Pular para o conteúdo principal

Informação, tecnologia e ciência ampliam nosso tempo e espaço

por Luiz Felipe Pondé

Ao ver alguém mexendo em sua conta bancária ou falando com a pessoa que ama a 15 mil quilômetros de distância pelo celular, você não lembra, imediatamente, que ali está uma cena, de uma longa história, que marca a vitória de homens e mulheres sobre o tempo e o espaço. A tecnologia, como o ar que respiramos, torna-se quase invisível com o passar do tempo. Só percebemos sua existência quando ela falta. O tempo não foi sempre humano, como muitos pensam.

Com o advento da
modernidade, o tempo
 se tornou humano
Desde a Grécia antiga, berço da filosofia e da ciência, o homem teme a técnica. O fogo, metáfora mais antiga para técnica, ciência e tecnologia, era considerado fora do poder humano. Só podíamos receber o fogo num raio, mas jamais produzi-lo. A suspeita era que com o conhecimento do fogo destruiríamos tudo.

A sombra do medo sempre acompanhou nossa história. De um lado o medo, do outro, a ousadia e a coragem. Se o medo projeta sua sombra sobe nosso uso da técnica, a ousadia e a coragem projetam sua luz sobre este mesmo uso.

O tempo histórico sempre uniu técnica e mito, numa luta entre luz e sombra, castigada ou amada pelos deuses. Neste contexto mítico antigo, o tempo era, pois, obra dos deuses, e determinado por eles.

Com o advento da modernidade, o tempo tornou-se humano. Esse processo é chamado por muitos de “a morte dos deuses”. A modernidade é a aposta na ousadia e na coragem de termos a vida em nossas mãos. E para termos a vida em nossas mãos, precisamos ter o tempo ao alcance de nossos sonhos.

A tecnologia é a grande ferramenta que une tempo, vida e sonhos no mundo contemporâneo. O medo da técnica permanece (sendo mítico, habita o inconsciente coletivo de todos, lugar em que os deuses se esconderam), mas, muito mais associado a uma espécie de controle preventivo de danos, do que a alguma forma sombria de maldição. Não mais medo, mas, sim, cuidado e atenção.

Roubamos o fogo e o tempo da mão dos deuses. Se vencemos o espaço quando amamos a 15 mil quilômetros de distância, a vitória é maior ainda quando o fazemos depois dos 50 anos. Informação, tecnologia e ciência se unem para ampliar nossa experiência de tempo e espaço.

Nosso corpo e nosso espírito se expandem, atravessando o mundo e sua história, deixando sobre ele a marca de uma espécie que combate suas sombras com a ousadia e coragem de fazer luz ali, onde, antes, não havia.

Texto publicado originalmente em página do Banco Itaú.

Envio de correção.

Grupo de discussão no WhatsApp.


O que há do lado de fora do universo em expansão?


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes