Stephen Hawking fala sobre a expansão do universo no Vaticano

'Não faz sentido
 perguntar o que havia
 antes do Big Bang'

do Religión Digital

O cientista britânico Stephen Hawking (foto) falou, no sábado (26), no Vaticano, sobre a expansão do Universo e afirmou que perguntar sobre “o que havia antes do Big Bang” não faz sentido, pois “é como perguntar o que há mais ao sul do Polo Sul”.

Hawking fez estas reflexões durante o encontro “Ciência e sustentabilidade. Impactos do conhecimento científico e da tecnologia na sociedade humana e seu ambiente”, organizado pela Pontifícia Academia das Ciências e que vai até o dia 29 de novembro na Casina Pio IV do Vaticano.

Durante a sua intervenção de cerca de 20 minutos, Hawking considerou que “a descoberta da expansão do Universo” foi uma das descobertas “intelectuais mais importantes” dos últimos tempos.

Além disso, fez uma analogia entre ciência e economia para explicar que “ao contrário da inflação nos preços, a inflação no Universo é algo bom”.

O astrofísico britânico também aproveitou a ocasião para recordar que em uma conferência que fez no Vaticano em 1981 já disse que “o tempo e o espaço (...) não têm limite ou idade”.

Em outro momento de sua conferência, apontou que pode haver “dúvidas sobre uma ideia amplamente aceita” em relação a se “a inflação eterna dá nascimento a um Universo infinitamente grande que contém uma grande variedade de grupos diferentes de universos”.

“Ao invés disso – disse –, o fim da inflação eterna é razoavelmente suave, levando a um Universo muito mais simples que é globalmente finito. Isto implicaria uma significante redução do multiverso a um grupo muito menor de universos”, disse.

Com tradução de  André Langer para IHU Online.

Com informação das agências.

Cientista brilhante, Stephen Hawking morre aos 76 anos

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos