Pular para o conteúdo principal

Juiz manda Gospel + deletar texto que mente sobre ateu



O juiz Roberto Pivanti, de Itaperuna (RJ), determinou ao Gospel + que delete o texto que copiou (sem dar crédito) do site Paulopes, alterando-o com uma mentira para prejudicar o escritor e ateu militante Eduardo Banks.

Site adulterou texto
 que copiou de Paulopes
para denegrir Banks
Trata-se do texto MP-RJ pede anulação de lei que obriga escolas a terem Bíblia, de 6 de janeiro de 2015. O MP tinha sido movido por uma representação de Banks.

Renato Cavallera, que assinou o texto como fosse dele, sem ouvir o “outro lado”, o ateu, acrescentou que Banks era autor de uma proposta de alteração da Lei Áurea.

Em ação de responsabilidade civil por danos morais, com pedido de uma decisão cautelar, o ateu militante argumentou que o Gospel + “extraiu a observação feita pelo autor [da ação, Banks] perante o jornalista Paulo Roberto Lopes de que a Lei da Bíblia não respeita a separação entre Estado e Igreja, para, em seu lugar, incluir a afirmação, completamente inverídica, de que o autor teria apresentado um pedido para indenizar descendentes de antigos escravocratas".

Pivanti deu ao site evangélico a opção de manter o texto, desde que retire o trecho calunioso. Se não o fizer, pagará multa diária, até o total de R$ 2.000.

Banks é autor de várias iniciativas judiciais em defesa do Estado laico brasileiro. Tem obtido êxito em vários casos, incluindo o da lei que obrigava as escolas públicas e privadas do Rio a terem um exemplar da Bíblia.

Em contrapartida, ele tem sido alvo na internet de uma campanha de descrédito, sustentada principalmente por evangélicos fundamentalistas.

Com informação da ação de Banks e de outras fontes e ilustração de Attilio Mussino (1878-1954) para Avventure di Pinocchio, de Carlo Collodi, edição R. Bemporad e figlio, de 1911.



Site Gospel Mais copia texto de Paulopes sem dar crédito


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes