Prefeita derruba proibição à festa de Halloween em escolas


Projeto de lei dizia
que a festa é pagã

por Eduardo Banks

A prefeita Vera Costa (PDT), de Guaçuí (ES) [mapa], vetou o projeto de lei 17/2017 que proibia a realização de festas de Halloween nas escolas municipais.

A Câmara dos Vereadores poderia ter derrubado o veto, mas o manteve em sua reunião ordinária de 11 de dezembro de 2017.

De autoria do vereador evangélico Laudinho (Progressistas), o projeto chamava o Halloween de "festa pagã" e que, além disso, não faz parte da tradição cultural brasileira.


O autor do PL se esqueceu que o "avivamento" das igrejas pentecostais e neo-pentecostais veio de Azusa Street, localizada também em território americano, em Los Angeles [mapa], Califórnia.

A OAB-ES estava se preparando para dar entrada no Tribunal de Justiça do Estado a uma ADI (Ação Direita de Inconstitucionalidade), com a argumentação de que o PL impunha censura às escolas.

A propósito, a atriz americana Cassandra Peterson, intérprete de "Elvira", em Mistress of the Dark, disse em uma entrevista que ama o Halloween porque é a única festa nos Estados Unidos totalmente laica, diferentemente do Natal ou do Dia de Ação de Graças.

"É um feriado fantástico", afirmou.


"É o melhor feriado de todos os feriados. Não há nenhuma religião envolvida, você não precisa comprar nenhum presente, você não precisa jantar com seus parentes. É hedonista. É sobre sair, se divertir e fazer coisas que normalmente não faria - vestir-se como uma prostituta ou algo assim."

"'Elvira" é defensora dos direitos dos animais (inclusive é vegetariana) e apoia os os direitos dos LGBT's.

Ela é minha "musa" desde a adolescência. 

Acredito que ateus, humanistas seculares e LGBT's do Brasil deveriam considerar tê-la também como referência e aliada.

Com informações da Câmara de Guaçuí e de outras fontes.




Natal é festa de família para quem não tem fé, diz Karnal