Pular para o conteúdo principal

Ateus se destacam entre os pensadores mais influentes


Descrentes estão em várias posições
em ranking mundial de 200 nomes
Apesar de os descrentes serem uma minoria, o biólogo britânico evolucionista e militante ateu Richard Dawkins (na foto abaixo) aparece em quarto lugar no ranking dos líderes mais influentes do mundo levantado pelo GDI (Gottlieb Duttweiler Institute).

Dawkins
aparece em
4º lugar
No quinto lugar está o filantropo americano Bill Gates, outro descrente, embora não tenha saído totalmente do armário.

Nos dez primeiras posições da edição de 2016 do Global Thought Leader há três religiosos bem colocados: papa Francisco (1º lugar), Dalai Lama (2º) e papa Bento 16 (5º).

Com base na apuração, o instituto chamou a atenção para a importância que a religião tem nos atuais dias, da perspectiva a favor e a da contra.

Os pensadores pesquisados foram mais de 200.

Além de Dawkins e Gates, há outros ateus, que perpassam toda a lista, ainda que poucos deles sejam ativistas da descrença.

Nos primeiros 50 lugares, estão, por exemplo, o romancista turco Orhan Pamuk (12º lugar), o filósofo alemão Jürgen Habermas (14º), o físico britânico Stephen Hawking (15º), o escritor britânico indiano Salman Rushdie (19º), o filósofo americano Daniel Dennett (22º), o físico britânico Peter Higgs (23º) e o filósofo australiano Peter Singer (37º).

Há ainda o escritor checo Milan Kundera (56º), o astrofísico americano Neil de Grasse Tyson (60º), a ativista somalina Ayaan Hirsi (62º) e o artista brasileiro Caetano Veloso (70º).

O ranking foi montado a partir do rastreamento da internet por um algoritmo que prioriza personalidade cuja influência se deve a seu pensamento, e não ao seu prestígio político.

Assim, líderes como a chanceler alemã Angela Merkel não consta do ranking.

Além de páginas em inglês, desta vez o algoritmo do GDI examinou páginas virtuais em árabe, alemão, espanhol e mandarim.

Com informação e ilustração do GDI.

Envio de correção.

Grupo de discussão no WhatsApp.


Karnal entra na lista dos ateus brasileiros famosos


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes