Pular para o conteúdo principal

Juiz converte união estável no primeiro casamento civil gay do país

Souza e Moresi
O juiz Fernando Henrique Pinto, da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, no Vale do Paraíba, converteu hoje (27) uma união estável registrada em maio no primeiro casamento civil de homossexuais registrado em cartório, com direito à certidão, que será expedida amanhã.

Para formalizar o casamento entre José Sérgio Souza Moresi e Luiz André Souza Moresi, o juiz tomou como base a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que aprovou a união estável e uma resolução do Conselho de Direitos Humanos da ONU segundo a qual os seres humanos têm os mesmo direitos, sem distinção de orientação sexual.

O casal adotou o sobrenome de cada um dos cônjuge, Souza e Moresi. Eles vivem juntos há 8 aos.

Na sentença, ele também citou o artigo 226 da Constituição Federal que estabelece a família como a base da sociedade e o Estado deve protegê-la.

No dia 17, o juiz juiz Jeronymo Pedro Villas Boas, da 1º Vara da Fazenda Municipal e de Registros de Goiânia (GO), se ateve à Constituição quando afirma que a família é constituída a partir de um homem e uma mulher para anular uma união estável de gays. A sua decisão foi anulada pelo Tribunal de Justiça de Goiás.

Com informação das agências.

junho de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Pela decisão do STF isso não está previsto.Vamos aguardar os desdobramentos.
Daniel Martins disse…
Anônimo 21:55, A constituição diz o seguinte sobre o casamento:
Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.

§ 1º - O casamento é civil e gratuita a celebração.
...
§ 3º - Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.

§ 4º - Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

§ 5º - Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.

Esse é o texto legal.
Primeiramente, esclarecer a mudançaO STF, frente a inoperância do Congresso e diversos outros fatores, reinterpretou a carta magna brasileira, baseado em decisões de outros países que também assinaram a declaração universal dos direitos humanos que designaram que duas pessoas maiores de idade podem emitir consenso legal para união estável(antes podia apenas homem e mulher). Os parágrafos quatro e cinco reforçam a decisão da mudança, visto que homens e mulheres tem direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher(os dois, então, tem todos os direitos e deveres de amparo legal quanto a união estável e casamento, logo quando em consenso, sem discriminação racial, podem se unir estavelmente). O parágrafo 4 reforça que não é preciso pai E mãe para constituir unidade familiar, mãe ou pai divorciados podem constituir família. Juntando isso, o parágrafo 3º não se torna absoluto para interpretação legal.
Bem, essa é só uma interpretação do porque a mudança é válida, quanto ao casamento em si, caso do teu comentário e da pstagem do blog. Como diz o mesmo parágrafo 3º, "devendo a lei facilitar sua conversão em casamento", a ocorrência de uma união estável deve ter amparo legal e facilitação legítima quando convertida em casamento. Então, visto que um casal homossexual é em termos de lei portador do direito de formação de união estável, o casamento é totalmente legítimo.
Se quiser conferir o texto Legal na íntegra, peguei daqui http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm fica no capítulo VII: "Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso"
AlyneS2 disse…
Nhaa, espero que eles sejam felizes^^
Estão bem animados na foto S2
Vou mandar minha coleção de ursinhos carinhosos
( não liguem não, é minha frescura )
Anônimo disse…
E a crentaiada?Vão rogar pragas em ôcês!!
Anônimo disse…
Praga de crente, eu despacho todas no meu ebó. Duvido que UM SÓ tenha coragem de botar o nome completo aqui, pra eu colocar junto com as oferendas pra Exu no meu despacho.
Anônimo disse…
Praga...de crente?
Redundância?

Pleonasmo?

Se crente JÁ É uma praga!kkkkkkkk
Anônimo disse…
Realmente não pode haver praga pior do que crente.
Anônimo disse…
Claro que há...outro crente. Pior ainda que um crente, são dois crentes. Três já é o inferno, por isso o ditado...coisa de três foi o cão que fez. Quer saber a desgraça que é um crente? More vizinho a um crente.
Anônimo disse…
Preconceito leva a preconceito.Se os crentes discriminam e execram os gays ou outros(ateus,agnósticos,por exemplo)a resposta a isso é serem discriminados também em contrapartida.
Anônimo disse…
Sinceramente, não sei qual é o pior. Tive um vizinho ptboy que só acertávamos nosso relógio, pela passagem diária dele com o cão às cinco. Nunca vi esse rapaz com amigo, ou namorada, só o cachorro. Daí se pode avaliar o grau de neurose dele. Tive uma vizinha carismática da renovação católica. Uma louca. Fanática, vivia pedindo dinheiro pra sustentar a tal Canção Nova. Depois veio um carcamano, casado com uma(não se pode dizer, pois é crime) e funcionária da mais antiga das profissões; e agora por último, o pior de todos, que é o crente afobado. O homem é um pé no saco do quarteirão inteiro, os filhos são mal-educados, a mulher é arruaceira, e vivem escutando aqueles gospels horrorosos em volume máximo. Sinceramente, rezo pedindo que o próximo seja um travestis ou um transexuado.
Anônimo disse…
Lutem para que esse país não vire uma crentolândia.
Anônimo disse…
Já ocorreram várias decisões semelhantes em todo país.Que progresso!.Porém,há muito a ser conquistado.E que prevaleça a justiça!
Anônimo disse…
Pergunto uma coisa; Para quê casar? Se eles já tem o direito civil, tá bom demais. Não sei para quê imitar um costume heterosexual.
Jonas potialves@ig.com.br
Izual disse…
Isso é Bizarro ... sinceramente não tem coisa melhor que uma boa mulher :) , esse negocio de homem x homem é muita viadagem
Anônimo disse…
KKKKKK
Anônimo disse…
KKKKKKKKKK
Anônimo disse…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Anônimo disse…
¬¬'' comentário deprimente...
Anônimo disse…
Quem disse que ser chamado de crente é sofre algum tipo de preconceito, pelo contrário é uma honra servir à Deus.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos