Pular para o conteúdo principal

Livro relata como o deus menor Javé se tornou único e poderoso



O livro "A Invenção do Monoteísmo — deuses feito de palavras", de Sacha Calmon, é leitura obrigatória para entender estas mutações: de deus menor cananeu, Javé passou a ser Deus exclusivo, depois tornado único, até tripartir-se na Trindade cristã, e dominar o Ocidente.

História não
 confirma proezas
da Bíblia 
As religiões de hoje tornam-se incompreensíveis sem o conhecimento dessas reverberações históricas.

A Bíblia é um dos best-sellers mais extensos da literatura mundial. Mas a imensa maioria de seus crentes conhece — se tanto – 2% do que ela encerra.

Quanto à cronologia dos textos, os leitores não fazem a menor ideia, embora cada uma de suas partes refira-se a contextos históricos, econômicos e políticos distintos.

Para a maioria, a Bíblia seria a palavra de Deus, ditada de uma só vez a Moisés, quando na verdade ela foi escrita a centenas de mãos, em épocas diversas, em diferentes idiomas (hebraico, aramaico, grego e latim), e depois vertida para as línguas modernas.

A par disso, existem versões conflitantes: a Bíblia hebraica (Torá) distingue-se da Septuaginta (grega) e da Vulgata (latina), bem como das versões protestantes, católicas e ortodoxas.

Some-se a isso as glosas, supressões, acréscimos e modificações de toda sorte operadas pelos escribas ao longo dos séculos.

Mas a História não confirma suas proezas. Nem as façanhas dos patriarcas, nem a escravidão no Egito (um povo inteiro, por tanto tempo), nem o Êxodo, nem a campanha mágica de Josué — quando, supostamente, a terra de Canaã teria sido conquistada —, dentre outros feitos igualmente espetaculares.

De fato, causa estranheza a ausência de registros extra bíblicos em outras línguas e em livros de História, embora sejam fartamente conhecidas as lutas e conquistas dos persas, caldeus, sumérios, assírios, babilônios, cartagineses, hititas, hindus, gregos, romanos, e das dinastias egípcias, desde 4.000 anos a.C.

Aliás, antes da destruição de Israel e de Judá (c . 700 e 550 a.C.) Javé era belicoso, prometedor, triunfante: anunciava maravilhas. Mas depois das derrotas ele se cala. Torna-se então um Deus ausente, esquivo e misterioso. E as venturas foram adiadas para uma outra vida...

Seriam os deuses feitos de palavras? Leiam o livro.

Envio de correção.

Grupo de discussão no WhatsApp.



Histórias da Bíblia derivam de lendas da Terra de Canaã

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih