Pular para o conteúdo principal

Órgão do MEC é usado para orações e celebração de missa

Objetivo da Capes é avaliar pós-graduação,
mas ela não sabe que o Estado é laico

do Painel Acadêmico

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sediou um encontro inusitado em Brasília. Das 12h30 às 13h30 de quarta-feira (27/7), o auditório do 1º subsolo do prédio da instituição, que pertence ao MEC e é responsável pela avaliação continua dos programas de pós-graduação no Brasil, foi palco de um evento ecumênico.

Missa foi completa
porque teve padre,
cálice e hóstia
Pesquisadores tiraram fotos que comprovam que aquelas atividades são um desvio da função da entidade,

Um panfleto, com dados sobre o horário e local da “reunião especial”, convidava servidores e colaboradores para participar do “Grupo de Oração”

Não havia, nas orientações, nenhuma especificação da religião dos organizadores ou dos participantes do encontro.

 As imagens, no entanto, indicam que se tratou de uma missa católica. Atrás de uma espécie de púlpito com um crucifixo e ao lado de uma imagem de Jesus Cristo, um homem caracterizado de padre comandava a reunião.

Em uma das fotografias, o padre parece segurar um cálice e uma hóstia em frente a um fiel, prática litúrgica própria das igrejas católicas.

Outra foto revela ainda que a prática pode ter se tornado recorrente no local. Ainda na quarta-feira (27/7), um panfleto apontava que um novo evento seria realizado no mesmo auditório na quinta-feira (28/7). Neste anúncio, o encontro foi caracterizado, de fato, como uma missa, que seria celebrada pelo “Padre Sérgio”, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, localizada na Vila Planalto, em Brasília.

De acordo com o artigo 19 da Constituição Federal, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios estabelecer cultos religiosos ou manter com eles, e seus representantes, relações de dependência ou aliança.

A Capes é uma fundação pública vinculada ao MEC (Ministério da Educação), e tem como principal função a expansão e fiscalização da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Além de financiar com bolsas de estudo projetos de pesquisa no país e no exterior, a entidade tem a responsabilidade de realizar avaliações trienais dos programas brasileiros de pós.

Secretária de Direitos Humanos diz que defenderá o Estado laico


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová