Pular para o conteúdo principal

45% dos pentecostais apoiam candidatura de religiosos



Do total dos pentecostais (os evangélicos mais conservadores), 45% apoiam a candidatura de líderes religiosos a cargos políticos.

Evangélicos
querem religiosos
metidos na política
Foi o que apurou pesquisa Datafolha feita nos dias 6 e 7 de dezembro de 2016.

Em relação à pesquisa anterior, realizada nos dias 6 e 7 de junho de 2013, houve avanço de dois pontos percentuais [ver gráfico abaixo].

A taxa de evangélicos não pentecostais que querem pastores metidos em política também é elevada: 43%. Houve aumento de três pontos percentuais.

Em contrapartida, caiu o número de evangélicos que não apoia a candidatura de religiosos. Em igual período, houve queda de 52% para 49%, no caso dos pentecostais, e de 56% para 50% em relação aos demais evangélicos.

Entre os católicos, registrou-se uma leve tendência pela mistura da religião com a política.

No período citado, 26% do total de católicos entrevistados pelo Instituto Datafolha apoiam a candidatura política de religiosos, com aumento de um ponto percentual.

Os espíritas se destacam com 77% deles contrários a esse tipo de candidatura. com o expressivo aumento de dez pontos percentuais. Eles também têm o maior índice de escolaridade e a renda mais robusta.

O crescimento dos percentuais relativos aos evangélicos em prol da mistura de religião com política explica por que as bancadas dos "crentes" em todas as instâncias do Legislativo têm se fortalecido a cada eleição.

Entre outras coisas, isso significa uma grave ameaça ao Estado laico brasileiro, tendo em conta os políticos evangélicos geralmente só agem em prol de sua turma, e não para toda a comunidade.

Percentuais mostram que Estado laico corre perigo

Com informação do Datafolha.

Envio de correção.

Grupo de discussão no WhatsApp.


Congresso não pode ter bancada religiosa, diz procuradora

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes