Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

domingo, 10 de julho de 2016

5º Encontro Nacional de Ateus homenageia Alan Turing

O 5º ENA (Encontro Nacional de Ateus) está homenageando Alan Turing (1912-1954), o cientista britânico que é o pai da computação moderna.

Evento foi planejado
 para que haja interação
 entre os participantes
O encontro começou no dia 8 de julho e termina no dia 12 de agosto, com um Sarateu. Ele está sendo realizado na Ufac (Universidade Federal do Acre), em Rio Branco, pela Associação de Ateus e Agnósticos do Acre e com o apoio da escola.

Embora fosse genial, Turing sofreu perseguição por ser homossexual e ateu. Ele se suicidou.

A homenagem a Turing faz parte do objetivo do encontro, que é debater os preconceitos que os ateus sofrem no Brasil, um país no qual a laicidade de Estado é menosprezada por episódios quase diários.

O próprio ENA tem sido atingido pela intolerância religiosa porque todos os anos os seus cartazes de divulgação são arrancados dos murais da universidade.

A programação do encontro deste ano inclui palestras, debates, exposições cinematográficas e apresentação de música e de teatro.

Felipe Zanon, um dos organizadores do ENA, disse que nas edições anteriores o foco principal eram as palestras, mas este ano há outras atividades, de modo que as pessoas se relacionem em si.

Disse que, como os ateus são uma minoria, é importante que haja essa interação.

Zanon afirmou também que quem participar do encontro vai “perceber que nós não queremos acabar com a religião e que respeitamos a diversidade de pensamentos”.



Com informação da organização do ENA.






Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...