Pular para o conteúdo principal

Biólogos querem pôr micróbios na 'Árvore da Vida' de Darwin



da Agência Lusa

Cientistas da Rutgers University-New Brunswick, nos Estados Unidos, querem incluir os micróbios na “Árvore da Vida” de Charles Darwin (1809-1882).

Em artigo publicado na revista "Tendências em Ecologia e Evolução", esses cientistas propõem uma nova imagem para "Árvore", de modo a incluir outros organismos.

Darwin criou a teoria de que a evolução se dá por seleção natural e sexual. No livro "A origem das espécies" diz que a evolução se dá a partir de um ancestral comum.

Agora, de acordo com pesquisadores citados na revista, os avanços na ciência mostram ser necessária uma abordagem interdisciplinar para classificar a vida, incorporando espécies que dependem umas das outras para sobreviver, como as bactérias que existem nos seres humanos e as dos corais, as algas e as plantas.

"Não devemos classificar as bactérias ou fungos associados a uma espécie de planta em sistemas filogenéticos (árvores da vida) separados porque são uma unidade de trabalho da evolução", disse Debashish Bhattacharya, professor da Universidade de Rutgers.

Acrescentou que o objetivo é transformar uma unidade bidimensional numa que seja multidimensional e inclua interações biológicas entre espécies.

Para ele, uma "Árvore da Vida" tem de ter ramos mostrando como diversas formas de vida, como as bactérias, plantas ou animais estão relacionadas.

Muita da biodiversidade da Terra consiste em micróbios, como as bactérias, vírus ou fungos, e eles muitas vezes interagem com plantas, animais e outros hospedeiros, de forma benéfica ou prejudicial.

Os autores do trabalho propõem uma nova "árvore da vida" que incorpore simbioses, relações de interdependência entre organismos.

Eles pretendem usar métodos computacionais sofisticados para criar uma imagem mais ampla e inclusiva da evolução dos organismos e dos ecossistemas. Porque, dizem, em vez de incluir simbioses a "Árvore da Vida" (de Darwin) baseia-se essencialmente em espécies e linhagens individuais, como se fossem independentes de outros ramos da "Árvore".

Os autores do trabalho acreditam que uma "Árvore da Vida" melhorada pode potenciar impactos transformadores em muitas áreas de ciência, tecnologia e sociedade, incluindo novas abordagens para lidar com questões ambientais, como espécies invasoras, combustíveis alternativos ou agricultura sustentável e saúde.


Envio de correção



Cinco equívocos que se afirma sobre a teoria da evolução


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes