Pular para o conteúdo principal

Bélgica e Holanda estão na vanguarda da eutanásia

Igrejas não aceitam a "doce morte"
por Luigi Offeddu
para  Corriere della Sera

Duas coisas, no costume, parecem unir a Bélgica e a Holanda: o fato de terem sido, até 40-50 anos atrás, dois dos países da Europa onde a religião ou as confissões religiosas em geral mais importaram; e o fato de terem se tornado os dois exemplos máximos de secularização, com centenas de igrejas católicas ou protestantes cada vez mais vazias.

Importa ou não importa, tem algo a ver ou não o fato de que esses mesmos países atravessaram por primeiro e mais a fundo, na Europa, as fronteiras da eutanásia? Aquela secularização foi uma causa contribuinte, uma consequência, um fenômeno correlacionado?

Periodicamente, todas as vezes em que, como nestas horas, explode o debate sobre a doce morte, há quem defenda que sim e outros que não. No fim, a questão continua irresolvida, mas, enquanto isso, os fatos e os números falam: quer a eutanásia seja uma conquista das liberdades civis ou um crime intolerável, a Bélgica e a Holanda já fizeram dela uma etapa da própria história e levantam perguntas para o resto do mundo.

A Holanda, com o seu povo que – católico ou protestante – foi, durante séculos, um dos mais religiosos da Europa, para melhor ou para pior, com uma história dominada por revoltas, guerras, profundas reformas quase todas marcadas por um confissão religiosa.

Hoje, Haia ainda conserva o limite dos 12 anos de idade para a prática da "doce morte", mas, para o restante, mantém, embora com algumas variações, a mesma base legal de Bruxelas: a presença de "insuportáveis sofrimentos físicos ou psicológicos", contanto que suportados por um "pedido voluntário, ponderado, reiterado" e certificados por um médico.

"É novo espaço
de liberdade
que se abre"
"Esse é um novo espaço de liberdade adicional que se abre, para todos", disse o primeiro-ministro belga da época, Elio Di Rupo, quando a "doce morte" foi legalizada nos seus aspectos mais extremos. "Mas, certamente, ninguém será obrigado a aplicá-lo. Eu entendo muito bem a delicadeza do assunto, a hesitação, a questão da consciência que se escancara sobre questões tão delicadas, que dizem respeito às crianças doentes. Mas repito: é um espaço de mais liberdade." Uma liberdade de que também se valeu, quase com orgulho e tornando-se um símbolo, Hugo Claus, considerado o maior escritor belga das últimas décadas.

Se, na política e nos códigos, a eutanásia encontrou, tanto na Bélgica quanto na Holanda, uma colocação já (quase) consolidada, na vida real, certamente não foi assim. Em Bruxelas, bispos católicos, rabinos judeus e imãs muçulmanos frequentemente se encontraram para protestar contra a lei.

Na Holanda, em 2014, Els Borst, ex-ministra da Saúde e vice-primeira-ministra, pagou com a vida, aos 81 anos, o fato de ser sempre considerada a "mãe" da lei sobre a eutanásia. "Eu a puni pelo seu crime", disse o homem que a esfaqueou.

Com de tradução de Moisés Sbardelotto.para IHU Online.

Bélgica submete pela primeira vez uma criança à eutanásia 

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas