Pular para o conteúdo principal

CNPq gasta R$ 400 mil com a pseudociência da homeopatia


por Carlos Orsini

CNPq, que alega não ter dinheiro nem para pagar mirradas bolsas a estudantes de iniciação científica, encontrou R$ 400 mil para investir em pesquisa sobre homeopatia.

Se fosse pesquisa sobre a eficácia da homeopatia poderia ser algo de interesse científico, ainda que meio redundante (a revista Lancet, por exemplo, deu a questão como fechada 11 anos atrás), algo intelectualmente estimulante como uma nova prova de que a Terra gira em torno do Sol ou uma nova demonstração do Teorema de Pitágoras. Mas não é disso que se trata.

De fato, o edital promete dinheiro para o trabalho de caracterização de matérias-primas e preparados homeopáticos. A caracterização dos insumos tem alguma semelhança com pesquisa científica de verdade, mas as "formas homeopáticas derivadas" citadas do edital são, suponho, vidrinhos contendo água, que esteve em contato com água, que esteve em contato com água, que esteve em contato com uma molécula de alguma coisa uma centena de iterações atrás. É a análise da potência medicinal da pura água destilada.

O edital inteiro — com suas exigências de testes estatísticos, validações múltiplas, condições analíticas, cálculos — é um exemplo magistral de "cargo cult science" ou de "tooth fairy science": aquele momento em que a forma e as ferramentas da ciência (jalecos, equipamentos, planilhas, títulos acadêmicos) tornam-se mais importante que a substância do empreendimento científico, que é a busca da verdade sobre a natureza.

Seria fascinante, de um ponto de vista antropológico, se não fosse com o dinheiro público que, segundo se diz por aí, anda tão escasso.

Esse texto foi publicado originalmente no site de Carlos Orsini, que é autor d' O Livro da Astrologia, As Dez Torres de Sangue - Kindle Edition , entre outros livros. O título acima é do site Paulopes.

Estudo comprova que poder de cura da homeopatia é nulo


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas