Pular para o conteúdo principal

Jornalista lembra que gastou apenas R$ 418 para ter uma igreja




O jornalista Hélio Schwartsman lembrou em seu espaço na Folha de S.Paulo que em 2009, para escrever uma reportagem, abriu uma igreja gastando apenas R$ 418 e em cinco dias úteis não consecutivos.

Escreveu que fundou a Igreja Heliocêntrica do Sagrado EvangÉlio com a apresentação de “estatutos que traziam um amontoado de delírios entremeados de elucubrações teológicas sem sentido”.

“Como não contrariavam nenhuma disposição do Código Civil, pudemos registrar a nova fé em cartório, tirar um CNPJ de organização religiosa e, com ele, abrir uma conta bancária na qual fizemos aplicações financeiras isentas de imposto.”

Schwartsman mencionou a sua igreja (que já foi fechada) ao comentar a proposta de iniciativa popular para o fim da imunidade tributária das igrejas que se encontra em tramitação no Senado.

Para ele, a existência da imunidade fez sentido na época em que governos criavam impostos para onerar as minorias religiosas.

Mas hoje a situação é diferente: “Pela atual carta não seria possível taxar uma igreja e deixar outra isenta”.

Ainda assim, escreveu, é quase certo que a proposta popular não vai dar em nada.

Arrecadação de dízimo virou negócio

Com informação da Folha de S.Paulo.

Envio de correção.



Imunidade tributária às igrejas nos torna dizimistas involutários

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor