimo espírito presbiteriano. Infelizmente, o que se vê no meio presbiteriano e no anglicano atualmente, são indivíduos “ex-alguma-coisa” e não exatamente presbiterianos ou anglicanos. Há quem se afirma “anglicano” e nunca deixou de ser “ex-presbiteriano” ou ex-outro-credo; ou quem se declara “presbiteriano”, mas nunca deixou de ser “ex-católico” ou “ex-pentecostal” e etc...
Vejamos os trechos abaixo. Claro que ao autor não está isento de críticas, mas me parece uma boa reflexão. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882001000200010.
Anônimo disse…
Toca lavagem cerebral nas criancinhas.
Anônimo disse…
Mais um que não sabe o que é "teoria científica"... É palhaçada o ensino de ciências aqui neste país. Abra qualquer jornal e revista, e você vê mais destaque ser dado a afirmações de astrólogos e numerólogos que a astrônomos e matemáticos. E quando se aponta que o criacionismo é uma balela sem fundamento, vem com esta de que "evolução é uma teoria sem qualquer prova".

É exatamente o contrário: a evolução É TEORIA POR QUE FOI PROVADA, HÁ EVIDÊNCIAS QUE CORROBORAM COM A TEORIA DA EVOLUÇÃO.

Quanto ao criacionisto, SÓ O QUE HÁ É MENTIRAS E MAIS MENTIRAS, EM CIMA DE LENDAS EM MITOS.
Anônimo disse…
Sem querer ser chato nem nada...
estudei do pré-escolar até o final do ensino medio no mackenzie...
mas essa noticia é meio desencontrada... tive darwinismo no colegio e por sinal muito bem explicado.
sou ateu, e acredito na ciencia... e o mackenzie eh sim um colegio com um vies religioso mas nao significa (ou pelo menos na minha epoca significou) que seja fechada as portas de outras visões do mundo..
Anônimo disse…
Não acho que isto devia escandalizar os Senhores!
A maioria das escolas prega a Doutrina naturalista como Ciência!
Anônimo disse…
"a evolução É TEORIA POR QUE FOI PROVADA, HÁ EVIDÊNCIAS QUE CORROBORAM COM A TEORIA DA EVOLUÇÃO"

A Teoria da Evolução já foi Comprovada? Não! nenhuma Teoria Científica JAMAIS o foi! Literalmente não existe ‘Prova’ em Ciência. Uma teoria científica apenas é mais ou menos sustentada pelas evidências, podendo ser porém, refutada, e então descartada. Nesse sentido, o núcleo do evolucionismo, o Neodarwinismo, ou simplesmente Darwinismo, não foi refutado, e tem se mostrado cada vez mais sustentável pelas evidências.
O que existe são estudos e teorias sendo testadas, mas não se pode bater o martelo e dizer que é isso e pronto. Assim como quem acredita na criacionismo (como eu por exemplo), acredita pela fé, ensina e defende, mas não obriga ninguém a aceitar essa teoria, pois é pela fé.
Eu estudei por dois anos em um colégio de freiras... lá eu tive contato com as doutrina católicas. Mas nem por isso deixei de aprender o que um colégio deve ensinar.
O Mackenzie, por ser uma instituição confessional tem por obrigação ensinar a visão de sua denominação sobre a criação/início do mundo. E isso não tem nada de errado... por tanto que ele não deixe de ensinar as outras teorias, evolucionismo, darwinismo, etc.
Para ser franco alguns comentários postados aqui me pareceram tão somente um ataque ao sistema cristão de educação e não a uma preocupação sadia sobre ciência. Vamos tomar cuidado com nossa postura e lembrar que cada um tem sua individualidade. Se você não concorda com o sistema de ensino do mackenzie/cristão, tenho certeza que encontrará muitas outras opções no mercado, mas não denigra aquilo que você não conhece ou não faz parte do que você acredita!
Unknown disse…
Gente... é muito comum que façamos julgamentos baseados em 'notícias' ou comentários... Li acima coisas do tipo 'que pena, pensei que o Mack era bom'...
Inteligente é não julgar. Inteligente é conhecer.
Sou mackenzista (colégio e faculdade). Nunca houve pressão religiosa no meu tempo e hoje, momento em que o Mack exerce mais claramente suas convicções, ainda impera a liberdade e o respeito.
Esse negócios de lavagem cerebral é tão antigo que dói... Nem digam isso (como li acima) para não parecerem ridículos. O mundo mudou...
Anônimo disse…
Sou mackenzista desde bebê...estou na faculdade do Mackenzie agora e vou dizer sinceramente... isso ai é tudo bobagem...

O Mackenzie sempre ensinou todas as teorias de criação! Nunca tive problema nenhum, nunca me precisonaram a ser uma pessoa religiosa...

Tinhamos aula de religião... mas e dai... eu tinha q ler um verso da biblia e fazer uma reflexão ao meu ponto de vista... posso fazer o msm até com um livro de poesia se tiver vontade.

Moral da historia... não ficaria tão preocupado, quando essas crianças tiverem idade pra entender sobre as teorias todas de Darwin elas nem vão lembrar mais das aulas da 1ª a 4ª serie (eu não lembro O_o')

XAU XAU
Anônimo disse…
Senhores, antes de falar de coisas que não se entende, é necessário estudar para não falar bobagem. Por exemplo, o que é teoria? Teoria não é uma lei. Existem evidências. E se tiver, pelo menos uma contradição, ela nunca será uma lei. Assim, todos aqueles que estudaram Medodologia da Pesquisa Científica não deveriam sair por aí falando bobagens. Prestem atenção na natureza ao seu redor e tire um tempo para, sem preconceitos, escutar o que ela diz. E ser cientista não é, e nunca foi, desprezar dados para forçar uma teoria. FALTA MUITA CIÊNCIA PARA OS RELIGIOSOS E MUITA RELIGIÃO PARA OS CIENTISTAS.
Anônimo disse…
Meu total apoio ao colégio mackenzie. As 200 maiores universidades do mundo foram criadas por pastores (Ravard, Princenton...). espero que de lá (Mackenzie) saiam biólogos, diplomatas, professores etc bem preparados e com argumentações que destruam essa mentira!
"ensina a criança no cominho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele" Provérbios 22:6
Anônimo disse…
Quanto ao anônimo, com certeza é um criacionista mas não quer se expor, pois costuma escrever para leigos, que não sabem qual é o conceito de teoria ou fingem não entender, enaltecendo o ensino "cristão" seja lá o que isto signifique.
Curioso que ninguém critica a teoria atômica ou da gravidade, mas quando se mexe na ideia de que somos especiais, ai é apenas uma teoria, que não tem respaldo científico nenhum.
Que a evolução não passa apenas de uma teoria, que não é lei e toda aquela arenga criacionista, sobre a não existênciade de fósseis transacionais; que o olho é perfeito demais para ter evoluido,etc.,etc.
No entanto acreditar num poder que abre mares, para a rotação da Terra, nasce de uma virgem, anda em cima de água e por ai afora, não é mais fantástico do que acreditar na teoria da evolução?
Acreditar numa arca, que conseguiu transportar todos os animais do mundo, não é a coisa mais fantástica do que o evolucionismo?
Ninguém se perguntou como era Adão? Era branco?
possuia umbigo? Com quem Caim se casou, já que eram os únicos filhos de Adão? Ou ouve casamento incestuoso? Tudo isso não é mais fantástico do que o evolucionismo?
Será que o próximo passo no ensino fundamental desta escola não seria mostrar outra visão pluralistade de mundo como a aristotélica, recolocando a Terra no centro do sistema solar?
Anônimo disse…
eu estudo no mackenzie e posso afirmar, nós não aprendemos a teoria de Darwin no Ensino Fundamental, aprendemos no Colegial.Então antes de criar um post, que tal pesquisar mais sobre os fatos?!
Bijos:*
Anônimo disse…
E não há também pressão religiosa ok?
pois na nossas aulas de religião aprendemos ética . hj nao precisamos fica flando soh de Deus nas aulas
Anônimo disse…
Os pais nao irao reclamar, afinal estao matriculando seus filhos em uma escola com orientacao Crista. Sou a favor desse ensino sim. E depois de tudo, basta dar uma olhada na historia da cienca para perceber o quanto verdades consolidadas da ciencia em determinado periodo, no futuro sao completamente refutadas por outra descoberta... logo nao eh algo tao seguro e verdadeiro como muitos pensam!
Anônimo disse…
vo escrever um gibi tambem falando do mundo, veremos se voces acreditam!!!!
Paulo Lopes disse…
Recado à ex-aluna do Mackenzie que escreveu que seu professor de ciência defendia, sim, o criacionismo: abri um post para seus comentários em http://e-paulopes.blogspot.com/2010/02/professor-de-ciencia-no-mackenzie.html
Renata ... disse…
"Criacionismo nao é baseado na fé, mas sim em teorias cientificas, as quais mostram que por tras da natureza, existe um design inteligente."

Me doeu os olhos ler isso.[4]

Será que a equipe pedagógica desta instituição conhece as Diretrizes para ensinos fundamental e médio, produzidas pelo MEC?
Acredito que sim... mas quem tá afim de "mexer" com uma instituição tão tradicional e lucrativa como o Mackenzie?

Infelizmente há professores de ciências que se submetem a trabalhar dessa forma, ou são mercenários e sem princípios éticos ou não sabem mesmo o que é e como se faz ciência.
Anônimo disse…
Bom pessoal, eu particlarmente não acredito na teoria da evolução...desde pequena quando estudei sobre a teoria de Darwin, não entrava na minha cabeça que o homem veio de um macaco!!! E olha a minha família não era nada católica, não íamos a nenhuma igreja... eu nem sabia quem era Jesus Cristo e que havia sido crucificado e ressuscitado ao terceiro dia...
Eu olhava para o céu e pensava: "Gente com tudo isto foi formado??? Como surgiram estas estrelas ??? E mundo todo, tanta diversidade de animais, tantas espécies???" Nada me convencia de que uma explosão foramsse tudo isso , durante milhões de anos se encaixando como um quebra-cabeças...seria esta matéria inteligente?? Se fosse então não seria acaso ??
Pois acaso inteligente não é acaso!! Foi pré programado para algo...
Um dia resolvi ir a igreja católica perto de minha casa...eu já tinha 13 anos e nem fizera o catecismo!!! Frequentei e fui até a primeira comunhão... com foto , certificado e tudo!!!
Então aprendi que Deus criou o mundo...sinceramente para mim foi a explicação mais lógica que me deram... acreditei de cara..
E, quero dizer a vocês:EU CREIO SIM QUE DEUS CRIOU TODAS AS COISAS... TUDO FOI FEITO POR ELE NOS MÍNIMOS DETALHES...QUER VOCÊS ACREDITEM OU NÃO...É UMA OPÇÃO DE VOCÊS... EU CREIO E SOU FELIZ ASSIM...FALO COM DEUS TODOS OS DIAS, LEIO A BÍBLIA TODOS OS DIAS... AMO A SUA PALAVRA... AMO A DEUS QUE ME AMOU PRIMEIRO E ENVIOU SEU ÚNICO FILHO PARA MORRER POR MIM (E POR VC Q TB CRê NELE) PARA ME LIBERTAR DA CONDENAÇÃO DO PECADO...CONHECER A DEUS TRANSFORMOU MINHA VIDA...NÃO TENHO MAIS DÚVIDAS DE ONDE EU VIM E PARA ONDE VOU...NÃO TENHO MEDO DA MORTE...SEI QUE ELE ME LEVARÁ NA HORA DELE... Nada me tira esta certeza, sei q Ele é real... se ainda não é p vc pq nao tenta falar c Ele hj? Fazemos tantas coisas..pq nao tentar...leia um versiculo da Bíblia veja se nao traz paz ao seu coração... Esta é minha experiência, nao fui criada em nenhuma religião, mas no fundo eu sabia q existia alguém q tinha criado o universo e tudo omais e Ele se importa comigo e c vc tb...
Anônimo disse…
Pense sobre o que escrevo agora,antes de opinar a respeito:Independentemente de religião, crença ou teoria científica, etc, você aí que me lê haverá de concluir, por si só, que o universo e tudo o que nele existe e nele acontece é tão harmonioso, inclusive com a vida nele existente, que a única conclusão a se chegar é a da existência, sabe-se lá sob que forma( ou sem forma alguma), de um SER CRIADOR, a que muitos chamam de DEUS. Diante disso, parece insignificante e despiciendo discutir as criaturas, seja sob a ótica do CRIACIONISMO, ou do EVOLUCIONISMO,pois tanto uma quanto outra dependem, necessariamente, do SER CRIADOR. É ou não é!
Anônimo disse…
Vocês que nao creem em Deus nao sabem o que estão perdendo. São pessoas miseráveis, que em sua altivez e arrogância negam a Deus, mas será que na hora de suas mortes ou de algum desespero profundo vao gritar por Darwin ou por DEUS?? PQ ATÉ O ATEU VAI TER QUE SE DOBRAR AO NOME DE JESUS CRISTO!!! QUERENDO OU NÃO QUERENDO VCS SÃO CRIATURAS, NÃO É PQ SÃO ARROGANTES E PREPOTENTES SE LEVANTANDO CONTRA DEUS QUE VÃO ESCAPAR DO JUIZO FINAL E AINDA PELA MISERICÓRDIA DE DEUS PODEM SER AINDA PERDOADOS POR TUDO QUE PENSAM A RESPEITO DO NOSSO CRIADOR E SALVADOR.
Victor disse…
Compro material da mackenzie do 5º ano de Ciencias.
interessados enviar email para victor_alvares@terra.com.br
Anônimo disse…
Se acham ruim porque botam na escola,Não reclamem age , Burros só falam merdas -.- ' Se não querem então não comprem eu comprei e é muito bom,Vocês acreditam do Big Bang ? Que uma explosão criou o macaco que virou ser vivo que cresceu fez filhos ? se fosse assim estaria desse jeito até hoje,Na ciência também tem cientistas Evangélicos,Não lembram do Galileu Galilei que desafiou os católicos e disse que A Terra era redonda e não no formato de uma Pera,como os católicos falaram ? Se acreditam que a Terra é redonda acreditam nele , Então acreditam no Evangélio , Ele que criou o Telescópio,Religião tem tudo haver com Ciências.
Anônimo disse…
Eles tevem o maior trabalho de fazer vários livros,foram vocês que passaram anos e anos Fazendo ? Façam um material certo e pronto , como falam na internet, vocês são muitos 'noobs'
Anônimo disse…
Acho que falar em Jesus, nunca é demais...
Anônimo disse…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
'' são pessoas miseráveis ''
nossa --'' , acho que nunca li tanta merda em toda minha vida . Parabéns , realmente...
Anônimo disse…
Concordo com vc!! Isso aqui parece um ataque ao Cristão...cada um tem o livre arbítrio para acreditar e seguir o que bem entender! Quem não concorda fique quieto e procure outras instituições de ensino que tem muitas por ai! Simples assim!
Anônimo disse…
Não vejo nenhuma irregularidade uma vez que é um colégio cristão.

O colégio é evangélico, se você se propõe a colocar o seu filho em uma escola religiosa, é de se esperar que ele siga as doutrinas da religião. E eu como pai de um aluno do Mackenzie assinei um documento de ciência sobre o fato da escola ser Presbiteriana, acredito que essa reclamação é inconsistente, da mesma forma que eu quando menor estudei em colégio de freiras e me submeti sempre aos ensinamentos católicos pois eu ali estudava.

Se você não quer que isso, coloque o seu filho em um colégio laico e não em escolas como Mackenzie, Batista, Adventista e muitas outras.
Anônimo disse…
Concordo plenamente, todos sabem que se trata de um colégio evangélico, se você não quer esse tipo de ensinamento não deve matricular seu filho em um colégio CONFESSIONAL, de nenhum tipo, nem evangélico, nem católico.
Anônimo disse…
Não vejo nenhuma irregularidade uma vez que é um colégio cristão.

O colégio é evangélico, se você se propõe a colocar o seu filho em uma escola religiosa, é de se esperar que ele siga as doutrinas da religião. E eu como pai de um aluno do Mackenzie assinei um documento de ciência sobre o fato da escola ser Presbiteriana, acredito que essa reclamação é inconsistente, da mesma forma que eu quando menor estudei em colégio de freiras e me submeti sempre aos ensinamentos católicos pois eu ali estudava.

Se você não quer que isso, coloque o seu filho em um colégio laico e não em escolas como Mackenzie, Batista, Adventista e muitas outras.
Anônimo disse…
Acho que as pessoas que estão comentando que o colégio deveria até ser denunciado ao MEC, realmente nem sabe o que dizem ou sequer conhecem o colégio Mackenzie.

Uma instituição CONFESSIONAL (procure no dicionário se necessário), de valores e missão totalmente cristã, cujo ao fazer a matrícula se assina um documento atestando que você está ciente da fé da escola.

Nome da escola: Instituto Presbiteriano Mackenzie

Pra quem não sabe Presbiteriana é uma igreja, assim como o caso do Colégio Batista, Colégio Adventista, e colégios católicos.

Se não quer que seu filho tenha esses conhecimento matricule em uma escola laica e não confessional.
Neném Tião disse…
Mas essa escola não pertence ao estado.
Neném Tião disse…
Mas essa escola não pertence ao estado.
Neném Tião disse…
O negócio é que muitas pessos não acreditam e outras não gostam de Deus nem na Bíblia Sagrada.
É so colocar os filhos para estudarem em outra escola..
Quem matricula deve ser pessoas que acreditam em um Deus criador de todas as coisas...Para isso existem as escolas confessionais.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes