Pessoas sem religião estão entre as que mais têm escolaridade



texto do Pew Research Center

Pessoas sem uma afiliação religiosa — incluindo ateus, agnósticos e aqueles que descrevem a sua religião como "nada em particular" — estão entre os mais educadas em relação aos principais grupos religiosos do mundo, segundo estudo demográfico feito pelo Pew Research Center.

Tempo de escola dos
sem religião está acima
da média geral
Globalmente, a maioria (92%) dos adultos não afiliados com idade a partir de 25 anos tem pelo menos educação básica, quase sete em cada dez (68%) têm pelo menos ensino secundário e 16% têm graus de pós-secundários.

Em quase todas as regiões do mundo, com exceção da África Subsaariana, a geração mais jovem das mulheres não afiliadas à religião supera a dos homens sem religião quanto à formação pós-secundária.

Isto é especialmente notável na América do Norte, onde 56% das mulheres não afiliadas têm formação superior, contra 45% dos homens na mesma condição.

O destaque fica com os Estados Unidos, onde os sem religião (homens e mulheres) frequentam a escola em média 13,2 anos.


Em seguida vêm Japão (12,5 anos), Rússia (10,7), China (7,5) e Vietnam (7).

A média mais baixa é da África Subsaariana, com 4,6 anos de escola.

A região Ásia-Pacífico é o lar da maioria (76%) da população não afiliada à religião — cerca de 858,5 milhões de pessoas; A maior parte delas (700,7 milhões) vive na China.

Na média global, os sem religião têm 8,8 anos de escolaridade, contra 7,7 anos da média geral apurada pelo estudo para todos os grupos de religiosos.


Envio de correção.

Grupo de discussão no WhatsApp.


Judeus têm a maior escolaridade entre religiosos, mostra estudo