Pular para o conteúdo principal

Papéis do Mensalão do DEM estavam escondidos em igreja evangélica

do portal Terra

Júnior Brunelli (à direita),
autor da "oração da propina"
A Polícia Civil do Distrito Federal realizou, na manhã desta segunda-feira, mandados de busca e apreensão na Igreja Tabernáculo do Evangelho de Jesus, no Recanto das Almas. A ação é uma continuidade da Operação Hufini, que resultou na prisão do ex-deputado distrital Júnior Brunelli (foto), que ficou conhecido pelo escândalo do Mensalão do DEM e da "oração da propina".

Os agentes da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado apreenderam documentos e computadores escondidos na igreja, após o recebimento de denúncias anônimas. Além da prisão de Brunelli, a primeira parte da operação também prendeu Carlos Antônio Martins Carneiro, o pastor Adilson Wlaufredir de Oliveira e o empresário Sapartacus Issa Savite.

O chamado mensalão do DEM, cujos vídeos foram divulgados no final de 2009, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.

O então governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) aparece em um dos vídeos recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que, na condição de réu em 37 processos, denunciou o esquema por conta da delação premiada. Em sua defesa, Arruda afirmou que os recursos recebidos durante a campanha foram "regularmente registrados e contabilizados". Em meio ao escândalo, ele deixou o Democratas.

As investigações da Operação Caixa de Pandora apontam indícios de que Arruda, assessores, deputados e empresários podem ter cometido os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.

Acusado de tentar subornar o jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Sombra, testemunha do caso, Arruda foi preso preventivamente em fevereiro de 2010, por determinação do Superior Tribunal de Justiça, que ainda o afastou do cargo de governador. Ele ficou preso por dois meses e, neste período, teve o mandato cassado por desfiliação partidária.

O caso aguarda denúncia do Ministério Público Federal e tramita no STJ.

Maioria dos deputados evangélicos responde a processos judiciais.
abril de 2012

Comentários

Anônimo disse…
Evangélicos envolvidos em esquemas de corrupção? Uau, isso é novidade!
Anônimo disse…
Será que existe religião séria?

No Brasil essas igrejas evangélicas viraram máscara para corrupção e quadrilhas criminosas, graças ao nosso governo que nada faz.

Na Itália vemos o escandalo da igreja católica e suas contas bancarias, desvio de dinheiro, envolvimento com a máfia e pedofilia.

Mas ai pergunto, será que a vida seria melhor sem elas?

Eu moro na Alemanha e vejo quanta obra social a igreja Católica faz. Aqui as pessoas tem que pagar impostos pra igrejas, mesmo sem frequentar nenhuma, justamente por causa das obras sociais, mas isso é fiscalizado pelo governo.

Enfim eu odeio religião, mas acho que a sociedade ta numa simbiose com essa praga.
Anônimo disse…
Todos as religiões cristãs tem muito em comum, independente da denominação.

Todos os seguimentos do cristianismo são corruptos, todos se envolvem em lavagem e desvio de dinheiro, envolvimento com mafiosos, traficantes, corrupção, pedofilia,...

Todos os seguimentos cristãos são tudo faria do mesmo saco.

TODOS, SEM EXCEÇÃO.

Seja cristianismo católico, protestante, ortodoxo,... todos estão envolvidos em crimes e escândalos.
Avelino Bego disse…
Alguns Evangélicos metidos em roubalheira?

Ainda bem que existem Edir Macedo, Valdemiro Santiago, Bipa Hernades...
Vânia Gomes disse…
Complementando o que o anonimo das 17:55 disse:

Na verdade o que acontece é que todos esses líderes religiosos( papa, bispos, padres e o escambal) são ateus disfarçados, eles não acreditam no Deus bíblico, porque sabem que não existe. Por isso estão sempre metidos em escândalos. O "temor" que eles pregam é uma mentira, caso contrário eles viveriam sempre na reta, segundo o que pregam. Com tudo, jamais afirmarão isso, pois a religião e a fé são os meios que eles têm para manipular o povão.Eu sempre digo isso e vou repetir um milhão de vez se for preciso, a religião só foi criada pra manipular, escravizar e subjugar a pessoas. Isso acontece desde o primórdios da humanidade, só não sabe que não quer ver. a bíblia demonstra isso escancaradamente. Bem antes do cristianismo ser inventado, isso já existia. Até os povos dos tempos das cavernas acreditam em divindades.
Israel Chaves disse…
Pois é, taí algo que eu nunca poderia esperar.
Qual vai ser a próxima? Padres pedófilos? Huahaua como se isso fosse possível, que absurdo. Essa minha imaginação fértil...
Anônimo disse…
Que moral estes evangelicos tem para falar da vida dos outros, né malafaia?
Anônimo disse…
você faz programa ai na alemanha? sabe, de computador?
Essa é a moral e os bons costumes, pessoal!
Anônimo disse…
"Na verdade o que acontece é que todos esses líderes religiosos( papa, bispos, padres e o escambal) são ateus disfarçados"

Vania Gomes, toma no *CENSURADO*
Anônimo disse…
Ao dizer que papa e cia sao ateus disfarçados ,vc cometeu uma falacia e associou ateismo a malevolencia.
Anônimo disse…
Eu também fui tomado de grande estarrecimento com essa notícia inédita.Nunca tinha lido algo semelhante.Que mundo é esse,heim?
Anônimo disse…
Vânia,perfeito.É exatamente isso que você escreveu.Religião é uma grande farsa para controle das massas(como todo mundo sabe),entretanto seus cabeças(líderes) não acreditam naquilo que eles mesmos preceituam.
Anônimo disse…
Anônimo,ou você é um crenteco troll ou é uma pessoa com sérios problemas de interpretação.A Vânia fez uma ressalva:"Caso contrário eles viveriam sempre na reta, segundo o que pregam".Isso quer dizer que eles não acreditam no que ensinam.Se não acreditam,o que fica caracterizado em suas atitudes sem nenhum "temor" a nenhum deus, são ateus consequentemente,mas ateus sem escrúpulos.
Anônimo disse…
eles padres pastores e o escambal, por exatamente acreditarem no dizem e falam e que depois no fim na logica destes doentes tudo vai ficar bem. Se morrer todos os padres pastores e o escambal eu não estou nem ai vão se fuder e tenho dito.
Vânia Gomes disse…
Anônimo das 20:47
Não me entenda mal.Quando eu disse que o papa e cia são ateus disfarçados, quis apenas dizer que eles não creem na impunidade descrita na bíblia, tipo "lobo em pele de cordeiro" cometem atrocidades como as constatas atualmente, por isso eu disse "ateus disfarçados" e não declarado como nós. Stalin ,por exemplo, repreendia aqueles que manifestassem sua religião, mas, em contra partida mantinha um altar em sua casa e orava a Deus como disse um de seus antigos seguranças, em um documentário.( A propósito tem o video no you tube)E isso leva muitos a pensar que ele é ateu, quando na verdade não o é. As atrocidades que ele cometeu era uma forma de subjugar o povo a seu modo autoritário, na verdade ele se achava um deus, como Hitler também achava.
Não sei se você entendeu, qualquer coisa pode questionar, afinal, estamos aqui pra isso, não é ?
Vânia Gomes disse…
Anônimo das 20:36, realmente, você tem um problema sério de leitura e interpretação. Não saia falando sem antes analisar o que lê, pois falta de interpretação pode gerar um conflito desnecessário.

leia e releia o que o anônimo das 21:32 disse, quem sabe você entenda melhor, pois ele entendeu bem a minha colocação.
No mais, espero que me entenda, qualquer coisa pode perguntar.
Gustavo disse…
Sao EVANGÉLICOS, esperavam o que ?

Esse tipo de gente nao tem moral para impor as suas crenças e supersticoes, muito menos dizer algo a respeito de nossas vidas sociais.
LEGIÃO disse…
Em nome da Fraude, da Corrupção e do Espírito do Engano! Esss pessoas mentem pra si mesmas. Se convencem que fazem o que fazem para combater um inimigo perigoso. Este ser malvado quer tirar seus benefícios, minar sua autoridade e acabar com tudo aquilo que eles levaram a vida toda pra construir. Acham que tem todo o direito de manter seus cargos e suas posições, custe o que custar. Mas o fato é que caem em tentação e não conseguem se livrar deste mal. Amém.
Anônimo disse…
a religiao sobrevive da ignorancia de muitos
Anônimo disse…
Sejamos justos , existem igrejas que são falsas, apenas as outras todas sem exeção e que não prestam.
Felipe... disse…
Não existe corrupção criminosos nas igrejas evangelicas, são tudo trabalhador senhor.


Oh wait.
satanás disse…
uma nova categoria de crente: O LARANJA!! chapéu de otário é marreta!!!! quem nasce pra bigorna só leva martelada.
Luiz Bento disse…
Ateu não é isso não, pelo contrário, o ateu combate essa bandalheira. Essa gente, esse tipo de gente é bandido eles somente acreditam na capacidade que possuem de levar multidões ao delirio e arrecadar dizimos. Ateus não fazem nada disso, ateus abominam a picaretagem, não se beneficiam com arrecadação de dinheiro de especie alguma. Pare pois de misturar alhos com bugalhos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih