Pular para o conteúdo principal

Supremo derruba lei do Amazonas que obrigava escola a manter exemplar da Bíblia

Por unanimidade, o plenário virtual do STF (Supremo Tribunal Federal) julgou ser inconstitucional a lei do Amazonas que obrigava as escolas estaduais a terem pelo menos um exemplar da Bíblia.

Ao acatar ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) aberta em 2015 pelo Procuradoria-Geral da República, a ministra Cármen Lúcia afirmou que o Estado é laico e, por isso, não pode exigir um livro sagrado de uma religião em detrimento a outros.

"Ao determinar-se a existência de exemplar da Bíblia nas escolas e bibliotecas públicas, institui-se comportamento, em espaço público estatal, de divulgação, estímulo e promoção de conjunto de crenças e dogmas nela presentes. Prejudicam-se outras, configurando-se ofensa ao princípio da laicidade estatal, da liberdade religiosa e da isonomia entre os cidadãos", sentenciou.

"Exige-se também do Estado atuação neutra e independente quanto a todas as religiões por respeito e observância ao pluralismo da sociedade.”

Prosseguiu: "A laicidade estatal visa a proteger o Estado da influência sóciopolítica e religiosa das igrejas, de ideologias baseadas em compreensões específicas da realidade, impondo-se rigorosa separação entre a autoridade secular e a religiosa. Exige-se também do Estado atuação neutra e independente quanto a todas as religiões por respeito e observância ao pluralismo da sociedade".


Comentários

Anônimo disse…
Alguns cristãos brasileiros (leia-se evangélicos) precisam parar de usar a palavra "obriga" e passar a usar o livre arbítrio, tão defendido por Cristo.
Apenas são "cristãos escoceses", "evangélicos escoceses"... E tal "livre arbítrio" (pela lógica religiosa isso existe) "defendida" por Cristo. Sim, apenas mais uma interpretação. Haverá outras contradizendo. Por isso a situação LAICA deve ser ferrenhamente defendida.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos