Pular para o conteúdo principal

Livro aborda teoria de Pascal de que crer em Deus é vantajoso

da Livraria Folha
resenha

Blaise Pascal (na ilustração abaixo)  — físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês — acreditava que a existência de um Deus cristão traz muito mais vantagens do que não acreditar. O pensamento é resumido no livro "Filosofia" (Publifolha), que apresenta 50 conceitos e teorias fundamentais explicados de forma clara e rápida.

Filósofo disse
que ser crente é

fazer uma aposta
Pascal nasceu em 1623 em Paris e morreu em 1662 na mesma cidade.

Ele contribuiu decisivamente em suas áreas de atuação. O "Teorema de Pascal", por exemplo, foi formulado por ele quando tinha apenas 16 anos.

Ele era um grande jogador e, de acordo com o livro, "desenvolveu uma maneira de determinar o valor monetário de uma aposta com base nas probabilidades". 

Foi com essa lógica que ele afirmava que decidir acreditar ou não em Deus é como uma aposta de jogo.

"Se Deus existe, a consequência de acreditar nele é a felicidade eterna, ao passo que o inferno aguarda pelos ateus e agnósticos. Por outro lado, se Deus não existe, a consequência de acreditar nele é, na pior das hipóteses, viver uma vida correta e religiosa, ao passo que a consequência de não acreditar nele é continuar levando a vida da mesma forma", explica o livro. 

Assim, a melhor aposta, nesse caso, é acreditar.

Envio de correção.

Grupo de discussão no WhatsApp.


Ciência descarta a 'hipótese Deus', afirma filósofo italiano

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes